A coriza é a secreção de surge devido à inflamação da mucosa que reveste o nariz, podendo ser transparente, amarelo ou misturado com sangue, e acompanhada de espirros e obstrução nasal.
A coriza, também chamada popularmente de nariz escorrendo, é mais comum que acontecer como consequência da rinite alérgica, no entanto pode estar também presente em caso de infecção das vias respiratórias por vírus ou bactérias. Quando não tratada, a coriza pode aumentar a probabilidade de se desenvolver a sinusite, bronquite ou mesmo a pneumonia, por exemplo.
Um ótimo remédio natural para a coriza, é o suco de caju, que é rico em vitamina C. Outra solução caseira muito importante para a coriza é a lavagem nasal com soro fisiológico, que permite a desobstrução das vias aéreas.
O que pode ser a sua coriza
Para descobrir a possível causa da sua coriza, ou nariz escorrendo, por favor responda às seguintes questões:
Esta triagem é uma ferramenta que deve ser usada apenas como orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o médico.
Causas de coriza
As principais causas de coriza são:
1. Rinite alérgica
A rinite alérgica corresponde à inflamação da mucosa que reveste o nariz, sendo normalmente desencadeada por poeira, pólen ou alterações climáticas. A coriza da rinite alérgica é transparente e normalmente é acompanhada por espirro, coceira no nariz e obstrução nasal.
O que fazer: A rinite alérgica pode ser controlada com o uso de remédios antialérgicos, sendo importante evitar também o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas.
Caso a rinite alérgica seja frequente, é recomendado ir ao alergologista para que seja feito tratamento mais específico de modo a evitar as crises de alergia e complicações, como otite, sinusite e problemas de sono.
2. Infecção viral
A infecção respiratória por vírus também leva ao aparecimento de coriza transparente, que pode surgir junto com outros sintomas da gripe e do resfriado, como dor de cabeça, dor muscular, mal-estar e febre, por exemplo.
O que fazer: Nesses casos, é importante ficar em repouso, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois assim é possível eliminar o vírus mais rápido e acelerar a recuperação do corpo.
3. Infecção bacteriana
No caso da infecção respiratória causada por bactérias, a coriza é amarelo-esverdeada e é normalmente indicativo de rinossinusite bacteriana, cujos sintomas são tosse, febre alta, dor e peso na cabeça.
O que fazer: Assim como na coriza devido à infecção viral, é recomendado ficar em repouso, beber bastante líquidos e ter uma alimentação saudável para eliminar mais rapidamente a bactéria e acelerar a recuperação. Em alguns casos, pode ser necessário também o uso de antibióticos, que deve ser feito conforme a recomendação do médico.
Se a coriza for constante, é importante ir ao alergologista ou clínico geral para que seja identificada a causa e possa ser iniciado o tratamento. Conheça as causas da coriza constante.
Coriza pode ser sintoma de COVID-19?
A coriza pode estar presente em alguns casos de COVID-19, principalmente nos casos de infecção pela variante delta, no entanto ter apenas coriza pode ser sinal de rinite alérgica, por exemplo.
No caso de COVID-19, além da coriza, é possível haver dor de cabeça, cansaço excessivo, tosse seca e persistente e febre. Confira os sintomas de COVID-19.
Como tratar a coriza
O tratamento da coriza é feito normalmente com medicamentos que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, sendo recomendado na maioria das vezes a utilização de remédios que combatem a gripe e a alergia, como antialérgicos e antitérmicos.
Além disso, é importante lavar bem as mãos, evitar ambientes com aglomerado de pessoas e com pouca ventilação e realizar a limpeza nasal periodicamente, para desobstruir as vias nasais e permitir a saída do agente causador da coriza. Saiba como fazer a lavagem nasal corretamente.