Conjuntivite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras, causando sintomas como vermelhidão, coceira, dor, inchaço, excesso de lágrimas ou até pus.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa inflamação no olho pode afetar pessoas de qualquer idade, sendo normalmente causada por infecções por bactérias, fungos ou vírus, ou por alergias a poeira, ácaros ou produtos químicos, como shampoo, por exemplo.

Leia também: Inflamação no olho: sintomas, o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/inflamacao-no-olho

O tratamento da conjuntivite é feito pelo oftalmologista e varia de acordo com a sua causa, podendo ser indicado a aplicação de compressas frias, lágrimas artificiais ou pomadas e colírios com antibióticos ou corticoides.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de conjuntivite

Os principais sintomas de conjuntivite são:

  • Vermelhidão no olho afetado;
  • Inchaço na pálpebra;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Coceira;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Dor no olho;
  • Dificuldade para abrir o olho afetado;
  • Sensação de areia no olho.

Além disso, nos casos de ter sido causada por infecções, também pode surgir pus ou secreção espessa e amarelada, por exemplo. Veja todos os sintomas da conjuntivite.

A conjuntivite pode afetar um ou os dois olhos, sendo importante consultar o oftalmologista para que seja identificada a causa e indicado o tratamento mais adequado.

Teste online de sintomas

Para saber as chances de estar com conjuntivite, seleciona os sintomas que apresenta no teste a seguir:

  1. 1. Vermelhidão em um olho ou ambos
  2. 2. Sensação de queimação ou poeira no olho
  3. 3. Sensibilidade à luz
  4. 4. Íngua dolorida no pescoço ou junto do ouvido
  5. 5. Remela amarela nos olhos, especialmente ao acordar
  6. 6. Coceira intensa nos olhos
  7. 7. Espirros, coriza ou sensação de nariz entupido
  8. 8. Dificuldade para enxergar ou visão embaçada

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o oftalmologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da conjuntivite é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, bem como de quando se iniciaram, histórico de saúde e de alergias ou contato com produtos químicos.

Marque uma consulta com um oftalmologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico deve fazer um exame oftalmológico, como teste de acuidade e campo visual, avaliação da córnea, de motilidade extraocular e de reatividade das pupilas, por exemplo. Confira os principais exames oftalmológicos.

Quando a conjuntivite é recorrente, apresenta pus, é resistente ao tratamento, ou quando existe suspeita de conjuntivite por clamídia, gonorreia ou conjuntivite neonatal, o médico pode colher uma amostra da secreção do olho e enviar ao laboratório para análise, e assim, identificar a causa.

Possíveis causas

As principais causa de conjuntivite são:

  • Infecções por vírus, bactérias, fungos ou protozoários;
  • Alergias a poeira, pólen, ácaro, mofo, poluição, fumaça ou produtos cosméticos;
  • Uso de acessórios de maquiagem contaminados;
  • Má higienização das lentes de contato;
  • Coçar ou levar as mãos suas aos olhos;
  • Contato com água contaminada;
  • Objetos estranhos no olho;
  • Reação alérgica a colírios ou pomadas oftálmicas.

Além disso, o contato dos olhos com produtos químicos, como shampoo, condicionador ou produtos de limpeza, por exemplo, também podem causar conjuntivite.

Tipos de conjuntivite

A conjuntivite pode ser infecciosa ou não-infecciosa, sendo os principais tipos:

1. Conjuntivite bacteriana

A conjuntivite bacteriana é um tipo de conjuntivite infecciosa causada por bactérias, como S. aureus, Streptococcus pneumoniae, H. influenza, Chlamydia trachomatis ou Corynebacterium diphtheria.

Essas bactérias podem ser transmitidas através do contato próximo com uma pessoa com conjuntivite bacteriana, levar as mãos sujas aos olhos ou utilizar acessórios de maquiagem contaminados. Veja como se pega a conjuntivite bacteriana.

