A creatinina é uma substância produzida pelos músculos e eliminada pelos rins, que serve para produzir energia para a contração muscular. A análise dos níveis de creatinina no sangue é útil para investigar alterações nos rins, como infecção renal ou insuficiência, já que nessas situações a creatinina não é eliminada corretamente e tende a estar mais alta que o normal.
O exame de creatinina é indicado pelo clínico geral ou urologista como exame de rotina ou quando existem sinais e sintomas que possam ser sugestivos de problemas renais, como cansaço excessivo, aumento do volume de urina, inchaço e dor na região lombar, por exemplo. Confira os 11 principais sintomas de problemas nos rins.
Além do exame de creatinina no sangue, em algumas situações, o médico pode também recomendar a avaliação da quantidade de creatinina liberada na urina durante o dia através do exame de urina de 24 horas.
Quando é indicado
O exame de creatinina normalmente é recomendado pelo clínico geral ou urologista para avaliar o funcionamento dos rins ou para investigar a presença de alguma alteração nesses órgãos quando existem sintomas como cansaço excessivo, perda de apetite, inchaço, dor na região lombar, alteração da frequência urinária e volume da urina.
Na maioria dos casos, o médico indica a realização da dosagem de creatinina no sangue, já que na presença de alterações no funcionamento dos rins, há aumento da quantidade dessa proteína no sangue.
Em alguns casos, principalmente quando existem sinais indicativos de alterações renais, o médico pode ainda indicar a dosagem de creatinina na urina, o que está incluído no exame de urina de 24 horas, em que toda a urina produzida no dia é coletada e analisada no laboratório. Veja mais detalhes do exame de urina de 24 horas.
Valores de referência de creatinina
Os valores de referência de creatinina no sangue variam de acordo com a idade e o gênero:
- Recém nascidos: 0,60 a 1,30 mg/dL;
- Bebês entre 1 e 6 meses: 0,40 a 0,60 mg/dL;
- Crianças e adolescentes (1 a 18 anos): 0,4 0 a 0,90 mg/dL;
- Mulheres adultas: 0,60 a 1,2 mg/dL;
- Homens adultos: 0,70 a 1,3 mg/dL.
É normal que a concentração de creatinina varie de acordo com a quantidade de massa muscular. Por esse motivo, sua concentração no sangue vai aumentando nas crianças e diminuindo nos adultos, conforme a idade. Além disso, é normal que homens tenham níveis normais de creatinina mais elevados.
O valor de referência de creatinina pode ainda variar de acordo com o laboratório, dependendo do método laboratorial utilizado para a análise. O ideal é que o resultado do exame de creatinina seja sempre avaliado por um médico.
O que pode causar creatinina alta
Níveis de creatinina alta no sangue podem ser indicativos de lesão nos vasos sanguíneos dos rins, infecção renal ou redução do fluxo de sangue para os rins, o que pode ser consequência de:
- Uso de alguns medicamentos que afetam a saúde do rim;
- Alimentação com excesso de proteína;
- Presença de pedra nos rins;
- Doenças crônicas, como hipertensão arterial ou diabetes descompensada.
Além disso, atletas e fisiculturistas também podem ter a creatinina alta devido à realização de atividade física intensa, não estando esse aumento necessariamente relacionado com alterações renais.
Leia também: Creatinina alta: causas, sintomas (e o que fazer) tuasaude.com/creatinina-altaQuando existe suspeita de problemas nos rins, o médico também pode pedir o exame de clearance de creatinina, no qual compara a quantidade de creatinina obtidos no sangue e na urina. Dessa forma, se o problema estiver nos rins, a quantidade de creatinina no sangue deverá ser superior à quantidade na urina. Saiba mais sobre o exame de clearance de creatinina.
Como saber o clearance de creatinina
Para saber o clearance de creatinina e, assim, avaliar o risco de problema nos rins, insira o resultado do seu exame de creatinina na calculadora a seguir:
O que pode causar creatinina baixa
Os valores de creatinina baixa no sangue não são motivo de preocupação e são mais frequentes em grávidas e em pacientes com doenças hepáticas, já que o fígado também é responsável pela produção de creatinina.
Leia também: Creatinina baixa: o que significa, sintomas e o que fazer tuasaude.com/creatinina-baixaNo entanto, em algumas pessoas também pode indicar doenças nos músculos, como distrofia muscular, por exemplo, que provoca outros sintomas como fraqueza, dor muscular ou dificuldade para movimentar os braços ou pernas.