A principal forma de transmissão do HPV é por meio da relação sexual desprotegida, no entanto o vírus pode ser também transmitido através do contato direto com as lesões causadas pelo HPV ou durante o parto normal, no caso de mulheres grávidas.
Embora o uso do preservativo diminua muito as chances de contaminação com o HPV, se a área contaminada não estiver devidamente coberta pelo preservativo há risco de transmissão.
Ainda não se sabe todas as formas de transmissão do vírus HPV mas acredita-se que quando não há verrugas visíveis, mesmo que microscopicamente, não possa haver transmissão.
Como acontece a transmissão
As principais formas de transmissão do HPV são:
- Relação sexual desprotegida, em que se pode ter contado com as lesões genitais causadas pelo HPV;
- Contato pele a pele com o indivíduo infectado com o vírus HPV, bastando que uma área ferida seja friccionada na área infectada do outro;
- Transmissão vertical, em que há transmissão do vírus HPV da mulher infectada para o bebê durante o parto normal.
Além disso, o HPV poderia também ser transmitido por meio do compartilhamento de roupa íntima ou toalhas com pessoas infectadas, mas isso só seria possível se a pessoa vestisse a roupa íntima da pessoa contaminada logo depois que ela a tenha tirado. No entanto, esta teoria ainda não é muito aceita entre a comunidade médica, pois não possui comprovação científica, apesar de parecer ser uma possibilidade.
Prevenção do HPV
Para se proteger do vírus HPV, evitando a contaminação é recomendado:
- Usar camisinha em todo contato íntimo, mesmo que a pessoa não tenha verrugas visíveis;
- Não compartilhar roupa íntima que não tenha sido lavada;
- Evitar o compartilhamento de toalha de banho;
- Optar pela cesária, se as feridas puderem ser vistas à olho nu no final da gestação.
É importante também tomar a vacina contra o HPV, que é oferecida pelo SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos em dose única. Veja mais sobre a vacina para HPV.
Como tratar o HPV para curar mais rápido
O tratamento para HPV é lento, mas é a única forma de eliminar as verrugas e evitar a transmissão da doença. O tratamento é feito com o uso de medicamentos que devem ser aplicados pelo médico e em casa pelo próprio paciente, de acordo com as orientações médicas, por um período de aproximadamente 1 ano ou mais.
É comum que os sintomas da doença desapareçam antes deste período, sendo muito importante manter o tratamento também nesta fase e usar o preservativo para evitar contaminar outros. Somente o médico, após realizar alguns exames, poderá indicar quando o tratamento deve ser cessado, pelo risco de recidiva da doença. Veja como alcançar a cura do HPV.