5 passos para vomitar de forma correta e segura

O vômito é um reflexo natural do organismo para eliminar comida estragada ou substâncias tóxicas que possam estar no estômago. Por isso, quando é realmente necessário, o corpo provoca automaticamente o vômito.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O vômito só deve ser induzido quando existir indicação do médico ou quando se comeu algo que está causando um mal estar muito intenso, que não melhorou de outra forma.

Em situações em que alguém ingeriu uma substância venenosa ou algum tipo de líquido irritante, como produtos de limpeza, o ideal é não provocar o vômito, já que esse líquido terá de voltar a passar pela garganta, podendo causar mais danos. O ideal, é que nessas situações se vá imediatamente ao hospital, para iniciar o tratamento mais adequado. Veja o que fazer quando alguém bebeu veneno ou produtos de limpeza.

Imagem ilustrativa número 1

5 passos para vomitar de forma segura

Para provocar o vômito corretamente e evitar muito desconforto ou complicações graves, deve-se:

1. Lavar bem as mãos

Lavar as mãos é sempre muito importante, pois evita a transmissão de bactérias e outros micro-organismos para a garganta, prevenindo o surgimento de infecções como amigdalite, por exemplo.

2. Ajoelhar em frente ao vaso

Ficar de joelhos em frente ao vaso é uma das posições mais confortáveis e seguras para vomitar, no entanto, deve-se evitar fazer muita pressão sobre a barriga, já que pode causar ainda mais desconforto.

3. Colocar o dedo na garganta

No início da garganta existe um ponto que pode ser apertado para produzir a vontade de vomitar. Para isso, deve-se colocar o dedo dentro da boca e depois fazer uma ligeira pressão na parte de trás da língua, na região onde começa a garganta.

A vontade de vomitar é quase imediata, porém algumas pessoas podem ter de fazer esta manobra 2 ou 3 vezes antes de conseguir vomitar com sucesso, já que o corpo pode tentar bloquear o sinal nas primeiras vezes.

4. Beber 1 copo de água

Após vomitar é muito importante beber um copo de água para remover o excesso de ácido gástrico que fica grudado nas paredes da garganta e que pode causar pequenas queimaduras e inflamação.

5. Esperar 30 minutos antes de escovar os dentes

Embora após vomitar exista uma grande necessidade de eliminar o sabor que fica na boca, o melhor é apenas bochechar com água, pois o revestimento dos dentes fica sensível quando entra em contato com o conteúdo do estômago. Assim, deve-se esperar pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes.

Como induzir o vômito de forma segura

É importante que se saiba o motivo pelo qual o vômito será induzido, já que alguns métodos não são indicados em caso de suspeita de intoxicação ou envenenamento por produtos químicos. No entanto, no caso de sintomas de gastrite que surgem logo após uma refeição, por exemplo, a indução do vômito pode ajudar a aliviar os sintomas.

Algumas formas de induzir o vômito de forma segura são:

1. Usar um dedo

O reflexo de GAG é uma contração automática da parte de trás da garganta que serve para proteger contra corpos estranhos ou comida que não entraram no estômago. Esse reflexo pode ser estimulado ao tocar no fundo da garganta, na parte de trás da língua ou na área das amígdalas com o dedo, escova de dente ou raspador de língua. A contração faz com que o conteúdo do estômago suba pela a boca.

2. Fazer gargarejo de forma intensa

O gargarejo também pode ajudar a estimular o vômito, no entanto deve ser intenso o suficiente para estimular o reflexo de GAG e a ânsia de vômito e, assim, fazer com que o conteúdo do estômago volte.

3. Fazer movimentos contínuos e rápidos

Fazer movimentos contínuos e rápidos pode fazer com que algumas pessoas tenham sensação de mal-estar, que acontece quando o cérebro fica sobrecarregado por informações sensoriais. Ou seja, quando os olhos veem uma imagem, os músculos entendem que os olhos estão indo para a direção oposta e o ouvido percebe uma mudança no equilíbrio, no entanto o cérebro não é capaz de entender todos esses movimentos ao mesmo tempo, o que resulta em náusea e vômito.

Assim, nesse caso, é possível induzir o vômito ao correr em círculos ou rodar uma cadeira, por exemplo.

4. Estímulos sensoriais

Algumas pessoas podem ter maior sensibilidade a alguns estímulos que podem causar o vômito. Os estímulos podem ser:

  • Auditivos, como ouvir alguém vomitando;
  • Olfativos, como imaginar o cheiro do vômito ou outro cheiro forte, como água sanitária, por exemplo;
  • Imaginativos, como pensar no sabor de uma comida que não gosta.

Assim, a partir desses estímulos é possível provocar a náusea e o vômito.

5. Solução de sódio

Apesar de não ser recomendada, a solução de sódio é capaz de provocar irritação no estômago, causando a sua contração e induzindo o vômito. No entanto, as soluções de sódio estão associadas ao risco aumentado de hipernatremia, que é uma situação tóxica que pode colocar a vida em risco quando o nível de sódio está muito alto no sangue. Veja mais sobre a hipernatremia.

Possíveis riscos de provocar o vômito

Um dos maiores riscos de vomitar é a possibilidade de desenvolver uma pneumonia. Isso acontece porque quando se vomita o conteúdo que está no estômago volta para a boca e, nesse processo, pode acontecer de um pouco desse conteúdo ser aspirado para os pulmões. Caso isso aconteça, irá acontecer um inflamação e as bactérias que estão na comida digerida poderão se desenvolver no pulmão, causando uma pneumonia.

No entanto, o vômito frequente também pode causar lesões no esôfago e na boca, pois são locais com mucosas muito sensíveis que não estão preparadas para entrar em contato direto com o ácido gástrico.

Consulte o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, em caso de sintomas de complicações do vômito:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que pode causar vômito

Embora a vontade de vomitar seja relativamente comum, existem situações nas quais pode ser um sinal de alterações no organismo. Algumas são:

  • Problemas abdominais graves, como apendicite ou obstrução intestinal;
  • Alterações no sistema digestivo, como intoxicação alimentar ou úlcera;
  • Alterações do sistema nervoso, como meningite, hidrocefalia ou tumores;
  • Gravidez, especialmente depois da 6ª semana de gestação;
  • Uso de medicamentos, como Digoxina, Codeína ou quimioterápicos.

Embora existam algumas situações em que se pode induzir o vômito sem grandes riscos, caso a vontade de vomitar surja muito frequentemente e não melhore, ou seja acompanhado de outros sinais como sangue ou cheiro fétido, é importante ir ao hospital para avaliar a situação.

Veja quais as 10 principais causas de vômito.

Quando não provocar o vômito

O vômito nunca deve ser usado como uma forma de retirar comida ingerida do estômago apenas porque se comeu demais. Caso isso esteja acontecendo frequentemente, é possível que se esteja sofrendo com bulimia, um tipo de transtorno alimentar no qual a pessoa provoca o vômito após comer para não engordar. Saiba mais sobre a bulimia e como combater essa vontade.

Além disso, caso se tenha bebido algum veneno ou algum produto de limpeza, também não se deve vomitar, já que existe um risco muito elevado de causar queimaduras no esôfago.