O consumo excessivo de café durante a gravidez pode prejudicar o peso e o crescimento do bebê ou ainda causar o aborto. Isto porque o feto não possui a enzima responsável para digerir a cafeína, deixando-o em contato com essa substância por maior tempo.
No entanto, o café é uma bebida que contém boas quantidades de cafeína, uma substância com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e estimulantes, ajudando na prevenção de doenças como diabetes e infarto, além de melhorar a memória e o desempenho físico.
De acordo com a Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia, o consumo seguro de cafeína durante a gravidez é de até 200mg por dia, o que corresponde a 1 xícara de 340 ml de café coado, por exemplo. Ainda assim, é importante consultar o obstetra antes de consumir essa bebida.
Café na gravidez faz mal?
O consumo de pequenas quantidades de café não é prejudicial durante a gravidez e, por isso, a ingestão de até 340 ml de café coado por dia, o que equivale a 200mg de cafeína, é considerada segura pela Escola Americana de Obstetrícia e Ginecologia.
No entanto, o consumo de mais de 200mg de cafeína por dia durante a gravidez pode diminuir o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes pela placenta, atrapalhando o desenvolvimento do bebê durante a gestação ou ainda causando o aborto.
Além disso, durante a gravidez o organismo da mulher leva mais tempo para digerir a cafeína e, por isso, o consumo de café pode causar algumas alterações, como má digestão, insônia, tontura ou enjoos.
Quantidade máxima recomendada
A quantidade máxima recomendada de café durante a gravidez é de até 1 xícara de 340ml de café coado ou 1 xícara de 95ml de café expresso por dia, por exemplo, que contêm o máximo de 200 mg de cafeína.
Quantidade de cafeína nos alimentos
A tabela a seguir contém alguns alimentos e bebidas que também contêm cafeína:
A cafeína também pode ser encontrada em alguns refrigerantes, bebidas energéticas e chás industrializados. Conheça a quantidade de cafeína presente em outros alimentos.
Além disso, alguns remédios como Benegrip, Apracur, Doril, Dorflex, Coristina D, Neosaldina, Resfriol e Torsilax também podem conter cafeína.
Grávida pode tomar café descafeinado?
O café descafeinado contém pequenas quantidades de cafeína. Por isso, a mulher grávida pode consumir esse tipo de bebida sem prejudicar a gravidez ou a saúde do bebê.
Quem amamenta pode tomar café?
Durante a amamentação, a mulher pode consumir até 1 xícara (340 ml) de café coado, o que corresponde a até 200 mg de cafeína por dia. Isto porque o consumo elevado de café pela mãe pode causar irritabilidade e insônia no bebê.