Algumas dicas para ter uma barriga definida incluem diminuir as calorias da dieta e fazer exercícios físicos regularmente, porque ajudam a acelerar o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal e o emagrecimento.
Além disso, para ter uma “barriga tanquinho” é também fundamental dormir bem e fazer exercícios que fortalecem e tonificam a musculatura abdominal, como a prancha ou a ginástica hipopressiva, por exemplo.
O tempo necessário para ter a barriga definida varia de pessoa para pessoa, pois depende de fatores como genética, peso atual, dieta e prática de exercícios físicos. Por isso, é aconselhado sempre consultar um nutricionista para fazer um plano alimentar conforme as necessidades individuais.
8 dicas para ter uma barriga definida
As principais dicas para ter a barriga definida são:
1. Diminuir as calorias da dieta
Diminuir as calorias da dieta é uma das principais formas de ter uma barriga definida. Isso porque, a menor quantidade de calorias consumidas na dieta estimula a queima das reservas de gordura corporal, ajudando no emagrecimento.
Para diminuir as calorias da dieta, conhecida como déficit calórico, é aconselhado priorizar os alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas com pouca gordura e leguminosas, por exemplo. Veja como fazer o déficit calórico.
2. Fazer exercícios de 3 a 5 vezes por semana
Fazer exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana ajuda a ter uma barriga definida, porque os exercícios aceleram o metabolismo, estimulando a queima de gordura no abdômen. Confira alguns exercícios que ajudam a emagrecer.
Os exercícios físicos devem ser de moderada a alta intensidade e devem incluir atividades de resistência, como musculação, body pump e calistenia, por exemplo, e exercícios aeróbicos, como corrida, luta, bicicleta ou dança.
3. Beber bastante água
A água ajuda a definir a barriga, porque ocupa um volume no estômago, diminuindo a fome e a vontade de comer e ajudando, assim, no emagrecimento. Isso porque o organismo pode confundir a sensação de sede com fome.
A quantidade de água recomendada por dia é de cerca de 2 litros por dia, variando conforme o peso, a idade e a prática de atividade física.
4. Evitar alimentos ultraprocessados
Para emagrecer e ter uma barriga definida, é aconselhado evitar os alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, sorvetes, molhos prontos, barras de cereais e refrigerante. Conheça outros alimentos ultraprocessados.
Os alimentos ultraprocessados geralmente contêm alto teor de gorduras e açúcares, aumentando as calorias da dieta e promovendo o ganho de gordura abdominal.
5. Fazer exercícios para definir o abdômen
Os melhores exercícios para ter a barriga definida são aqueles que fortalecem e tonificam a musculatura do abdômen, como a prancha, o abdominal cruzado ou a ginástica hipopressiva, por exemplo. Conheça outros exercícios para definir a barriga.
6. Dormir entre 7 a 9 horas
Para ter uma barriga definida, é fundamental dormir entre 7 e 9 horas por noite, porque a produção de grelina no organismo, o hormônio que aumenta a fome, é controlada pelo sono.
Além disso, a produção de leptina, que é o hormônio relacionado com a sensação de saciedade, também é regulado durante o sono, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. Veja quantas horas de sono são indicadas para cada pessoa.
7. Comer alimentos ricos em fibras
Comer alimentos ricos em fibras diariamente ajuda a emagrecer e ter uma barriga definida, porque as fibras aumentam o tempo de digestão, prolongando a saciedade ao longo do dia e reduzindo, assim, as calorias da dieta.
Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são: aveia, arroz integral, feijão, pera ou laranja, pão integral, pepino e mamão. Confira uma lista de alimentos ricos em fibras.
8. Consultar o nutricionista
Quando não se consegue ter uma barriga definida, mesmo com as dicas anteriores, é aconselhado consultar um nutricionista, que vai fazer uma avaliação dos hábitos alimentares e outros parâmetros e elaborar uma dieta individualizada para atingir os objetivos.
Se deseja consultar um nutricionista, marque uma consulta mais próxima da sua região: