O que é:
A contusão muscular geralmente é causada por uma pancada direta no músculo que provoca dor, inchaço e rigidez na região, sendo a coxa o local mais afetado.
Esse tipo de lesão é muito comum em atletas, principalmente em jogadores de futebol, mas pode acontecer em todos que praticam atividade física. A contusão muscular pode ser classificada em leve, moderada ou severa dependendo da gravidade da pancada e do tempo necessário para sua recuperação.
O tratamento para a contusão muscular inclui o uso de gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, aos poucos, a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios como o ultrassom, por exemplo.
Sintomas de contusão muscular
Os principais sintomas de contusão muscular são:
- Dor no local;
- Inchaço;
- Rigidez;
- Dificuldade para mexer o membro afetado;
- Diminuição da força e da mobilidade articular;
- Hematoma, em alguns casos.
Apesar dos sinais e sintomas de contusão poderem durar poucos dias, há maior risco de complicações no caso de haver novamente trauma direto na região e, por isso, é importante que o ortopedista seja consultado.
Principais causas
A contusão acontece quando há uma pancada direta no músculo, o que faz com que as fibras musculares fiquem danificadas e haja o aparecimento de sintomas. A contusão muscular é mais comum de acontecer em pessoas que praticam esportes de contato, principalmente na coxa e na panturrilha.
As contusões acontecem normalmente em atletas, sendo mais frequente em esportes de contato e acontecem com mais frequência na coxa e na panturrilha.
O que fazer em caso de suspeita
Em caso de suspeita de contusão muscular, é indicado que seja feita uma compressa gelada no local da lesão por cerca de 15 minutos, podendo fazer a compressa até 2 vezes ao dia. Além disso, é indicado que o ortopedista seja consultado para que seja feita uma avaliação do local para confirmar a contusão e descartar outras alterações mais graves.
Marque uma consulta com o médico mais próximo:
Como é o tratamento
O tratamento para contusão muscular normalmente é feito em casa, com repouso e compressa gelada. Além disso, o médico pode recomendar passar uma pomada com efeito anti-inflamatório e analgésico no local, fazendo uma massagem até que o produto seja completamente absorvido pela pele.
Também é recomendado alongar o músculo lesionado com cuidado, durante 30 segundos a 1 minuto de cada vez.
Durante cerca de 2 semanas a prática de esportes é desaconselhada para que o músculo possa se recuperar mais rapidamente. No entanto, os exercícios de alongamento podem ser realizados e também é possível fortalecer outros músculos do corpo, poupando somente o membro afetado. Se mesmo após seguir estes cuidados, a contusão não melhorar pode ser necessário fazer algumas sessões de fisioterapia para reabilitar o músculo e melhorar sua função.