Câncer: o que é, sintomas, causas e tratamento

Câncer é o crescimento desordenado das células de um tecido ou órgão, podendo causar inicialmente sintomas como perda de peso sem causa aparente, cansaço crônico, febre e nódulos ou ínguas em partes do corpo, que podem demorar a ser notados.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oncologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A multiplicação anormal das células que leva ao câncer é provocada por alterações genéticas que são mais frequentes em caso de exposição excessiva ao sol, contato com substâncias tóxicas ou radiação devido a exames, como raio X e tomografia, por exemplo.

Em caso de suspeita de câncer, é recomendado consultar o oncologista ou clínico geral. O tratamento pode envolver quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia, dependendo do tipo de câncer e do estágio em que é identificado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de câncer

Os principais sintomas do câncer são:

  • Perda de peso não relacionada à dieta ou prática exercícios;
  • Cansaço crônico;
  • Episódios de febre sem uma causa aparente;
  • Nódulos ou ínguas em partes do corpo, como mama, pescoço ou abdome; 
  • Dor que não melhora.

Além disso, dependendo do local e tipo de câncer, podem surgir como urina ou fezes com sangue, dor no abdome, falta de ar, dificuldade para engolir, rouquidão ou mudança no funcionamento do intestino, por exemplo.

No entanto, o câncer normalmente não causa sintomas nos estágios iniciais e, em alguns casos, podem se passar anos até que os primeiros sintomas sejam notados. Confira os principais sintomas que podem indicar câncer.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de câncer normalmente é feito pelo oncologista, médico especialista na parte do corpo afetada ou clínico geral baseado nos sintomas, histórico de saúde e o resultados de exames, como ressonância magnética e biópsia.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o oncologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:  

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

A biópsia é um exame que consiste em coletar e analisar uma amostra da parte do corpo em que suspeita estar o câncer, podendo identificar a presença de células cancerígenas, confirmando o diagnóstico. Entenda melhor o que é a biópsia e como é feita.

Diferença entre câncer maligno e benigno

O câncer benigno normalmente tem um crescimento lento e não invade os tecidos e órgãos próximos.

Já o câncer maligno, tende a crescer mais rapidamente e fora de controle, podendo se espalhar para outras partes do corpo, sendo também chamado de câncer metastático.

Tipos de câncer

Dependendo da parte do corpo afetada, os tipos de câncer podem ser classificados em:

1. Câncer de pele

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns e pode ser inicialmente identificado pelo surgimento de feridas que não cicatrizam e manchas ou pintas na pele que aumentam de tamanho e possuem cor e/ou formato anormais. Conheça os principais sintomas do câncer de pele.

2. Câncer de mama

Este tipo de câncer é mais comum em mulheres e pode causar sintomas como o surgimento de um caroço na axila, inchaço da mama, saída de secreção anormal do mamilo e alteração na sua posição ou forma. Veja os principais sintomas do câncer de mama em homens e mulheres.

3. Câncer do sistema digestivo

Os principais tipos de câncer do sistema digestivo são:

Este tipo de câncer pode se desenvolver em qualquer órgão do sistema digestivo, como intestino, esôfago, fígado ou pâncreas, e causar sintomas como dor no abdome, pele e olhos amarelados, diarreia ou prisão de ventre.

4. Câncer de pulmão

O câncer do pulmão é um tipo de câncer que afeta principalmente pessoas mais velhas que fumam. Pode causar sintomas como tosse, catarro com sangue, dor no peito e falta de ar, que são mais comuns nos estágios mais avançados. Saiba os principais sintomas do câncer de pulmão.

5. Câncer do sistema reprodutor

Os principais tipos de câncer do sistema reprodutor são:

O câncer do sistema reprodutor pode afetar órgãos como a genitália externa masculina ou feminina, testículos, ovários e útero, causando sintomas como sangramento vaginal, dor no abdome e inchaço na região genital.

O que causa o câncer

O câncer é causado pela multiplicação anormal de células em um tecido do corpo devido a alterações genéticas que podem ser provocadas pela luz solar, radiação e contato das células com substâncias tóxicas, por exemplo.

Assim, o risco de câncer é maior em caso de exposição excessiva ao sol, excesso de radiação devido a exames, como raio X e tomografia, contato frequente com pesticidas, tabagismo, consumo excessivo de alimentos ricos em gordura ou açúcar e predisposição genética, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o câncer deve ser orientado por um oncologista e depende das características do tumor, como o seu tipo, localização, tamanho e se o tumor se espalhou para outras partes do corpo.  

