A pedra no rim pode ser identificada inicialmente através dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, como crises de dor nas costas, abdome ou virilha que podem ser intensas, prejudicando a realização das tarefas diárias, e acompanhadas de outros sintomas como náusea, vômito e dor para urinar.
Além disso, para confirmar a pedra, o clínico geral ou urologista pode recomendar a realização de exames que ajudam a identificar a localização da pedra, quantidade e tamanho, como ultrassom ou tomografia computadorizada, por exemplo.
A pedra no rim é mais comum de formar em pessoas que ingerem pouca água ou em caso de doenças como obesidade e hipertensão. Conheça outras causas de pedra nos rins.
Principais sintomas
Os principais sintomas de pedra no rim são:
- Dor em cólica no abdome, nas costas ou virilha;
- Náusea;
- Vômitos;
- Sangue na urina;
- Dor para urinar.
Normalmente, a dor surge de forma repentina e pode ser intensa ao ponto de prejudicar na realização das tarefas diárias. Além disso, em alguns casos, pode também haver febre e calafrios. Conheça outros sintomas de pedra nos rins.
Teste online de sintomas de pedra no rim
Se acha que pode estar com uma crise de pedra nos rins, selecione os seus sintomas, para saber quais as suas chances:
Exames para detectar pedra nos rins
Além de identificar os sintomas, para confirmar o diagnóstico pode ser indicado pelo clínico geral ou urologista um ou mais dos exames mostrados a seguir:
1. Exame de sangue
É utilizado para avaliar se os rins estão funcionando corretamente a partir de parâmetros como ácido úrico, cálcio, ureia e creatinina. Valores alterados dessas substâncias podem indicar problemas nos rins ou em outros órgãos do corpo, e a causa das alterações deve ser avaliada pelo médico.
Leia também: Como ler o resultado do exame de sangue tuasaude.com/como-entender-o-exame-de-sangue2. Teste de urina
O exame de urina pode ser indicado para avaliar se o corpo está eliminando muitas substâncias que favorecem a formação de pedras, se existem microrganismos causando infecções ou se existe a presença de pequenos pedaços de pedras.
Leia também: Exame de urina (EAS): para que serve, preparo e resultados tuasaude.com/exame-de-urina3. Ultrassom dos rins
Além de identificar a presença de pedras, consegue identificar a quantidade e o tamanho delas, e se existe inflamação em algum órgão do corpo.
4. Tomografia computadorizada
Este exame registra várias fotografias do corpo em diferentes ângulos, facilitando a diferenciação e identificação das pedras, mesmo que estejam presentes em tamanho bastante reduzido.
Qual médico consultar?
O médico mais indicado para consultar no caso de suspeita de pedra nos rins é o urologista, mas também pode ser o nefrologista, pois é o especialista em rim, que pode avaliar os sintomas e pedir os exames necessários para confirmar o diagnóstico.
Além disso, pessoas que apresentam apenas sintomas urinários, como dor ao urina, alterações do jato de urina ou sangue na urina, podem também consultar o urologista, que avaliará outras alterações do sistema urinário, e que poderá encaminhar para o nefrologista se suspeitar de alterações na função dos rins.
Como identificar o tipo de pedra
O tipo pode ser determinado principalmente a partir da avaliação de uma pedra expelida. Assim, durante uma crise, deve-se estar atento para ver se alguma pedra é eliminada juntamente com a urina, e levá-la ao médico para que ela seja analisada, pois o tratamento para evitar a formação de novas pedras varia de acordo com cada tipo.
Veja como deve ser a alimentação de acordo com cada tipo e quais as outras opções de tratar a pedra nos rins.