Coriza: o que é, principais causas e tratamento

A coriza, popularmente conhecida como nariz escorrendo, é um sintoma que surge em doenças em que há inflamação das fossas nasais e é caracterizada por corrimento nasal transparente, amarelo ou misturado com sangue, podendo ser acompanhada de espirros e obstrução nasal.

Quando não tratada, a coriza pode aumentar a probabilidade de se desenvolver a sinusite, bronquite ou mesmo a pneumonia, por exemplo. Um ótimo remédio natural para a coriza, é o suco de caju, que é rico em vitamina C. Outra solução caseira muito importante para a coriza é a lavagem nasal com soro fisiológico, que permite a desobstrução das vias aéreas.

Coriza: o que é, principais causas e tratamento

1. Rinite alérgica

A rinite alérgica corresponde à inflamação da mucosa que reveste o nariz, sendo normalmente desencadeada por poeira, pólen ou alterações climáticas. A coriza da rinite alérgica é transparente e normalmente é acompanhada por espirro, coceira no nariz e obstrução nasal.

O que fazer: A rinite alérgica pode ser controlada com o uso de remédios anti-alérgicos, sendo importante evitar também o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas. Caso a rinite alérgica seja frequente, é recomendado ir ao alergologista para que seja feito tratamento mais específico de modo a evitar as crises de alergia e complicações, como otite, sinusite e problemas de sono.

2. Infecção viral

A infecção respiratória por vírus também leva ao aparecimento de coriza transparente, que pode surgir junto com outros sintomas da gripe e do resfriado, como dor de cabeça, dor muscular, mal-estar e febre, por exemplo.

O que fazer: Nesses casos, é importante ficar em repouso, beber bastante líquido e ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois assim é possível eliminar o vírus mais rápido e acelerar a recuperação do corpo.

3. Infecção bacteriana

No caso da infecção respiratória causada por bactérias, a coriza é amarela-esverdeada e é normalmente indicativo de rinossinusite bacteriana, cujos sintomas são tosse, febre alta, dor e peso na cabeça.

O que fazer: Assim como na coriza devido à infecção viral, é recomendado ficar em repouso, beber bastante líquidos e ter uma alimentação saudável para eliminar mais rapidamente a bactéria e acelerar a recuperação. Em alguns casos, pode ser necessário também o uso de antibióticos, que deve ser feito conforme a recomendação do médico.

Se a coriza for constante, é importante ir ao alergologista ou clínico geral para que seja identificada a causa e possa ser iniciado o tratamento. Conheça as causas da coriza constante.

Coriza pode ser sintoma de COVID-19?

A coriza pode estar presente em alguns casos de COVID-19, principalmente nos casos de infecção pela variante delta, no entanto ter apenas coriza pode ser sinal de rinite alérgica, por exemplo. No caso de COVID-19, além da coriza, é possível haver dor de cabeça, cansaço excessivo, tosse seca e persistente e febre. Confira os sintomas de COVID-19.

Como tratar a coriza

O tratamento da coriza é feito normalmente com medicamentos que diminuem a inflamação e irritação da mucosa nasal, aliviando os sintomas, sendo recomendado na maioria das vezes a utilização de remédios que combatem a gripe e a alergia, como antialérgicos e antitérmicos. 

Além disso, é importante lavar bem as mãos, evitar ambientes com aglomerado de pessoas e com pouca ventilação e realizar a limpeza nasal periodicamente, para desobstruir as vias nasais e permitir a saída do agente causador da coriza. Saiba como fazer a lavagem nasal corretamente. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: