O herpes zoster pode ser contagioso, principalmente para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus responsável pela doença, que também provoca a catapora.
Ou seja, caso a pessoa nunca tenha tido contato com o vírus da catapora e/ou não tenha sido vacinada e tenha entrado em contato direto com as lesões que surgem na pele ou com suas secreções, é possível que exista transmissão e desenvolvimento de doença.
No entanto, quem já teve catapora ou foi vacinado durante a infância, pode não ser contaminado, já que o corpo produz anticorpos contra uma nova infecção. Conheça mais sobre o herpes zoster.
Como se pega o vírus do herpes zoster
O risco de passar o vírus do herpes zoster é maior quando ainda existem bolhas na pele, pois o vírus se encontra nas secreções liberadas pelas feridas. Assim, é possível pegar o vírus quando se:
- Toca nas feridas ou nas secreções liberadas;
- Veste roupas que foram usadas por alguém infectado;
- Usa uma toalha de banho ou outros objetos que tenham entrado em contato direto com a pele de alguém infectado.
Dessa forma, quem tem herpes zoster deve ter alguns cuidados para evitar passar o vírus, especialmente se existir alguém próximo que nunca teve catapora. Alguns desses cuidados incluem lavar as mãos regularmente, evitar coçar as bolhas, cobrir as lesões da pele e nunca compartilhar objetos que tenham estado em contato direto com a pele.
Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-eQuem tem maior risco de pegar o vírus
O risco é maior em pessoas que nunca tiveram catapora ou que nunca foram vacinadas contra catapora. Além disso, no caso de já ter sido infectado pelo vírus, o herpes zoster pode se manifestar com mais facilidade em pessoas com mais de 60 anos, que possuem sistema imune mais comprometido devido a doenças, tratamento ou uso prolongado de medicamentos, como corticoides.
O que acontece quando o vírus é transmitido
Quando o vírus passa para outra pessoa, não provoca o herpes zoster, mas sim catapora. O herpes zoster só se aparece em quem já teve catapora anteriormente ou já teve um episódio de herpes zoster, isso porque o vírus permanece "adormecido" no organismo, ou seja, não consegue ser eliminado, voltando a ser ativado e levando ao aparecimento dos sintomas característicos da doença quando o sistema imune encontra-se mais enfraquecido.