Cortisol: o que é, para que serve e sintomas de cortisol alto e baixo

O cortisol, conhecido como "hormônio do estresse", é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que possui funções importantes, como regular o metabolismo e a resposta ao estresse, além de equilibrar o sistema imunológico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Endocrinologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

O cortisol alto, seja por produção do próprio corpo, tumor, doenças ou uso prolongado de corticoides, causa uma condição conhecida como síndrome de Cushing. Já quando o cortisol está baixo, pode ser chamado de insuficiência adrenal e geralmente é causado por doenças na glândula adrenal, hipófise ou hipotálamo.

Os níveis de cortisol no sangue variam ao longo do dia, aumentando por volta das 3 a 4 horas da madrugada e atingindo seus níveis mais altos por volta das 9 horas da manhã. A partir daí, o nível de cortisol vai diminuindo, até atingir seus níveis mais baixos por volta das 23 horas.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

As principais funções do cortisol são regular o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras no corpo, equilibrar o sistema imunológico e controlar a pressão arterial.

Além disso, o cortisol também participa da regulação da resposta ao estresse, preparando o corpo para situações de estresse físico ou emocional.

Sintomas de cortisol alto

O cortisol alto pode causar sinais e sintomas como:

  • Ganho de peso;
  • Fraqueza;
  • Pressão alta;
  • Alterações de humor;
  • Rosto arredondado;
  • Alterações no ciclo menstrual;
  • Manchas na pele;
  • Enfraquecimento dos ossos.

Estes sintomas caracterizam a síndrome de Cushing, que é mais comum em pessoas que fazem uso prolongado e em doses elevadas de corticoides, como no tratamento de doenças como lúpus, artrite reumatoide ou asma, por exemplo.

Leia também: Cortisol alto: o que pode ser, sintomas (e como baixar) tuasaude.com/cortisol-alto

Como tratar o cortisol alto

O tratamento para cortisol alto deve ser sempre orientado por um endocrinologista, já que varia de acordo com a causa, podendo incluir praticar exercícios físicos e ter boas noites de sono.

Quando a causa do cortisol alto é grave, o médico pode indicar o uso de medicamentos, como metirapona e aminoglutetimida, por exemplo.

Sintomas de cortisol baixo

Os principais sintomas de cortisol baixo são:

  • Cansaço;
  • Perda do apetite;
  • Dor abdominal;
  • Pressão baixa;
  • Perda de peso;
  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

Os níveis diminuídos de cortisol no organismo caracterizam uma condição conhecida como insuficiência adrenal, que pode surgir quando existem doenças ou alterações na adrenal, na hipófise ou no hipotálamo, por exemplo.

Leia também: Cortisol baixo: sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/cortisol-baixo

Como tratar o cortisol baixo

O tratamento para cortisol baixo deve ser orientado pelo endocrinologista, mas normalmente é feito com a reposição de medicamentos corticoides, prednisona ou hidrocortisona e, em alguns casos, mineralocorticoides.

Como avaliar os níveis de cortisol

O exame para avaliar os níveis de cortisol é feito através da coleta de uma amostra de sangue, urina ou saliva, sendo indicado na suspeita de síndrome de Cushing ou insuficiência adrenal. Saiba mais sobre o exame de cortisol.

No caso de suspeita de insuficiência adrenal (cortisol baixo) geralmente é feita a coleta de manhã, entre as 8 e as 9 horas. Valores inferiores a 5 µg/dL indicam insuficiência adrenal e valores acima de 18 µg/dL excluem esse diagnóstico.

Já no caso de suspeita de síndrome de Cushing (cortisol alto), a coleta deve ser feita após a ingestão de 1 mg de dexametasona na noite anterior, ou através da dosagem na saliva ou urina.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.