As principais opções de tratamento para o câncer incluem:

1. Radioterapia

A radioterapia é uma forma de tratamento para o câncer em que se aplica radiação diretamente sobre o tumor com o objetivo de destruir as células cancerígenas. Pode ser combinada com a quimioterapia em alguns casos. Saiba como é feita a radioterapia e os efeitos colaterais.

2. Quimioterapia

A quimioterapia é feita com uso de medicamentos específicos na forma de comprimidos ou diretamente na veia para eliminar as células cancerígenas e/ou bloquear o seu crescimento. Entenda melhor o que é quimioterapia e como é feita.

3. Cirurgia

A cirurgia para remover o tumor pode ser indicada em alguns casos, especialmente quando o câncer é diagnosticado em um estágio em que ainda é pequeno e não se espalhou. 

Além disso, é comum a cirurgia ser complementada por outros tratamentos, como a radioterapia e/ou quimioterapia, para eliminar as células cancerígenas que ainda podem ter permanecido no local.

4. Imunoterapia

A imunoterapia também é outro tipo de tratamento que pode ser indicado pelo oncologista para o câncer.

Esse tipo de tratamento ajuda a aumentar a resposta do sistema imune contra as células do câncer, o que pode levar à uma diminuição do tamanho do câncer ou atrasar o seu crescimento. 

Os remédios imunoterápicos podem ser usados junto com a quimioterapia, ou usados sozinhos, nos casos de câncer que tenha sido tratado anteriormente e voltou (recidivou), ou ainda usados nos estágios mais avançados ou com metástases.

Leia também: Recidiva: o que é, sintomas, como confirmar (e o que fazer) tuasaude.com/recidiva

5. Terapia alvo

A terapia alvo usa medicamentos para ajudar o sistema imune a identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando poucos efeitos nas células normais do corpo. 

Alguns remédios que podem ser usados na terapia alvo são rituximabe, trastuzumabe, cetuximabe, brentuximabe vedotin, imatinibe, bortezomibe ou blinatumomabe, que impedem o crescimento das células do câncer e as impede de se espalharem pelo organismo.

Esses medicamentos podem ser combinado com radioterapia ou quimioterapia, para aumentar a chance de cura. 

6. Hormonioterapia

A hormonioterapia é um tratamento para o câncer dependente de hormônios para seu crescimento, como câncer de mama, próstata ou ovários, por exemplo, para impedir o crescimento do tumor.

Esse tipo de tratamento pode ser feito com remédios para bloquear a produção de testosterona ou estrogênio pelo corpo ou evitar que esses hormônios se liguem nas células do tumor.

Outro tipo de hormonioterapia que pode ser indicado pelo médico é castração cirúrgica, que consiste em uma cirurgia para a retirada os testículos ou ovários, pois são responsáveis pela produção de testosterona  e estrogênio no corpo.

7. Transplante de medula óssea

O transplante de medula óssea consiste na substituição das células da medula óssea doente pelas células de uma medula saudável, podendo ser indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer que afetam células do sangue, como as leucemias. Confira o que é o transplante de medula óssea e como é feito.

Câncer terminal

O câncer terminal, ou câncer em estágio final, é aquele em que os tratamentos disponíveis não conseguem controlar o tumor, a doença é grave, progressiva e irreversível, não havendo possibilidade de cura.

No entanto, a pessoa pode receber o tratamento com cuidados paliativos, que ajudam a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Saiba como é feito o tratamento com cuidados paliativos.

Como prevenir

Para prevenir o câncer é recomendado:

  • Não fumar;
  • Perder peso, em caso de sobrepeso ou obesidade;
  • Ter uma alimentação saudável, com muitas frutas e vegetais;
  • Fazer exercícios físicos regularmente;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool;
  • Proteger-se adequadamente do sol;
  • Ir ao médico anualmente para verificar como está a saúde.

Além disso, a detecção precoce do câncer também é importante porque o tratamento normalmente é mais fácil nos estágios iniciais.

Assim, existem exames que o médico pode indicar nas consultas de check-up, especialmente para as pessoas que apresentam maior risco. Saiba quando fazer o check-up.

Vídeos relacionados

CÂNCER DE MAMA: como surge, fatores de risco e mitos

13:30 | 2.908 visualizações

CÂNCER DE PELE: os sinais que você não pode ignorar

03:50 | 12.006 visualizações

Câncer de Próstata: o que todo Homem deve saber sobre sinais e sintomas

03:24 | 4.444 visualizações