Creatina para idosos: 6 benefícios, como tomar (e contraindicações)

A creatina para idosos oferece alguns benefícios, como manter ou aumentar a massa muscular, prevenir a sarcopenia, promover a autonomia e ainda pode melhorar a função cognitiva.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios são possíveis porque a creatina fornece energia para os músculos, promovendo o ganho de força e massa muscular, além de melhorar a resistência física e a capacidade de realizar tarefas funcionais.

Leia também: Creatina: o que é, para que serve, efeitos colaterais e contraindicações tuasaude.com/creatina

No entanto, o uso do suplemento de creatina por idosos deve ser feito somente com a orientação do nutricionista ou médico. Isso porque a creatina não é indicada em algumas situações e/ou pode causar efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da creatina para idosos

Os principais benefícios da creatina para idosos são:

1. Ajuda a manter ou aumentar massa muscular

A creatina para idosos ajuda a manter ou aumentar a massa muscular, pois esse suplemento fornece energia para os músculos, estimulando o crescimento dos tecidos musculares.

No entanto, esse objetivo é alcançado somente quando a creatina faz parte de uma alimentação balanceada e da prática regular de atividades físicas, incluindo treinos de resistência, como musculação, calistenia e treino funcional.

Leia também: 9 suplementos para ganhar massa muscular (e como usar) tuasaude.com/suplementos-para-ganhar-massa-muscular

2. Previne e trata a sarcopenia

A creatina para idosos previne e trata a sarcopenia, uma condição onde ocorre a redução da força, desempenho e massa muscular, causando fraqueza, perda do equilíbrio e desempenho físico para realizar atividades do dia a dia.

Isso é possível, pois a creatina, associada com treinos de resistência, promove o ganho de força e massa muscular, melhora a resistência física e a capacidade de realizar tarefas funcionais, enquanto diminui a perda de proteínas.

3. Pode melhorar a função cognitiva

Por aumentar o uso de oxigênio no cérebro, reduzir a fadiga mental, melhorar a cognição e a função executiva e/ou a memória, a creatina para idosos poderia melhorar a função cognitiva.

No entanto, mais pesquisas ainda são necessárias para confirmar se a suplementação de creatina pode realmente ser capaz de melhorar a função cognitiva em idosos.

4. Promove a autonomia

A creatina para idosos, é um suplemento que promove a autonomia, ao melhorar a qualidade de vida, promovendo a independência e diminuindo o risco de lesões.

Esses benefícios são alcançados, porque a creatina promove o fortalecimento muscular, diminui a perda de músculos e melhora a resistência física.

5. Pode ajudar a controlar a diabetes

Por possivelmente melhorar a sensibilidade da insulina, o hormônio que é responsável por regular os níveis de glicose no sangue, a creatina para idosos pode, junto com o tratamento médico, ajudar a controlar a diabetes tipo 2.

No entanto, é aconselhado que pessoas com diabetes usem a creatina somente sob a orientação do médico ou nutricionista.

6. Manter a saúde do coração

A creatina para idosos poderia ajudar a manter a saúde do coração, pois essa substância pode promover a redução dos níveis de triglicerídeos no sangue e participar no metabolismo e na saúde do coração.

Entretanto, mais estudos em seres humanos ainda são necessários para comprovar se o suplemento de creatina atua ou não na saúde do coração.

Como usar

A creatina em idosos deve ser usada na forma de cápsulas ou em pó, conforme a seguir:

  • Creatina em cápsulas: ingerir de cápsulas contendo de 3 a 5 g por dia, com 1 copo de água, leite ou suco;
  • Creatina em pó: diluir de 3 a 5 g em água, leite ou suco, por exemplo.

O suplemento de creatina pode ser usado por 3 meses até 5 anos, podendo ser tomada em qualquer horário do dia, antes ou depois dos treinos, já que esse suplemento oferece um efeito ao longo prazo no corpo e não imediato.

É importante tomar a creatina junto com um alimento ou suplemento fonte de carboidratos e proteínas, pois esses nutrientes melhoram a absorção da creatina.

Leia também: Como tomar creatina (em pó e cápsula): esquema de suplementação e dúvidas comuns tuasaude.com/tomar-creatina

Possíveis efeitos colaterais

O principal efeito colateral com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso, devido ao aumento da massa muscular.

Além disso, esse suplemento também pode causar sintomas como diarreia, dor na barriga, náuseas e câimbras em algumas pessoas.

Quem não pode usar

Como os estudos sobre o uso de creatinina por pessoas com problemas renais ainda são inconclusivos, pessoas com essas condições devem sempre consultar um médico ou nutricionista antes de usar esse suplemento.

Vídeos relacionados

Como crescer tomando CREATINA do jeito certo

10:27 | 54.327 visualizações