O que é:
O cronograma capilar é um tratamento que envolve a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, sendo indicado para todos os tipos de cabelo, mas especialmente para cabelos danificados por tratamentos químicos, poluição, cloro da água ou radiação solar.
Esse tratamento é feito pelo período de 30 dias, fazendo hidratação, nutrição e reconstrução em dias diferentes, 3 vezes por semana, dando o período de pelo menos 48 horas entre as técnicas utilizadas, de forma a garantir melhores resultados.
O cronograma capilar pode ser feito em casa, no entanto, é recomendado ter a orientação de um profissional especializado em cuidados capilares, que pode indicar produtos específicos para cada fase do tratamento, de forma individualizada de acordo com as características do cabelo.
Para que serve
O cronograma capilar é indicado para hidratar, nutrir e reconstruir os fios de cabelo danificados por fatores externos, que incluem:
- Tratamentos químicos, como tinturas, alisamentos ou permanentes;
- Cloro da água de piscinas;
- Poluição;
- Agressão dos fios pelos raios UV do sol;
- Uso frequente de calor no cabelo, como chapinha ou secador.
O cronograma capilar ajuda a deixar os cabelos mais brilhantes, hidratados, com menos pontas duplas, e com uma textura mais agradável, podendo ser feito para todos os tipos de cabelo.
Como fazer
O cronograma capilar é feito utilizando três diferentes técnicas, que incluem:
1. Hidratação
A hidratação do cabelo é a primeira etapa do cronograma capilar, feita com máscaras hidratantes, de acordo com as características do cabelo, de forma a deixá-los mais hidratados, menos ressecados, mais brilhantes e macios.
Além disso, a hidratação ajuda a prevenir o surgimento de pontas duplas e queda dos fios.
Produtos: óleo de coco, Aloe Vera, glicerina, elastina, D-Pantenol ou vitaminas A, B, B5 ou E.
Como fazer: molhar o cabelo e tirar o excesso de água, e dependendo do produto, pode-se aplicar no cabelo seco. Aplicar a máscara hidratante concentrada mecha a mecha nos fios, deixando agir por alguns minutos, e enxaguando o cabelo em seguida, com o shampoo e o condicionador de uso habitual.
2. Nutrição
A nutrição é a segunda etapa do cronograma capilar, feita com óleos ou manteigas, pois ajudam a nutrir os fios, deixando-os mais saudáveis e sem frizz. Além disso, essa etapa selar a cutícula dos fios e potencializa os efeitos da hidratação capilar.
Essa etapa do cronograma capilar pode ser feita de diferentes formas, utilizando uma máscara de nutrição de ação rápida que contenham algumas das substâncias citadas anteriormente, umectação com os óleos durante o dia, ou umectação noturna, sendo neste caso recomendado para cabelos muito secos.
Produtos: óleos, como óleo de abacate, azeite de oliva ou óleo de rícino, ou manteigas, como manteiga de macadâmia, de coco ou de argan, por exemplo.
Como fazer: escolher a forma de nutrição que se deseja fazer e aplicar o produto no cabelo. No caso da máscara de nutrição de ação rápida, deve-se utilizá-la durante o banho, por 2 a 3 minutos e enxaguar em seguida. Já no caso da umectação com óleos, deve-se aplicar o óleo escolhido ou uma mistura de óleos no cabelo seco, deixando agir por 30 minutos e enxaguar com o shampoo e condicionador de uso habitual.
No caso da umectação noturna, deve-se aplicar o óleo em toda extensão do cabelo deixando agir por toda a noite, removendo-o na manhã seguinte. É importante evitar aplicar o óleo no couro cabeludo.
3. Reconstrução
A terceira etapa do cronograma capilar é a reconstrução, que é feita com máscaras hidratantes que ajudam a reconstruir a fibra capilar repondo proteínas e massa capilar perdida, sendo essa etapa importante especialmente para cabelos muito danificados.
Esta etapa do cronograma capilar ajuda a deixar o cabelo mais resistente, forte e elástico, além de mais brilhoso, macio e saudável.
Produtos: queratina, colágeno, arginina ou creatina.
Como fazer: aplicar a máscara hidratante mecha a mecha nos fios, deixando agir por alguns minutos, e enxaguando o cabelo em seguida, com o shampoo e o condicionador de uso habitual. Essa etapa também pode ser feita no salão com queratina no tratamento de cauterização capilar. Veja como é feita a cauterização capilar.
Como identificar as necessidades do cabelo
O cronograma capilar deve ser feito de acordo com as características dos fios e o que necessita para se manter nutrido.
Uma boa forma de saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução é fazendo o teste da porosidade do fio, colocando um fio de cabelo dentro de um copo com água.
Se o fio boiar, ele precisa de hidratação, se ficar no meio significa que precisa de nutrição e se afundar precisa de reconstrução. Veja mais sobre o teste de porosidade do fio.
Tabela de cronograma capilar
O cronograma capilar deve ser feito por 30 dias, 3 vezes por semana, respeitando o período de pelo menos 48 horas entre as técnicas utilizadas.
As tabelas a seguir mostram algumas formas de fazer o cronograma capilar, de acordo com as características e necessidades dos fios:
Fase 1: Quando o cabelo está muito danificado
Fase 2: Quando o cabelo está pouco danificado
Para manutenção: quando cabelo estiver saudável
De acordo com as características e necessidades do cabelo, pode-se fazer o cronograma, em que o cabelo deve ser lavado 3 vezes por semana, e em cada lavagem deve ser realizado um dos tratamentos que melhoram a aparência dos fios.
Por quanto tempo fazer o cronograma capilar
O cronograma capilar pode ser realizado por até 6 meses, sendo possível parar durante 1 mês, onde basta usar shampoo, condicionar e creme para pentear, caso ache necessário, e depois pode-se retornar ao cronograma.
Algumas pessoas não tem necessidade de parar a cronograma porque o cabelo não fica pesado, nem oleoso. Caso isso aconteça, pode ser preciso mudar os produtos e um cabeleireiro poderá indicar em que fase o seu cabelo está e qual o cronograma mais indicado para suas necessidades.
O ideal é que o cronograma de hidratação seja mantido por longos períodos porque é a melhor forma de manter o cabelo bonito e hidratado, com fios sem frizz ou pontas duplas. Uma boa indicação de que o tratamento está dando certo é não sentir a necessidade de cortar o cabelo, nem mesmo as pontas.
Quando os resultados podem ser vistos
Normalmente, no primeiro mês do cronograma capilar pode-se notar uma boa diferença no cabelo, que fica muito mais bonito, hidratado e sem frizz. No entanto, quando o cabelo está muito danificado devido ao uso de químicas como progressiva, relaxamento ou permanente, os melhores resultados podem ser vistos no segundo mês de tratamento.
Quem está passando pela transição capilar e não deseja mais alisar os fios artificialmente pode demorar de 6 a 8 meses para conseguir que seu cabelo fique completamente hidratado e com boa definição dos cachos, sem ter que recorrer a produtos químicos. Mas isso só é possível se além do cronograma, existirem cuidados diários com os fios.