A fralda do bebê deve ser trocada sempre que estiver suja ou, pelo menos, a cada três ou quatro horas após o final de cada mamada, especialmente nos primeiros 3 meses de vida, porque o bebê normalmente faz cocô depois de mamar.
Conforme o bebê cresce e mama menos de noite, é possível diminuir a frequência das mudas da fralda, especialmente durante a noite para garantir que o bebê consegue criar uma rotina de sono. Nestes casos, a última fralda deve ser trocada entre as 23 horas e a meia-noite, após a última refeição do bebê.
Material necessário para a trocar a fralda
Para trocar a fralda do bebê deve-se começar por juntar o material necessário, que inclui:
- 1 fralda limpa (descartável ou de pano);
- 1 bacia com água morna
- 1 toalha;
- 1 saco para o lixo;
- Compressas limpas;
- 1 creme para assaduras;
As compressas podem ser substituídas por pedaços de tecidos limpos ou por toalhetes próprios para limpar o bumbum do bebê, como Dodot ou Huggies, por exemplo.
No entanto, a melhor opção sempre é usar as compressas ou os tecidos, pois não contêm qualquer tipo de perfume ou substância que possam causar alergia no bumbum do bebê.
Passo a passo para trocar a fralda
Antes de trocar a fralda do bebê é importante lavar as mãos e de seguida:
1. Retirar a fralda suja do bebê
- Deitar o bebê em cima de um fraldeiro, ou de uma toalha limpa sobre uma superfície firme, e retirar apenas a roupinha da cintura para baixo;
- Abrir a fralda suja e levantar o bumbum do bebê, segurando pelos tornozelos;
- Retirar o cocô do bumbum do bebê, utilizando uma parte limpa da fralda suja, num movimento único de cima para baixo, dobrando a fralda ao meio debaixo do bebê com a parte limpa para cima, como mostra a imagem.
2. Limpar a região íntima do bebê
-
Limpar a região íntima com as compressas molhadas em água morna, fazendo um movimento único na direção do genital para o ânus, como mostra a imagem;
- Na menina: recomenda-se limpar uma virilha de cada vez e depois limpar a vagina em direção ao ânus, sem limpar o interior da vagina
- No menino: deve-se começar por uma virilha de cada vez e depois limpar o pênis e os testículos, terminando no ânus. Nunca se deve de puxar o prepúcio para trás pois pode machucar e provocar fissuras.
- Jogar cada compressa no lixo após 1 utilização para evitar sujar com as fezes os locais que já estão limpos;
- Secar a região íntima com uma toalha ou fralda de pano.
3. Colocar uma fralda limpa no bebê
- Colocar uma fralda limpa e aberta debaixo do bumbum do bebê;
- Colocar um creme para assadura, caso seja necessário. Ou seja, caso a região do bumbum ou das virilhas se encontro com vermelhidão;
- Fechar a fralda fixando ambos os lados com as fitas adesivas, deixando-a por baixo do coto umbilical, caso o bebê ainda o tenha;
- Vestir a roupinha da cintura para baixo e lavar novamente as mãos.
Após trocar a fralda é recomendado confirmar se está bem justa ao corpo do bebê, mas também é aconselhado que se consiga colocar um dedo entre a pele e a fralda, para garantir que não está demasiado apertada.
Como colocar fralda de pano no bebê
Para colocar uma fralda de pano no bebê, deve-se seguir os mesmos passos da fralda descartável, tendo o cuidado de colocar o absorvente dentro da fralda de pano e ajustar a fralda de acordo com o tamanho do bebê.
As fraldas de pano modernas são mais ecológicas e econômicas por serem reutilizáveis, apesar do investimento ser maior no início. Além disso, diminuem as chances de assaduras no bebê e de podem ser utilizadas em outros filhos.
Como evitar assaduras no bumbum do bebê
Para evitar uma possível assadura do bumbum, também conhecida como dermatite da fralda, é importante seguir algumas dicas simples como:
- Mudar a fralda com frequência. Pelo menos a cada 2 horas;
- Limpar toda a região genital do bebê com compressas umedecidas com água, e evitar o uso dos lenços umedecidos, pois eles contém produtos que podem favorecer a instalação da assadura no bebê. Use-os somente quando não estiver em casa;
- Secar muito bem toda a região íntima com a ajuda de um tecido macio, sem esfregar, especialmente nas pregas onde a umidade se concentra;
- Aplicar o creme ou pomada contra assaduras a cada muda de fraldas;
- Evitar usar talco, pois ele favorece as assaduras no bebê.
As assaduras no bumbum do bebê são, em geral, passageiras, mas podem evoluir para uma situação mais grave, apresentando bolhas, fissuras e até pus se não forem tratadas corretamente, e, por isso, é importante saber como evitar e tratar as assaduras.
Como estimular o cérebro do bebê durante a troca
A hora da troca da fralda pode ser um ótimo momento para estimular o bebê e promover o seu desenvolvimento intelectual. Para isso, algumas atividades que se pode fazer incluem:
- Pendurar um balão insuflável no teto, suficientemente baixo para que consiga tocá-lo, mas que não esteja ao alcance do bebê, fazendo com que a bola movimente-se de um lado para outro enquanto muda a fralda do seu bebê. Ele ficará fascinado e, em breve, tentará tocar na bola. Depois que acabar de mudar a fralda, pegue seu bebê e deixe-o tocar na bola brincando com ela;
- Converse com o bebê sobre aquilo que está fazendo na troca da fralda, por exemplo: “vou tirar a fraldinha do bebê; agora vou limpar o seu bumbum; vamos colocar uma fralda nova e limpinha para o bebê ficar cheiroso”.
É muito importante fazer estes exercícios desde cedo e todos os dias em pelo menos uma troca da fralda para estimular a memória do bebê e para que ele comece a entender o que está acontecendo a sua volta.