Depressão ou tristeza: como diferenciar (com teste online)

A principal diferença entre a tristeza e a depressão é a intensidade dos sintomas e sua duração, já que a tristeza é um sentimento passageiro, enquanto a depressão provoca tristeza profunda, persistente e desproporcionada.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

A tristeza é um sentimento natural que pode acontecer devido a perda de uma pessoa querida ou término de uma relação pessoal. Por outro lado, a depressão leva a uma perda de interesse em atividades que antes gostava, sendo necessária atenção médica especializada do psiquiatra e/ou psicólogo.

Conhecer as principais diferenças entre essas duas condições é importante, já que, nos casos graves e/ou que não recebem tratamento, a depressão pode levar a complicações, como o suicídio. Saiba identificar o comportamento suicida.

Imagem ilustrativa número 1

Como saber se é tristeza ou depressão

Apesar de possuírem sintomas semelhantes, a depressão e a tristeza apresentam alguma diferenças que devem ser levadas em consideração para uma melhor identificação da situação:

Tristeza Depressão

É um sentimento natural

É um transtorno psicológico persistente
É passageiro e diminui a medida que o tempo passa, o que pode acontecer em algumas horas ou dias Dura a maior parte do dia e quase todos os dias por pelo menos 14 dias
É inevitável sentir tristeza diante de algumas situações Há perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas
Provoca sintomas como vontade de chorar, sentimento de impotência, desilusão e angústia Leva a sintomas como dificuldade para se concentrar, pensamentos negativos e, em casos mais graves, pode levar ao suicídio
É um sintoma de depressão A tristeza faz parte da depressão, além de outros sintomas
Há um motivo específico Em alguns casos não é possível identificar a causa que leva à depressão

É importante que os termos tristeza e depressão não sejam confundidos, pois são situações com características diferentes que vão desde a sua origem até seu tratamento.

Além disso, é importante levar em consideração que a tristeza pode ser sentida em várias intensidade e durar mais tempo em algumas pessoas.

No entanto, em nenhum dos casos, a tristeza chega a interferir gravemente a relação na escola, trabalho ou com amigos, além de não ser necessário tratamento.

Teste online de depressão

Se acha que realmente pode estar com depressão, faça o teste a seguir e veja qual o seu risco:

  1. 1. Sinto que gosto de fazer as mesmas coisas de antes
  2. 2. Dou risadas espontaneamente e me divirto com coisas engraçadas
  3. 3. Existem momentos durante o dia em que me sinto alegre
  4. 4. Sinto que tenho um pensamento rápido
  5. 5. Gosto de cuidar da minha aparência
  6. 6. Me sinto animado com coisas boas que estão por vir
  7. 7. Sinto prazer quando assisto um programa na televisão ou leio um livro

O teste online de depressão é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com psiquiatra ou psicólogo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da depressão é feito pelo psiquiatra ou psicólogo por meio de uma entrevista clínica e testes psicológicos que avaliam o comportamento da pessoa, além de sinais e sintomas apresentados.

Marque uma consulta com o psiquiatra na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Dessa forma, é possível que o terapeuta indique o uso de antidepressivos e/ou sessões de psicoterapia.

Tratamento da depressão

Apesar de não ser necessário tratamento para tristeza, é interessante que a pessoa converse com o psicólogo para desenvolver estratégias que o ajudem a enfrentar as situações que provocam esse sentimento.

O tratamento para depressão é feito com o uso de medicamentos antidepressivos recomendados pelo psiquiatra e a realização de sessões de psicoterapia, geralmente, feitas semanalmente com um psicólogo.

Nos casos graves ou que não é notada melhoria, deve-se considerar usar o medicamento para a vida inteira, sem maiores complicações devido ao uso prolongado. Conheça mais sobre os antidepressivos.