O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular, possui o tamanho mais ou menos de uma mão fechada e formato de um cone. O peso do coração varia de acordo com peso corporal, idade e sexo da pessoa, sendo geralmente entre 230 g e 340 g nos adultos.
O coração está localizado abaixo do esterno, que é o osso no meio do peito que sustenta a clavícula e a costela, do lado esquerdo do peito, e a principal função desse órgão é bombear o sangue para todo o corpo.
Na presença de alterações nas funções do coração, algumas doenças podem surgir nesse órgão, como sopro no coração, coração grande, arritmia ou infarto. Por isso, é importante procurar um cardiologista caso surjam sintomas que possam indicar problemas no coração, como palpitações, falta de ar, dor no peito e cansaço, por exemplo.
Principais funções
O coração é o principal órgão do sistema cardiovascular e desempenha funções essenciais para o corpo, incluindo:
1. Bombear sangue para todo o corpo
O coração é responsável por bombear o sangue, através dos vasos sanguíneos, para todos os órgãos, músculos e tecidos.
Além disso, o coração também recebe do corpo o sangue sem oxigênio e rico em gás carbônico e o transporta para os pulmões. Nos pulmões, o sangue libera o gás carbônico e recebe oxigênio, retornando para o coração, que é, então, bombeado novamente para todo o corpo.
2. Controlar a frequência cardíaca
Através de um sistema próprio de estímulos elétricos, o coração controla os batimentos, mantendo a frequência cardíaca dentro do recomendado, que é entre 50 a 60 batimentos por minuto para adultos que praticam atividade física e idosos, por exemplo. Conheça a frequência cardíaca adequada para cada pessoa.
3. Equilibrar a pressão arterial
Durante os batimentos, o coração se contrai para bombear o sangue para o corpo, causando a pressão sistólica nas artérias, conhecida também como “valor mais alto'' (ex.: 135 mmHg). Já no intervalo entre as batidas do coração, esse órgão relaxa, diminuindo a pressão nas artérias, que é conhecida como pressão diastólica, ou o “valor mais baixo” (ex.: 80 mmHg).
Onde fica o coração
O coração está localizado acima do músculo do diafragma e abaixo do esterno, que é osso no meio do peito que sustenta a clavícula e a costela, ficando entre os pulmões e ligeiramente do lado esquerdo do peito.
Anatomia
O coração é um órgão muscular oco, com formato de um cone invertido e com o tamanho mais ou menos de uma mão fechada. O peso do coração varia de acordo com a idade, o sexo e o peso corporal de cada pessoa, sendo entre 280 g e 340 g nos homens e entre 230 e 280 gramas nas mulheres, por exemplo.
Esse órgão é composto por algumas estruturas:
- Paredes: são músculos que se contraem e relaxam para transportar o sangue para o corpo, sendo divididas em endocárdio, miocárdio, epicárdio e epicárdio;
- Câmaras: são divididas em 2 átrios e 2 ventrículos. O átrio direito recebe o sangue do corpo e o transporta até o ventrículo esquerdo. Já o átrio esquerdo recebe o sangue com oxigênio vindo dos pulmões e o bombeia para o ventrículo esquerdo. O ventrículo direito bombeia o sangue sem oxigênio para os pulmões e o ventrículo esquerdo bombeia o sangue para todo o corpo;
- Válvulas: as válvulas atrioventriculares, tricúspide, aórtica e pulmonar são responsáveis pela circulação de sangue entre os átrios e os ventrículos;
- Vasos sanguíneos: esse sistema é composto por artérias, que transportam o sangue com oxigênio para todo o corpo (exceto as artérias pulmonares); veias, que transportam o sangue sem oxigênio do corpo para o coração; e capilares, que são pequenos vasos onde o organismo faz as trocas de sangue sem oxigênio com o rico em oxigênio;
- Sistema de condução elétrica: este sistema é formado por células que transmitem impulsos elétricos entre as câmaras do coração, sendo responsável por controlar o ritmo dos batimentos cardíacos.
Além disso, as artérias coronárias, que cobrem todo o coração, são responsáveis por fornecer nutrientes para esse órgão.
Principais problemas no coração
Alguns problemas que podem surgir no coração incluem:
- Pressão alta;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Cardiopatia congênita;
- Sopro no coração;
- Angina;
- Coração grande, ou cardiomegalia;
- Insuficiência cardíaca;
- Arritmia;
- Taquicardia.
Os problemas no coração podem ser de causa hereditária, como síndrome de Brugada ou cardiopatia congênita; ou podem surgir devido a hábitos e estilos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em açúcar e gorduras, e sedentarismo, por exemplo.
Além disso, outro problema que também pode surgir nesse órgão é o coração acelerado, conhecido cientificamente como taquicardia, que pode acontecer devido a situações simples, como ansiedade ou consumo excessivo de café ou problemas mais sérios, como arritmia ou doenças na tireóide, por exemplo.
Teste online para problemas do coração
Se acha que pode estar com algum problema no coração, por favor selecione o que está sentindo, para saber qual o seu risco:
É importante lembrar que esta ferramenta serve apenas como orientação para tentar identificar a possível causa dos seus sintomas. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
Quando ir ao médico
É importante procurar um clínico geral ou cardiologista sempre que surgirem sintomas relacionados com problemas no coração, como cansaço recorrente, inchaço nos tornozelos, pernas ou pés, roncos durante o sono e suor frio.
No entanto, em casos de sintomas mais graves como dor no lado esquerdo do peito, dormência ou formigamento no braço esquerdo, tosse seca, enjoo, suor frio e aumento dos batimentos do coração, é importante procurar um atendimento médico de urgência.