Na maioria das vezes, os nódulos na mama não são sinal de câncer, sendo apenas uma alteração benigna que não coloca a vida em risco. No entanto, para confirmar se um nódulo é benigno ou maligno a melhor forma é fazer uma biópsia, que consiste em retirar um pedaço do nódulo para ser avaliado em laboratório, de forma a identificar se existem células cancerígenas.
Este tipo de exame pode ser pedido pelo mastologista e, normalmente, é feito assim que surgem alterações na mamografia que podem indicar câncer de mama.
No entanto, através do autoexame da mama, a mulher também pode identificar algumas características que podem levá-la a desconfiar de um nódulo maligno. No entanto, nesses casos, é igualmente recomendado ir ao mastologista para fazer os exames necessários e confirmar se realmente existe risco de câncer.
Características de nódulo maligno
Embora não seja uma forma precisa de identificar um nódulo maligno, a palpação da mama pode ajudar a identificar características de câncer, que incluem:
- Caroço irregular no seio;
- Caroço duro como uma pequena pedra;
- Alterações na pele da mama, como aumento da espessura ou alteração da cor;
- Um seio parece muito maior que o outro.
Nestes casos, deve-se ir ao mastologista para fazer uma mamografia e, se necessário, fazer uma biópsia, de forma a confirmar se de fato se tratar de um nódulo maligno e iniciar o tratamento adequado.
Já a dor na mama, não significa que o nódulo é maligno, estando mais facilmente relacionada com alterações hormonais, embora existam casos em que a mulher pode sentir dor quando o câncer está muito avançado. Saiba mais sobre os sinais a que deve estar atenta durante o autoexame da mama.
Assista ainda ao vídeo seguinte e veja como fazer corretamente o autoexame:
Como fazer o AUTOEXAME DA MAMA
04:12 | 166.896 visualizaçõesComo tratar o nódulo
Quando existe um nódulo, mas o médico acha que não existem sinais de malignidade na mamografia, o tratamento pode ser feito apenas com mamografias regulares a cada 6 meses, para avaliar se o nódulo está crescendo. Se estiver crescendo, existe um maior risco de ser maligno e, aí, pode ser pedida uma biópsia.
No entanto, se a malignidade for confirmada com a biópsia, é iniciado o tratamento contra o câncer de mama que varia de acordo com o grau de desenvolvimento, mas que pode incluir cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, para eliminar as células cancerígenas.
Leia também: 14 tratamentos para câncer de mama (e chance de cura) tuasaude.com/tratamento-cancer-de-mama