Cordas vocais inflamadas são o inchaço, irritação e inflamação da laringe, onde se localizam as cordas vocais, causando sintomas como rouquidão, dor na garganta e alteração no tom da voz, por exemplo.
A inflamação das cordas vocais, também conhecida como laringite, geralmente ocorre devido a infecções virais ou irritação provocada pelo uso excessivo da voz, contato com fumaça ou ar pouco umidificado, por exemplo.
Leia também: Laringite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/laringiteO tratamento das cordas vocais inflamadas é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral e normalmente envolve o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos ou antibióticos, o que varia de acordo com sua causa.
Sintomas de cordas vocais inflamadas
Os principais sintomas das cordas vocais inflamadas são:
- Rouquidão;
- Voz baixa ou perda da voz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para falar;
- Alteração no tom da voz;
Outros sintomas como falta de ar para falar, dificuldade para engolir, engasgos frequentes, tosse, cansaço e queimação na garganta também podem estar presentes e indicar uma causa mais grave como paralisia das cordas vocais ou tumores.
Por isso, em caso de suspeita de inflamação das cordas vocais é recomendado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado.
Leia também: Rouquidão: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/rouquidaoComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da inflamação nas cordas vocais é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas e realização do exame físico observando a laringe.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Geralmente, não são necessários exames complementares, no entanto, o médico pode solicitar uma videolaringoscopia, caso os sintomas não melhorem em cerca de 3 semanas após a realização do tratamento.
Leia também: Videolaringoscopia: o que é, quando fazer e como é feita tuasaude.com/videolaringoscopiaAlém disso, caso seja necessário, o médico pode colher uma amostra das secreções das cordas vocais para ser analisado em laboratório e identificar o tipo de bactéria que está causando a infecção.
Possíveis causas
A inflamação nas cordas vocais pode ser causada por:
- Gripes ou resfriados;
- Infecção por bactérias ou fungos;
- Refluxo gastroesofágico;
- Alergias;
- Hábito de fumar;
- Uso excessivo da voz;
- Sinusite crônica.
Além disso, a inflamação nas cordas vocais também pode ser causada por ar pouco umidificado, inalação de fumaça, intubação orotraqueal ou consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas.
Leia também: Calo nas cordas vocais: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/calo-nas-cordas-vocaisComo é feito o tratamento
O tratamento para cordas vocais inflamadas deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e varia de acordo com a causa.
Os principais tratamentos para inflamação nas cordas vocais são:
1. Descansar a voz
Descansar a voz pode ser indicado pelo médico pois ajuda a aliviar o inchaço ou inflamação nas cordas vocais, devendo-se evitar falar muito, gritar ou cantar, por exemplo.
Isso é especialmente importante para pessoas que usam muito a voz, como cantores ou professores.
2. Beber bastante água
Beber bastante água pode ser indicado pelo médico para o tratamento da inflamação nas cordas vocais para aumentar a hidratação e umidificação das cordas vocais.
Além disso, beber água ajuda a reduzir a viscosidade de mucos das pregas vocais, facilitando sua eliminação.
Desta forma, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia em pequenos goles.
3. Umidificar o ar
Umidificar o ar é recomendado principalmente quando o ar está muito seco, pois ajuda a hidratar as vias aéreas e a reduzir a irritação ou inflamação nas cordas vocais.
Para umidificar o ar pode-se utilizar uma aparelho umidificador ou tomar um banho quente, respirando o vapor da água.
Leia também: Como umidificar o ar: 6 formas (simples e caseiras) tuasaude.com/como-umidificar-o-ar4. Evitar contato com produtos irritantes
Evitar contato com produtos irritantes, poeira, fumaça, cigarro, cheiros fortes ou produtos químicos, ajuda a reduzir a inflamação nas cordas vocais e aliviar os sintomas.
Além disso, é recomendado evitar alimentos muito quentes ou muito frios para não causar mais irritação ou piora da inflamação nas cordas vocais.
5. Usar remédios
Os remédios para cordas vocais inflamadas podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas ou tratar a causa da inflamação.
Os principais remédios para inflamação nas cordas vocais são:
- Analgésicos ou anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno;
- Antibióticos, como amoxicilina, claritromicina ou azitromicina;
- Antifúngicos, como nistatina, fluconazol ou itraconazol;
- Antialérgicos, como loratadina ou cetirizina;
- Corticoides, como prednisona ou prednisolona;
- Mucolíticos, como guaifenesina ou acetilcisteína.
Além disso, no caso das cordas inflamadas por refluxo gastroesofágico, pode ser indicado o uso de omeprazol, lansoprazol ou esomeprazol, por exemplo, além de alterações na dieta.
Leia também: 7 remédios para refluxo gastroesofágico (e como usar) tuasaude.com/remedios-para-refluxo6. Exercícios para cordas vocais inflamadas
Os exercícios para cordas vocais inflamadas podem ser indicados principalmente para pessoas que trabalham com o uso da voz, como professores, palestrantes ou cantores.
Esses exercícios devem ser feitos com orientação do fonoaudiólogo que pode indicar movimentos de vibração com a língua ou de rotação com os ombros para frente e para trás, por exemplo.
Opções de tratamento caseiro
O tratamento caseiro para cordas vocais inflamadas, como fazer gargarejo com água morna com sal, pode ajudar a aliviar a rouquidão ou dor de garganta, pois tem ação anti-inflamatória e antibacteriana.
No entanto, o tratamento caseiro para inflamação nas cordas vocais não deve substituir o tratamento indicado pelo médico. Conheça mais receitas que podem aliviar a dor de garganta da inflamação nas cordas vocais.
Leia também: 8 dicas para tratar a rouquidão em casa tuasaude.com/7-dicas-para-tratar-a-rouquidao-em-casa