Data da concepção: como calcular o dia em que engravidei

A concepção é o momento em que o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo, dando início ao processo da gestação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora seja um momento fácil de explicar, tentar descobrir em que dia aconteceu a concepção é bastante difícil, já que a mulher normalmente não sente qualquer sintoma e pode ter tido relações desprotegidas em diferentes dias próximos da concepção.

Assim, a data de concepção é calculada como um intervalo de 10 dias, que representa o período onde deverá ter acontecido a fecundação do óvulo.

Imagem ilustrativa número 1

Existem três formas principais para calcular o período da concepção:

1. Através da última menstruação

Para saber em que dias poderá ter engravidado, insira a data do primeiro dia da sua última menstruação:

Erro

É importante ter em consideração que essa calculadora é mais precisa para mulheres que possuem um ciclo regular de 28 dias. É indicado que sejam utilizados outros métodos para calcular o período da concepção se o ciclo for mais curto, maior ou irregular.

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Por exemplo, se a última menstruação apareceu no dia 5 de Março, significa que a concepção deverá ter acontecido entre os dias 16 a 26 de Março.

Marque uma consulta com o obstetra mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor como saber a data da concepção:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Através da data estimada do parto

Esta técnica é semelhante à do cálculo através da data da última menstruação e é usada, especialmente, por mulheres que não lembram quando foi o primeiro dia da última menstruação. Assim, através da data estimada pelo médico para o parto é possível descobrir quando poderá ter sido o primeiro dia da última menstruação e, depois, calcular o intervalo de tempo para a concepção.

Geralmente, o médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação e, por isso, se retirar essas 40 semanas à data provável para o parto, fica-se com a data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez. Com essa informação, é então possível calcular o período de 10 dias para a concepção, somando 11 a 21 dias a essa data.

Assim, no caso de uma mulher com data prevista de parto para o dia 10 de Novembro, por exemplo, deve-se retirar 40 semanas para descobrir o possível primeiro dia da última menstruação, que, neste caso será o dia 3 de Fevereiro. A esse dia, deve-se agora juntar os 11 e 21 dias para descobrir o intervalo de 10 dias para a concepção, que deverá ter sido então entre os dias 14 e 24 de Fevereiro

3. Através da idade gestacional

Para saber a data da concepção a partir da idade gestacional, é necessário realizar o a contagem para trás. Ou seja, o caso de estar com 20 semanas de gravidez em 15 de Novembro, por exemplo, ao subtrair 20 semanas, é possível verificar que a data da última menstruação foi em 28 de junho.