2. Conjuntivite viral

A conjuntivite viral é outro tipo de conjuntivite infecciosa causada por vírus, principalmente o adenovírus, sendo transmitida através de contato direto com o vírus, transmissão aérea e locais contaminados, como piscinas, por exemplo.

Outros vírus que podem causar esse tipo de conjuntivite são enterovirus, herpes simplex ou herpes zoster ou COVID-19. Saiba mais sobre a conjuntivite viral.

3. Conjuntivite fúngica

A conjuntivite fúngica é um tipo conjuntivite infecciosa mais raro, sendo causada por uso de lentes de contato mau higienizadas ou por contato acidental com madeiras contaminadas.

Os principais fungos que podem causar esse tipo de conjuntivite são Aspergillus spp. ou Fusarium spp, por exemplo.

4. Conjuntivite gonocócica

A conjuntivite gonocócica é uma conjuntivite infecciosa causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que causa a gonorreia, um tipo de infecção sexualmente transmissível.

Esse tipo de conjuntivite pode ocorrer em recém nascidos, sendo transmitida através do contato do bebê com secreções vaginais da mãe contaminadas com a bactéria, durante o parto vaginal.

Além disso, a conjuntivite gonocócica também pode ser transmitida pelo contato sexual direto com secreções ou levar a mão contaminada pela bactéria ao olho.

5. Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é um tipo de conjuntivite não infecciosa causada por alergias a poeira e ácaros, por exemplo, sendo mais comum durante a primavera ou quando o tempo está mais seco. Veja as principais causas da conjuntivite alérgica.

6. Conjuntivite tóxica

A conjuntivite tóxica é outro tipo de conjuntivite não-infecciosa, causada pelo contato com substâncias que causam irritação nos olhos, como cloro da piscina, shampoo, produtos de limpeza ou cosméticos, por exemplo.

7. Conjuntivite neonatal

A conjuntivite neonatal pode ocorrer no primeiro mês de vida do recém-nascido devido a obstrução do canal lacrimal ou infecções transmitidas durante o parto vaginal com secreções contaminadas por vírus ou bactérias.

Como é feito o tratamento

O tratamento da conjuntivite deve ser feito com orientação do oftalmologista e varia de acordo com o tipo de conjuntivite, podendo ser recomendado o uso de compressas frias no olho para reduzir a inflamação e o inchaço.

Nos casos de conjuntivite alérgica pode ser recomendado o uso de colírios hidratantes, antialérgicos ou corticoides, por exemplo.

Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirio

Já nos casos de conjuntivite bacteriana, o oftalmologista pode indicar colírios ou pomadas oftálmicas com antibióticos, como polimixina B ou moxifloxacino, por exemplo.

Caso tenha sido causada por gonorreia, o tratamento é feito com antibióticos orais ou injetáveis. Veja os principais tratamentos para conjuntivite.

Como evitar

Para evitar a conjuntivite é importante:

  • Evitar coçar os olhos ou levar as mãos sujas aos olhos;
  • Lavar as mãos frequentemente e sempre que for tocar no olho;
  • Limpar corretamente e não compartilhar acessórios de maquiagem;
  • Trocar as roupas de cama pelo menos 1 vez por semana;
  • Higienizar as lentes de contato corretamente;
  • Utilizar lenços ou compressas descartáveis para limpar os olhos;
  • Evitar contato com substâncias que possam causar alergias;

Além disso, é ainda muito importante evitar o contato próximo com outras pessoas com conjuntivite infecciosa, através de apertos de mão, beijos ou abraços, já que isso aumenta o risco de ter conjuntivite bacteriana, viral ou fúngica.

Leia também: Quantos dias dura a conjuntivite? Viral, alérgica e bacteriana tuasaude.com/quantos-dias-dura-a-conjuntivite

Vídeos relacionados

Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

10:33 | 294.508 visualizações

APRENDER A LAVAR AS MÃOS ✋

02:44 | 46.128 visualizações