Para tirar a água do ouvido que pode acontecer depois banho de piscina ou no mar, por exemplo, podem ser realizadas medidas caseiras, como colocar a pontinha da toalha no canal auditivo para absorver a água, ou puxar a orelha em várias direções para facilitar a saída da água.
É importante não forçar nenhuma das medidas caseiras e nem fazer uso de outras técnicas além das que forem aqui mencionadas, pois pode aumentar o risco de lesão no canal auditivo e comprometer a audição.
No entanto, caso essas medidas não funcionem ou quando existem sintomas como dor no ouvido ou saída de secreção, o ideal é consultar um otorrinolaringologista para retirar corretamente a água e iniciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas.
Veja no vídeo a seguir algumas dicas para tirar a água do ouvido:
Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido
03:56 | 446.532 visualizaçõesDicas para tirar água do ouvido
Alguns truques que podem ajudar a tirar a água do ouvido mais facilmente são:
1. Inclinar a cabeça
Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e, depois, fazer movimentos bruscos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro.
Outra opção é inclinar a cabeça para o lado do ouvido tapada e dar pequenos saltos, já que podem favorecer a saída da água.
2. Usar a ponta de uma toalha
Colocar no ouvido entupido a ponta de uma toalha durante alguns segundos, mas sem forçar a sua entrada no ouvido, apenas de forma a promover a absorção de água.
É importante que a toalha não tenha restos de areia e que não esteja úmida, pois assim é possível evitar infecções, assim como garantir um maior efeito de absorção.
3. Puxar a orelha em várias direções
Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, esticar e puxar levemente em várias direções para fazer com que a água se mova e seja possível sair do ouvido
4. Usar um secador de cabelo
Utilizar um secador de cabelo na potência mínima e com alguns centímetros de distância do rosto para secar o ouvido.
No caso de crianças, deve o secador de cabelo deve ser usado por um adulto para evitar o mal uso do equipamento e a ocorrência de lesões no canal auditivo e na orelha.
5. Fazer uma concha com a palma da mão
Fazer uma concha com a palma da mão e apoiá-la no ouvido com água, pode criar um vácuo e ajudar a água a sair do ouvido.
Para isso, deve-se estar com a cabeça inclinada para o lado e vedar bem o ouvido com a palma da mão em concha, empurrando suavemente a mão para frente e depois para trás de forma rápida.
6. Deitar de lado
Deitar de lado por alguns minutos também pode ajudar a tirar a água do ouvido, pois com a ação da gravidade, a água pode sair lentamente do ouvido.
É importante deitar a cabeça sobre uma toalha limpa e seca, para que a água seja absorvida.
7. Bocejar
Bocejar ou fazer movimentos de mastigação pode ajudar a mover a água para o canal auditivo externo.
No entanto, para ajudar a tirar a água do ouvido, após bocejar ou fazer movimentos de mastigação, deve-se puxar o lóbulo da orelha em várias direções.
8. Fazer inalação
Fazer inalação também pode ajudar a tirar a água do ouvido.
Para isso, deve-se encher uma deve-se colocar água fervente numa bacia. Em seguida, deve-se a cabeça com uma toalha aberta, de modo que cubra também a bacia, e respirar o vapor de água por 5 a 10 minutos. É importante ter cuidado para não aproximar muito o rosto do vapor de água para não causar queimaduras.
Depois, deve-se inclinar a cabeça para o lado, apoiando o ouvido em uma toalha limpa e seca, para permitir que a água saia do ouvido.
Ao terminar a inalação, é importante passar uma toalha molhada em água fria no rosto.
A inalação de vapor de água não é recomendada para crianças, devido ao risco de queimaduras. No entanto, pode-se utilizar o vapor da água do banho, por exemplo.
9. Usar álcool isopropílico e vinagre de maçã
Aplicar uma gota de uma mistura feita com partes iguais de álcool isopropílico e vinagre de maçã dentro do ouvido afetado. Uma vez que o álcool evapora com o calor, irá secar a água que se encontra no canal auditivo, enquanto o vinagre irá ter uma ação protetora contra infecções.
Essa técnica não deve ser feita caso exista suspeita de ruptura do tímpano ou infecção no ouvido, pois pode piorar a condição e dificultar o tratamento.
Já quando se consegue remover a água, mas continua existindo dor no canal auditivo, existem outras técnicas naturais que podem ajudar como aplicar uma compressa morna sobre o ouvido. Veja esta e outras técnicas que ajudam a aliviar a dor de ouvido.
Quando ir ao médico
Quando a água no ouvido não sai mesmo após a realização das técnicas caseiras, é importante que o otorrinolaringologista seja consultado para que o tratamento mais adequado seja feito e, assim, seja possível prevenir complicações.
É normal que os sintomas de água no ouvido como dor ou diminuição da audição surjam após ir na piscina ou tomar banho, no entanto, se surgirem quando o local não esteve em contato com água pode ser sinal de infecção e, por isso, é importante consultar um otorrino para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Além disso, quando a dor agrava muito rapidamente ou não melhora em 24h, deve-se consultar um otorrinolaringologista, para identificar se existe algum tipo de infecção e iniciar o tratamento adequado.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Como tirar água do ouvido do bebê
A forma mais segura para tirar água do ouvido do bebê é apenas secar o ouvido com uma toalha suave. Porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao pediatra para evitar o desenvolvimento de uma infecção.
Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um pouquinho de vaselina sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.
Além disso, sempre que for preciso ir na piscina ou na praia, deve-se colocar um tampão de ouvido para impedir a entrada da água ou colocar uma touca de banho sobre o ouvido, por exemplo.
O que não fazer
Não se deve usar cotonete, o dedo ou qualquer outro objeto, como grampos de cabelo, clipes, palitinho, caneta ou lápis, por exemplo, para tentar tirar a água do ouvido, pois pode causar infecções, perfuração no tímpano, machucar ou danificar o canal auditivo.
Além disso, não se deve aplicar óleos, gotas ou qualquer outro produto no ouvido caso exista suspeita de infecção no ouvido ou perfuração do tímpano.
Leia também: Tímpano perfurado: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/timpano-perfurado