Algumas formas para aliviar a azia e a queimação no estômago são tomar água fria, comer uma maçã, beber chá de gengibre ou tentar relaxar um pouco, por exemplo.
A sensação de queimação no estômago e na garganta normalmente é causada pela má digestão e refluxo, que é quando o conteúdo que está no estômago, acaba subindo pelo esôfago causando esse desconforto, que tende a piorar ao deitar.
Leia também: Queimação no estômago: o que pode ser e como aliviar tuasaude.com/queimacao-no-estomagoQuando os sintomas são frequentes e o refluxo está presente mais de 15 dias por mês, a azia e a queimação podem desenvolver lesões e prejudicar a saúde do esôfago e do estômago. Nestes casos, recomenda-se uma consulta com um gastroenterologista para que possam ser indicados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e assim ser iniciado o tratamento mais adequado.
10 formas de aliviar a azia e queimação
algumas formas de aliviar a azia e queimação incluem:
1. Tomar água fria
Tomar um copo de água fria pode ajudar a aliviar a azia e a queimação no estômago causados pelo refluxo gastroesofágico.
Isso porque a água dilui o ácido do estômago, aliviando temporariamente o desconforto.
No entanto, não se deve tomar água ou outros líquidos antes das refeições ou até meia hora após comer, pois pode piorar os sintomas do refluxo.
2. Beber chá de gengibre
O chá de gengibre é uma boa opção natural aliviar a azia e queimação no estômago, além da sensação de náuseas causados por refluxo gastroesofágico ou má digestão, pois possui substâncias, como o gingerol e chogaol, com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas.
Além disso, outra opção de chá para azia é o chá de camomila pois ajuda a controlar a produção de ácido no estômago e a aliviar a azia e queimação. Veja como preparar os chás para azia.
3. Comer uma maçã
Comer uma maçã vermelha sem casca pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, pois tem propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em pectina, que é uma fibra solúvel, ajudando a reduzir a inflamação do estômago e a neutralizar o excesso de ácido.
Além disso, alguns sucos, como suco de batata crua, o suco de couve com maçã ou o suco mamão e linhaça, também ajudam a neutralizar a acidez do estômago, aliviando a azia e queimação.
4. Evitar alimentos gordurosos
Evitar alimentos gordurosos, fritos, picantes, que contenham caldos e molhos, ou bebidas com cafeína ou álcool, podem ajudar a aliviar ou prevenir a azia e queimação.
Isto porque esses alimentos podem aumentar a produção de ácido pelo estômago, além de serem de difícil digestão, o que pode resultar ou piorar a azia e queimação no estômago.
Além disso, é importante dar prioridades para alimentos leves e de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes frescos, por exemplo, e alimentar-se em pequenas quantidades mais vezes ao dia.
Leia também: Dieta para refluxo: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-refluxo-gastroesofagico5. Elevar a cabeceira da cama
Elevar a cabeceira da cama, colocando sobre os pés da cabeceira livros ou tijolos, por exemplo, pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, esôfago e garganta causados pelo refluxo gastroesofágico, que normalmente são piores à noite.
Isto porque, ao elevar a cabeceira da coma, o ácido do estômago não retorna à boca, aliviando os sintomas do refluxo.
Além disso, é recomendado dormir deitado sob o lado esquerdo, especialmente depois de comer, pois favorece a anatomia natural do estômago, evitando que o ácido suba atá a boca.
6. Evitar situações estressantes
Evitar situações estressantes também é importante para evitar a azia e queimação no estômago, pois o estresse excessivo pode aumentar a produção de ácido pelo estômago, e piorar os sintomas de gastrite, por exemplo. Veja algumas formas de aliviar o estresse.
7. Deixar de fumar
Deixar de fumar é muito importante para aliviar ou prevenir a azia e queimação no estômago, pois o cigarro relaxa os esfíncteres esofágicos, provocando refluxo gastroesofágico. Saiba como parar de fumar.
8. Manter o peso adequado
Manter o peso adequado, com uma dieta orientada pelo nutricionista, ajuda a aliviar a azia e queimação no estômago.
Isso porque a obesidade e sobrepeso aumenta a quantidade de gordura em volta do estômago, fazendo uma pressão sobre o estômago e favorecendo o desenvolvimento do refluxo gastroesofágico.
Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-para-emagrecer9. Evitar fazer exercícios isométricos
Evitar fazer exercícios isométricos, como a prancha abdominal e os abdominais comuns, ajudam a aliviar a azia e queimação causados pelo refluxo gastroesofágico, pois podem aumentar a pressão abdominal e favorecer a subida do estômago até a boca.
10. Tomar remédios de farmácia
Alguns remédios de farmácia, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, ajudam a neutralizar o ácido do estômago, aliviando rapidamente a sensação de azia e queimação.
Esses remédios devem ser usados com indicação do gastroenterologista, de acordo com a causa da azia e queimação, podendo também ser indicados protetores gástricos, como omeprazol ou lansoprazol, por exemplo. Veja os principais remédios para azia.
Caso a azia e queimação persistam mesmo após a realização do tratamento indicado e cuidados necessários, o gastroenterologista pode recomendar a cirurgia anti-refluxo, que consiste em colocar uma válvula no estômago, para impedir que o conteúdo ácido volte para a garganta. Entenda como essa cirurgia é feita e como deve ser a recuperação.
A nutricionista Tatiana Zanin explica melhor quais os alimentos que podem piorar a azia, além de outras dicas para evitar o aparecimento e a reduzir a intensidade da queimação: