É verdade que convulsão pode matar?

“Comecei a tratar epilepsia recentemente e li que algumas convulsões podem ser muito graves, o que me deixa preocupado. É verdade que convulsão pode matar?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

A convulsão pode colocar a vida da pessoa em risco especialmente quando a crise dura mais de 5 minutos ou acontece repetidamente dentro de poucos instantes. Essa condição é conhecida como status epilepticus e pode causar danos neurológicos irreversíveis.

Embora a maioria das crises não seja fatal, convulsões também podem afetar partes do cérebro que controlam a respiração ou surgirem durante atividades como nadar ou dirigir, podendo aumentar o risco de morte. Por isso, é importante fazer o tratamento de acordo com a orientação médica.

Além disso, o status epilepticus é uma emergência que necessita ser tratada rapidamente devido ao risco de danos aos neurônios e de complicações graves, como arritmias, lesões cardíacas ou insuficiência respiratória. Conheça os primeiros socorros para convulsão.

Nossa recomendação
A convulsão algumas vezes pode colocar a vida da pessoa em risco e, caso você esteja preocupado com o seu tratamento, o ideal é consultar um neurologista. O tratamento adequado pode prevenir novas crises, diminuindo o risco de complicações sérias.
Qual médico consultar: Neurologista
Marcar consulta
50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Neurologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.