Rouquidão no bebê: principais causas e o que fazer

A rouquidão no bebê pode ser causada pelo choro excessivo ou prolongado ou ser sinal de alergia respiratória, infecção por vírus, presença de nódulo nas cordas vocais ou refluxo gastroesofágico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O tratamento da rouquidão no bebê pode ser feito com medidas simples como consolar o bebê quando ele está chorando muito e oferecer bastantes líquidos durante o dia, principalmente nos casos em que a rouquidão acontece devido ao choro excessivo, já que ajuda a deixar a garganta mais hidratada.

No entanto, como a rouquidão no bebê pode ser sinal de situações mais graves, é importante que o pediatra seja consultado quando a rouquidão não melhora após 3 a 5 dias, quando bebê tem menos de 3 meses de idade e/ ou quando o bebê baba ou tem dificuldade para respirar. Assim, o pediatra consegue fazer uma avaliação para identificar a causa da rouquidão e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de rouquidão no bebê são:

1. Choro excessivo e prolongado

Esta é a causa mais comum e acontece porque o choro excessivo e prolongado pode colocar pressão sobre as cordas vocais, deixando a voz mais rouca e áspera.

Como tratar: parar o choro do bebê, consolando-o e oferecer bastantes líquidos como leite, principalmente se estiver amamentando, água e sucos naturais, que não devem estar muito frios nem muito quentes.

2. Refluxo gastroesofágico

O refluxo que é a passagem de alimentos ou ácido do estômago para o esôfago também pode ser uma causa de rouquidão no bebê, mas com o tratamento e a diminuição do refluxo, a rouquidão desaparece.

Como tratar: consultar o pediatra ou otorrinolaringologista para orientar o tratamento que pode envolver apenas alguns cuidados como utilizar um calço por baixo do colchão da cama e evitar deitar o bebê nos primeiros 20 a 30 minutos após as refeições, ou o uso de remédios, se necessário, prescritos pelo pediatra. Saiba mais em: Como cuidar do bebê com refluxo.

Leia também: 9 remédios para rouquidão (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-rouquidao

3. Infecção por vírus

A voz rouca no bebê muitas vezes ocorre devido a uma infecção por vírus, como uma gripe, resfriado ou laringite, por exemplo. No entanto, nestes casos, a rouquidão é temporária e geralmente desaparece quando a infecção é tratada.

Como tratar: consultar o pediatra ou otorrinolaringologista para prescrever antibióticos ou remédios antivirais, de acordo com a causa da infecção. Além disso, evitar que a criança chore e oferecer bastante líquidos nem muito frios nem muito quentes.

4. Alergia respiratória

Em alguns casos, a rouquidão no bebê pode ser causada por substâncias irritantes no ar como poeira, pólen, ou pelos, por exemplo que causam alergia das vias respiratórias e, consequentemente, voz rouca.

Como tratar: evitar expor o bebê aos alergênios como poeira, pólen ou pelos, fazer limpeza do nariz do bebê com soro fisiológico ou nebulizações, e oferecer bastantes líquidos durante o dia. O pediatra ou otorrinolaringologista também pode prescrever remédios anti-histamínicos e corticoides, caso o sintoma não melhore. Veja outros cuidados a ter em: Rinite no bebê.

5. Nódulos nas cordas vocais

Os nódulos nas cordas vocais consistem no espessamento das cordas vocais, sendo, por isso, semelhantes a calos. Eles são causados pela sobrecarga do tecido durante o uso excessivo da voz, como grito ou choro excessivo e prolongado.

Como tratar: consultar um fonoaudiólogo para fazer terapia de voz, que consiste na educação e formação dos cuidados a ter com a voz. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para remover os nódulos.

Remédio caseiro para rouquidão no bebê

Um ótimo remédio caseiro para rouquidão é o chá de gengibre, pois esta planta medicinal tem uma ação que alivia a irritação das cordas vocais, além de possuir propriedade antimicrobiana que ajuda a eliminar micro-organismos que possam estar causando uma infecção, por exemplo.

No entanto, este remédio só deve ser usado em bebês com mais de 8 meses de idade e com autorização do pediatra, uma vez que o gengibre pode ser agressivo para o estômago.

Ingredientes

  • 2 cm de gengibre;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Esmague ligeiramente o gengibre ou faça alguns cortes nas suas laterais. Depois, adicione na xícara de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Finalmente, quando o chá estiver ligeiramente morno, dê 1 a 2 colheres de sopa para o bebê beber.

Este remédio pode ser repetido entre 2 a 3 vezes por dia, de acordo com as orientações do pediatra.