Algumas formas para tirar o excesso de cera do ouvido são limpar a região interna da orelha com uma toalha, usar remédios de farmácia, como o Cerumin, ou aplicar algumas gotas de óleo vegetal, por exemplo.
A cera no ouvido tem como função proteger o ouvido contra infecções e evitar a entrada de bactérias, poeira, insetos, água e areia, por exemplo. No entanto, o excesso de cera pode causar desconforto ou até leve bloqueio da audição.
As opções caseiras podem ajudar a amolecer a cera, facilitando sua remoção, mas não substituem a avaliação e a limpeza do ouvido realizada pelo médico. Por isso, a melhor opção é sempre consultar o otorrinolaringologista, especialmente quando se tem sensação de ouvido tampado, dor, coceira, vertigens ou febre.
4 formas de tirar a cera do ouvido
Algumas formas de tirar a cera de ouvido em casa são:
1. Limpar a orelha com uma toalha
Limpar a região interna da orelha com uma toalha é uma excelente opção para tirar a cera do ouvido, já que a cera vai sendo naturalmente empurrada para o exterior do ouvido e, assim, é removida pela toalha, não ficando acumulada no canal auditivo.
Para facilitar a retirada da cera pela toalha, é recomendado fazer essa limpeza após o banho, uma vez que a cera fica mais amolecida pelo vapor da água do banho.
2. Usar remédios de farmácia
Os remédios para cera de ouvido ajudam a amolecer a cera e facilitam sua saída do canal auditivo, permitindo que seja retirada.
Estes remédios podem ser comprados em qualquer farmácia, sem receita médica, mas idealmente só devem ser usados após avaliação do otorrinolaringologista, já que não devem ser usados em casos de infecção no ouvido, que além da sensação de ouvido entupido pode causar outros sintomas como dor de ouvido, febre e mau cheiro.
Um dos remédios mais conhecidos para tirar cera de ouvido é o Cerumin, por exemplo. Saiba como usar o Cerumin corretamente.
2. Aplicar gotas de óleo vegetal
Uma forma simples, segura e caseira de tirar pedaços de cera do ouvido consiste em aplicar 2 ou 3 gotas de um óleo vegetal, como óleo de amêndoas doces, óleo de abacate, óleo de bebê ou azeite, no canal auditivo antes de realizar a limpeza da área externa com uma toalha.
O óleo pode ser levemente aquecido, esfregando o frasco do óleo entre as mãos, por 1 a 2 minutos, pois o óleo frio pode causar desconforto. Não é recomendado esquentar o óleo ou ferver no fogão ou microondas, pois pode causar queimadura no ouvido.
Este método ajuda a amolecer a cera de forma natural e facilita a sua remoção ao longo dos dias e pode até ser usado antes de ir ao médico, para facilitar a remoção da cera.
Porém, este método não deve ser usado por mais de 1 semana, já que pode levar ao acúmulo de mais sujeira no ouvido, especialmente quando a cera continua sem sair.
4. Fazer irrigação do ouvido
Outra excelente forma de tirar cera do ouvido, de maneira muito eficaz, consiste em fazer uma irrigação do ouvido em casa com uma seringa de bulbo. Para isso deve-se seguir o passo-a-passo:
- Virar o ouvido para cima;
- Segurar a parte superior da orelha, puxando-a para cima;
- Colocar a ponta da seringa na entrada do ouvido, sem empurrar para dentro;
- Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de água morna dentro do ouvido;
- Deixar a água no ouvido por 60 segundos;
- Virar a cabeça de lado e deixar a água suja sair, se a cera estiver saindo pode-se tentar pegá-la com uma pinça, mas com muito cuidado para não empurrar a cera para dentro e para não machucar o canal auditivo;
- Secar a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo.
No caso de não ser possível remover a cera do ouvido após 3 tentativas, é recomendado ir ao otorrinolaringologista para fazer uma limpeza profissional, porque este médico possui os equipamentos necessários para visualizar o interior do canal auditivo e para remover a cera de forma segura e eficiente.
A irrigação do ouvido não deve ser feita nos casos de infecções ou ouvido ou perfuração do tímpano.
É seguro usar o cone chinês (vela hopi)?
O cone chinês, ou vela hopi, é uma técnica milenar que foi utilizada por muito tempo na China e que consiste em aplicar um cone com fogo dentro do ouvido, para que a cera se derreta à medida que o calor se forma.
No entanto, esta técnica não é recomendada pela maioria dos médicos, pois se não for usada corretamente pode causar queimaduras e lesões no ouvido. Entenda melhor o que é a vela hopi, como funciona e possíveis riscos.
Porque não se deve usar cotonetes
Não é recomendado usar cotonetes, ou outro tipo de objetos pontiagudos, para tentar retirar a cera do ouvido, porque o cotonete é muito grande e empurra o excesso de cera para dentro do canal auditivo e porque os outros objetos podem perfurar o tímpano, causando infecções ou, até mesmo, perda da audição.
O que é cera de ouvido e para que serve
A cera de ouvido, cientificamente chamada de cerume, é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo, com o objetivo de proteger o ouvido contra infecções e evitar a entrada de poeira, insetos, água e areia, por exemplo, preservando a audição.
Além disso, a cera de ouvido é impermeável à água, possui anticorpos e pH ácido, que ajuda a combater os microrganismos presentes no ouvido.