Remoção de tatuagem: como tirar e cuidados

Algumas formas de tirar definitivamente uma tatuagem da pele, feita em um estúdio de tatuagens, são o tratamento com laser, dermoabrasão ou cirurgia, que podem ser indicados pelo dermatologista, de acordo com o tamanho da tatuagem, localização e cores.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Geralmente, as tatuagens mais fáceis de remover são as de henna ou as definitivas que não contêm tinta preta ou cores escuras, assim como as que foram feitas há menos de 1 ano, por exemplo. 

Em nenhum caso é recomendado tentar tirar a tatuagem usando sal ou limão, por exemplo, uma vez que pode causar irritação na pele e aumentar o risco de queimadura. O ideal é consultar o dermatologista pois caso o método adequado não seja utilizado, há maior risco de reação alérgica granulomatosa ou infecção secundária, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 2

Como tirar uma tatuagem definitiva

Algumas técnicas para tirar uma tatuagem definitiva são:

1. Laser

O laser para tirar a tatuagem definitiva é um dos métodos mais utilizados e consiste na aplicação de um feixe de luz concentrado, que penetra na pele e destrói as camadas de tinta, eliminando o desenho da pele.

De acordo com a quantidade de tinta e cor, podem ser indicados diferentes tipos de laser com diferentes comprimentos de onda, que incluem:

  • Laser QS-NdYAG, com comprimento de onda de 1064 nm, que é eficaz na remoção de tatuagens de cor preta e azul, e comprimento de onda de 532 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor vermelha, laranja e amarela;
  • Laser QS Ruby, com comprimento de onda de 694 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor preta, verde, azul e roxa;
  • Laser QS Alexandrite, com comprimento de onda de 755 nm, que é eficaz na remoção de tatuagem de cor preta, verde, azul e roxa.

No caso das tatuagens com várias cores, pode ser necessário que sejam utilizados vários comprimentos de onda, sendo normalmente o tratamento iniciado com um comprimento de onda mais alto e depois comprimentos menores.

O tratamento com laser pode necessitar de mais de 10 sessões para conseguir retirar toda a tinta da tatuagem, dependendo do tamanho e cores do desenho. Quanto mais sessões forem necessárias, mais lesões serão causadas na pele, o que pode originar bolhas e cicatrizes, em alguns casos. Saiba o que fazer para tratar a cicatriz deixada pelo laser.  

Se deseja tirar uma tatuagem definitiva, agende uma consulta com o dermatologista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Cremes

Os cremes para tirar tatuagens, como TatBGone ou Tattoo-Off, podem ser utilizados em casa e ajudam a clarear a tatuagem ao longo de vários meses, sem criar qualquer tipo de lesão na pele ou dor. 

No entanto, este tipo de tratamento não é tão eficaz como o laser, podendo não remover completamente a tatuagem.

3. Dermoabrasão

A dermoabrasão é um método para tirar tatuagem definitiva que utiliza um aparelho de alta rotação, com um disco abrasivo, para remover as camadas superficiais da pele, permitindo que a tinta saia da pele, ajudando a tornar mais clara a tatuagem. 

Este tratamento também pode provocar dor como no tratamento a laser, e o tempo de recuperação pode variar de cerca de 2 a 3 semanas.

4. Cirurgia

A remoção da tatuagem também pode ser feita por meio de cirurgia retirando a pele tatuada, no entanto, esse método não é tão frequentemente utilizado pelo fato de deixar cicatrizes mais aparentes, sendo recomendado principalmente para tatuagens pequenas. 

Além disso, a cirurgia é recomendada nos casos em que a pessoa apresenta reação alérgica ao pigmento da tatuagem, sendo importante a remoção imediata para evitar possíveis complicações.

Como tirar uma tatuagem de henna

Para remover uma tatuagem de henna é importante seguir os seguintes passos:

  1. Mergulhar o local em água morna com sabão ou colocar uma toalha com água morna sobre a pele;
  2. Misturar água com sal, colocando uma parte de sal para cada parte de água;
  3. Molhar uma gaze limpa na mistura de água com sal;
  4. Esfregar a gaze sobre a tatuagem durante cerca de 20 minutos;
  5. Lavar a pele com água morna e sabão;
  6. Aplicar creme hidratante sobre a área tratada.

Caso a tatuagem não desapareça completamente, é recomendado repetir o processo 2 a 3 vezes por dia até que a tinta desapareça completamente.

Cuidados após a remoção da tatuagem

Após a remoção da tatuagem é importante ter alguns cuidados para evitar que a pele fique manchada ou com cicatriz, sendo indicado que a pessoa tenha uma alimentação saudável e rica em alimentos anti-inflamatórios, além de beber bastante água ao longo do dia.

Além disso, como é comum haver a formação de crostas ou bolhas, principalmente após o tratamento a laser, é importante não tirar as crostas, nem estourar as bolhas e passar a pomada indicada pelo dermatologista, pois assim é possível acelerar a recuperação.

Vídeos relacionados

O que comer para uma TATUAGEM perfeita

05:34 | 201.840 visualizações