Condrossarcoma: o que é, sintomas e tratamento

O condrossarcoma é um tipo de câncer ósseo raro que se desenvolve nas células cartilaginosas principalmente na região pélvica, fêmur, joelho, braço, escápula, osso do esterno ou costelas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista Oncológico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de câncer é mais comum em homens adultos com mais de 50 anos, causando sintomas como dor nos ossos, inchaço e aparecimento de um caroço na região afetada.

O tratamento do condrossarcoma deve ser indicado pelo cirurgião ortopedista oncologista, que poderá indicar a realização de cirurgia, além de sessões de radioterapia e/ou quimioterapia, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de condrossarcoma

Os principais sintomas de condrossarcoma são:

  • Dor óssea na região afetada, que pode ser intermitente e piorar à noite;
  • Aparecimento de caroço no osso;
  • Inchaço no local afetado.

Além disso, conforme a progressão do câncer, a pessoa também pode apresentar outros sintomas como perda de peso sem motivo aparente e fadiga.

Os ossos geralmente afetados pelo condrossarcoma são os da pelve, fêmur, joelho, braço, escápula, esterno ou costelas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do condrossarcoma é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, do exame físico e do histórico de saúde da pessoa.

Se deseja confirmar o risco de condrossarcoma, marque uma consulta com o especialista mais perto da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem, como raio X, tomografia, cintilografia óssea, ressonância magnética e o PET-scan.

Leia também: Exame PET scan: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/pet-scan

No entanto, é comum que o médico também peça a realização de uma biópsia, já que é a única forma de diagnosticar definitivamente o câncer, quando os outros exames apresentam algum tipo de alteração.Veja o que é a biópsia e como é feita.

Possíveis causas

A maioria dos condrossarcomas é causado pela transformação maligna de osteocondromas e encondromas, que são tumores ósseos benignos que se formam a partir do tecido cartilaginoso.

Da mesma forma, pessoas que sofrem da doença de Ollier ou da síndrome de Maffucci apresentam maior risco de sofrer deste tipo de câncer.

Graus de condrossarcoma

Os graus do condrossarcoma são:

  • Condrossarcoma de baixo grau (grau I): Também chamado de tumor cartilaginoso atípico, tende a crescer mais lentamente e tem baixas chances de se espalhar;
  • Condrossarcoma de grau intermediário (grau II): é levemente mais propenso a se espalhar do que o de baixo grau;
  • Condrossarcoma de alto grau (grau III): é o que tem maior probabilidade de se espalhar e causar metástases;
  • Grau IV ou condrossarcoma desdiferenciado: É uma forma altamente agressiva e rara de condrossarcoma e tem prognóstico geralmente desfavorável por ser agressivo e de rápida disseminação.

O grau de um tumor é uma medida da rapidez com que ele pode crescer e se espalhar.

Como é feito o tratamento

O tratamento deve ser indicado pelo cirurgião oncologista ortopédico, conforme a idade da pessoa, o histórico médico, o tipo de condrossarcoma e o estágio da doença.

O principal objetivo do tratamento é a remoção do tumor, feito através de cirurgia. Em casos de diagnóstico tardio ou quando se trata de um tumor de crescimento rápido, também pode ser necessária a amputação do membro afetado, para evitar que quaisquer células tumorais que restem voltem a proliferar e causar câncer.

Embora o condrossarcoma não responda bem à quimioterapia e à radioterapia, estes tratamentos podem ser necessários se forem detectadas metástases. Isso acontece, pois esses tratamentos ajudam a combater as células cancerígenas em outras partes do corpo e a prevenir a progressão da doença.

Leia também: Como é feito o tratamento para câncer nos ossos (ósseo) tuasaude.com/como-e-feito-o-tratamento-para-cancer-nos-ossos

Expectativa de vida

A expectativa de vida da pessoa com condrossarcoma depende de vários fatores, como tipo de condrossarcoma, grau de malignidade, localização do tumor e se houve metástase.

Leia também: Metástase: o que é, sintomas, como acontece e tratamento tuasaude.com/metastase

A maioria dos condrossarcomas cresce lentamente e não metastatiza. No entanto, tipos mais raros podem ser mais agressivos e espalhar-se para os pulmões ou outras partes do corpo.

Em geral, o condrossarcoma de baixo grau ou que pode ser completamente removido, a expectativa de vida é boa. No entanto, os condrossarcomas de alto grau ou aqueles que não podem ser completamente removidos têm um prognóstico mais reservado.

Vídeos relacionados

TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

14:07 | 89.324 visualizações