Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.
Assim, de acordo com as características, a pele posse ser classificada em normal, seca, oleosa, mista, sensível, resistente e/ ou pigmentada.
O tipo de pele é influenciado por fatores genéticos, ambientais e estilo de vida e, por isso, mudando alguns comportamentos é possível melhorar a saúde da pele, tornando-a mais hidratada, nutrida, luminosa e com uma aparência mais jovem. Para isso, é importante conhecer bem o tipo de pele, de forma a tomar melhores decisões quanto à escolha dos cuidados diários.
Tipos de pele
A pele pode ser classificada em alguns tipos de pele de acordo com as suas características em:
- Pele normal, que é aquela que não apresenta aspecto oleoso nem seco, tem brilho moderado, é luminosa, rosada, e é normalmente suave e firme ao tato, sem imperfeições. Os poros são geralmente imperceptíveis a olho nu e geralmente não apresenta espinhas;
- Pele seca, que pode ser caracterizada pela sensação de que a pele está repuxando após o contato com a água, além de poder descamar com mais facilidade e não ter brilho;
- Pele oleosa, em que é verificada maior produção de sebo, podendo ser notados poros mais dilatados e formação de acne com mais frequência;
- Pele mista, em que podem ser notadas áreas no rosto de maior oleosidade, como na testa, nariz e queixo, e mais secas, como nas bochechas;
- Pele sensível, que é aquela que pode sofrer mais facilmente de problemas como acne, rosácea, queimação e reações alérgicas, ficando vermelha com mais frequência, além de ter maior tendência para descamação;
- Pele resistente, que possui um estrato córneo saudável, protegendo a pele contra alérgenos e outros irritantes, além de protegê-la também da perda de água;
- Pele pigmentada, que é caracterizada pela presença de sinais e manchas na pele.
Ao longo do tempo, o tipo de pele pode alterar, isso porque pode sofrer influência da exposição ao sol, estresse, alimentação e clima.
Assim, é importante que os cuidados diários sejam ajustados para manter a pele sempre bem hidratada e firme.
Leia também: 9 principais causas de manchas de pele (e como tirar) tuasaude.com/como-identificar-e-tratar-as-manchas-na-peleComo saber o tipo de pele
Para saber o tipo de pele, é importante que a pessoa esteja sem maquiagem ou qualquer produto cosmético no rosto, além de ser também recomendado que a avaliação seja feita em um ambiente com luz direta e sem sombras.
Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração ao avaliar a pele são:
- Textura da pele;
- Elasticidade;
- Presença de poros dilatados;
- Vermelhidão na pele;
- Áreas no rosto com mais oleosidade;
- Presença de acne;
- Áreas com descamação;
- Presença de manchas na pele.
O tipo de pele deve ser confirmado pelo dermatologista ou profissional da área de estética devidamente capacitado a partir da avaliação das características e testes específicos que podem ser realizados.
Teste online do tipo de pele
Para saber o seu tipo de pele, insira suas características na calculadora a seguir:
O teste de online para saber o tipo de pele é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com dermatologista.
Como cuidar de cada tipo de pele
Os cuidados com a pele podem variar de acordo com o tipo, já que existem sabonetes, protetores solar, cremes e maquiagens específicos para cada tipo de pele e que ajudam a manter a pele hidratada e diminuir ou controlar a oleosidade da pele.
1. Pele normal
Para cuidar da pele normal deve-se utilizar diariamente sabonetes neutros e cremes hidratantes sem óleo.
Além disso, deve-se usar protetor solar diariamente nas zonas visíveis do corpo, como rosto e mãos, por exemplo.
2. Pele oleosa
Para cuidar da pele oleosa é importante aplicar loções de limpeza neutras à base de extratos vegetais de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, por exemplo, pois têm propriedades que ajudam a diminuir a inflamação da pele, controlando a oleosidade.
As pessoas com pele oleosa devem evitar usar maquiagem pois, leva ao entupimento dos orifícios da pele e favorece a formação de cravos.
Além disso, como a pele oleosa pode acontecer devido à exposição excessiva ao sol, estresse ou ser consequência de uma alimentação rica em gordura, é recomendado usar protetor solar diariamente e ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, assim é possível controlar a oleosidade da pele.
Leia também: 11 hidratantes para pele oleosa (e como escolher) tuasaude.com/hidratante-para-pele-oleosa3. Pele seca
Para cuidar da pele seca deve-se usar cremes hidratantes ou óleos vegetais, como Aloe vera ou camomila, por exemplo, adicionando óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva para hidratar a pele de forma eficaz.
Além disso, deve-se usar produtos sem álcool, pois o álcool resseca ainda mais a pele, tornando-a áspera.
Como a pele seca também pode acontecer devido ao frio excessivo ou banhos demorados com água muito quente, é importante hidratar bem a pele e a proteger do frio e vento excessivo, além de tomar banhos com água mais morna ou fria, assim é possível evitar o ressecamento da pele.
4. Pele mista
A pele mista, é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, sendo observada oleosidade na "zona T", que corresponde ao queixo, nariz e testa, e maior ressecamento ao redor da boca, bochechas e olhos.
Nestes casos deve-se usar loções de limpeza na região mais oleosa e cremes hidratantes na restante área.
5. Pele sensível
Caso seja confirmado que a pessoa tem a pele mais sensível, é recomendado usar produtos cosméticos hipoalergênicos e que possuem propriedades calmantes e anti-inflamatória como produtos com camomila, Aloe vera e niacinamida, por exemplo.
6. Pele pigmentada
No caso da pele pigmentada, é importante seguir as recomendações do dermatologista para evitar que as manchas e/ ou sinais fiquem mais escuras ao longo do tempo.
Para isso, é normalmente recomendado o uso de cremes clareadores e protetor solar, que deve ser aplicado diariamente, mesmo que a pessoa não se exponha diretamente ao sol.
Leia também: Como clarear a pele: tratamentos, com opções caseiras, e cuidados tuasaude.com/como-clarear-a-pele