Como tirar olheiras: opções de tratamento caseiro e estético

​Para tirar as olheiras e evitar que elas apareçam, pode-se recorrer a tratamentos caseiros simples, como colocar rodelas de pepino ou compressas frias sobre os olhos, pois a temperatura causa vasoconstrição na região, contribuindo para minimizar olheiras.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

É possível, ainda, recorrer a cremes antiolheiras ou tratamentos estéticos como laser, preenchimento ou peelings com ácidos para ter um resultado mais duradouro.

Alguns fatores como exposição ao sol, manchas causadas por inflamação, cansaço ou inchaço dos olhos podem contribuir para o aumento das olheiras, e tratamentos caseiros podem ajudar a amenizar esses sinais. Porém, caso não funcionem, pode-se fazer tratamentos estéticos realizados pelo dermatologista.

Leia também: Olheiras: 11 causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/olheiras
Imagem ilustrativa número 1

Opções de tratamento caseiro

Algumas ótimas opções de tratamentos caseiros para olheiras são:

1. Aplicar compressas frias

Aplicar uma compressa fria de chá de camomila por 10 minutos antes de dormir e ao acordar, pode ajudar a tirar as olheiras.

Isso porque a camomila acalma a pele e a temperatura fria diminui a dilatação dos vasos, clareando a área dos olhos.

Essa compressa também pode ser feita apenas com água fria.

2. Colocar rodelas de pepino

Colocar rodelas de pepino e deixar atuar durante aproximadamente 20 minutos, também é uma boa opção para tirar olheiras.

A temperatura fria desse alimento faz uma vasoconstrição, deixando a região dos olhos menos inchada e, além disso, ajuda a amenizar as manchas, clareando a pele naturalmente.

3. Passar uma pedra de gelo

Para tirar olheiras, pode-se colocar um cubo de gelo enrolado em um pano fino e passar sobre as olheiras durante 10 segundos e repetir até 3 vezes, após acordar.

Isso porque o frio faz com que os vasinhos da pele contraiam, diminuindo a profundidade da olheira e clareando-a naturalmente.

É importante atentar-se para não queimar a pele, sendo indicado passar o gelo em movimentos constantes e suaves sobre as olheiras, evitando pressionar a pele.

Leia também: Gelo no rosto: faz bem? Benefícios, como usar e cuidados tuasaude.com/gelo-no-rosto

4. Colocar uma bolsa de gel fria

Colocar uma bolsa térmica de gel fria sobre as olheiras é outra opção prática para minimizar as olheiras e desinchar os olhos, pois a temperatura fria da compressa ajuda a contrair os vasos sanguíneos da região, proporcionando alívio e diminuição da mancha escura abaixo dos olhos.

É recomendado verificar a temperatura antes de colocar a bolsa em gel nos olhos, para evitar queimadura local.

5. Ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e beber 2 litros de água por dia também são boas formas naturais de evitar o surgimento ou agravamento das olheiras.

Além disso, é recomendado descansar o suficiente, deixar de fumar e evitar o estresse. Confira outras opções de remédios caseiros para olheiras.

Tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos para olheira são capazes de promover um resultado mais prolongado, sendo importante que sejam realizados sob orientação de um dermatologista. 

Assim, algumas das principais opções de tratamento estético para olheiras são:

1. Cremes para olheiras

Os cremes para olheiras devem ser prescritos pelo dermatologista e ajudam a diminuir os vasos sanguíneos, descongestionar a área e clarear a pele.

O creme escolhido deve ser aplicado à noite nas olheiras, com movimentos circulares no sentido anti-horário, ou seja do lado de fora para o canto interno dos olhos, até que seja completamente absorvido. Conheça quais são os melhores cremes para olheiras

Leia também: Creme para olheiras: como escolher o melhor tuasaude.com/creme-para-olheiras

2. Peeling com ácido

O peeling com ácido (retinoico ou glicólico), aplicados na região das olheiras pelo dermatologista é um potente tipo de tratamento estético para olheiras.

Isso porque promove a renovação celular e atenuando a pigmentação da pele abaixo dos olhos, sendo mais indicado para casos de olheira genética, muito escuras e bem marcadas.

3. Laser

O laser é um tratamento que deve ser realizado pelo dermatologista, e consiste na liberação de uma luz pulsada, que atinge os melanócitos, uniformizando o tom de pele e estimulando a produção de colágeno. 

Leia também: Tratamentos a laser para o rosto tuasaude.com/tratamentos-a-laser-para-o-rosto

4. Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é normalmente indicado para os casos de olheiras profundas, uma vez que, ao aplicar esse produto, há diminuição das fossas lacrimais, o que ajuda a reduzir e disfarçar as olheiras.

Leia também: Ácido hialurônico: o que é, para que serve (e como usar) tuasaude.com/3-formas-de-usar-o-acido-hialuronico-no-combate-as-rugas

5. Carboxiterapia

A carboxiterapia é um tratamento feito com pequenas injeções de gás carbônico pelo dermatologista que, quando aplicado no local, ajuda a clarear a pele em volta dos olhos e combater as olheiras inchadas. Veja como funciona a carboxiterapia para olheiras.

Seja qual for a terapêutica escolhida, é preciso ter consciência de que se as olheiras forem de origem genética, provavelmente nunca serão totalmente eliminadas, mas podem ser atenuadas. 

Leia também: 7 tratamentos estéticos para olheiras tuasaude.com/tratamento-para-olheiras

Confira mais dicas do que fazer para acabar com as olheiras:

COMO ACABAR COM AS OLHEIRAS

05:58 | 478.843 visualizações

Vídeos relacionados

COMO ACABAR COM AS OLHEIRAS

05:58 | 478.843 visualizações

Como fazer drenagem linfática no rosto

03:40 | 364.863 visualizações