A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e, por isso, a sua principal forma de contágio é através de relações sexuais sem proteção, no entanto também pode acontecer a transmissão da mãe para o bebê durante o parto, quando a gonorreia não é identificada e/ou tratada corretamente.
Assim, para evitar a transmissão da doença é importante usar preservativo em todas as relações sexuais, além de fazer o tratamento de acordo com a orientação do médico, já que dessa forma é possível garantir a eliminação da bactéria e prevenir a reinfecção.
A infecção pela bactéria da gonorreia leva ao aparecimento de sintomas como corrimento branco-amarelado, dor ou ardor ao urinar, inflamação do ânus ou da garganta, sendo importante que o médico seja consultado para iniciar o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre a gonorreia.
Como acontece a transmissão
As formas mais comuns de se pegar gonorreia incluem:
- Contato sexual sem proteção, seja vaginal, anal ou oral, podendo ser transmitida mesmo que não exista penetração;
- De mãe para filho durante o parto, especialmente se a mulher não tiver feito o tratamento para a infecção.
Além disso, outra forma mais rara de transmissão da infecção é através do contato de fluídos contaminados com os olhos, que pode acontecer caso esses fluídos estejam na mão e se coce o olho, por exemplo.
A gonorreia não se transmite através do contato casual, como abraços, beijos, tosse, espirros ou compartilha de talheres.
Como evitar pegar gonorreia
Para evitar a gonorreia é importante que as relações sexuais aconteçam usando camisinha, dessa forma é possível evitar o contágio com a Neisseria gonorrhoeae e com outros microrganismos que também podem ser transmitidos por via sexual e levar ao aparecimento de doenças.
Além disso, qualquer pessoa com gonorreia deve fazer o tratamento adequado, não só para evitar passar a doença para outras pessoas, mas também para evitar complicações como infertilidade e aumento do risco de pegar outras IST's. Entenda como é feito o tratamento para gonorreia.
Como saber se tenho gonorreia
Para se saber se se tem gonorreia é importante fazer feitos exames para identificar a presença da bactéria, isso porque na maioria dos casos a gonorreia não causa sintomas.
Por isso, no caso da pessoa ter tido relação sexual desprotegida, o melhor a se fazer é solicitar ao ginecologista ou urologista a realização de exames para infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o exame para gonorreia.
No entanto, em outros casos a gonorreia pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas cerca de 10 dias após o contato com a bactéria responsável pela doença, a Neisseria gonorrhoeae, podendo haver dor ou ardor ao urinar, febre baixa, obstrução do canal anal, no caso de ter havido relação íntima anal, dor de garganta e comprometimento da voz, no caso de ter havido relação íntima oral, e febre baixa. Saiba identificar todos os sintomas da gonorreia.
Além disso, os homens podem apresentar corrimento amarelo, semelhante a pus, saindo da uretra, enquanto que as mulheres podem apresentar inflamação das glândulas de Bartholin e corrimento branco-amarelado.
Teste online de sintomas
Para saber quais as chances de ter gonorreia, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem de substituir a consulta com um infectologista, ginecologista ou urologista.