A D-Ribose é um tipo de carboidrato simples que pode fornecer alguns benefícios para a saúde, como aumentar a energia, melhorar a performance física e ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca.
Esses possíveis benefícios acontecem porque a D-Ribose atua na formação de ATP, uma molécula importante para produção de energia, contração muscular e impulsos nervosos.
A D-Ribose é produzida naturalmente pelo corpo a partir dos alimentos, mas também pode ser obtida na forma de suplementos alimentares em pó, que podem ser consumidos no pré ou pós-treino.
Para que serve
As principais indicações da D-Ribose são:
1. Aumentar a energia
A D-Ribose pode aumentar a energia , diminuindo o cansaço. Isso acontece porque esse carboidrato ajuda na produção de ATP, uma molécula que armazena e libera energia no organismo, e que geralmente está reduzida após os exercícios de alta intensidade e longa duração, por exemplo.
Leia também: Carbogel: o que é, para que serve (e como usar) tuasaude.com/carbogel2. Melhorar a performance física
Além de ajudar a diminuir a fadiga durante e após os exercícios, a D-Ribose também ajuda na contração muscular e, por isso, poderia melhorar a performance física e o desempenho em exercícios físicos intensos, por exemplo.
No entanto, ainda são necessários mais estudos em seres humanos para se comprovar os possíveis benefícios dos suplementos de D-Ribose na melhora da performance física.
3. Ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca
A D-Ribose pode ajudar no tratamento da insuficiência cardíaca, já que esse carboidrato pode aumentar a produção de ATP nas células cardíacas, diminuindo os danos causados pela doença. Saiba como é feito o tratamento da insuficiência cardíaca.
Entretanto, os estudos científicos atuais são inconclusivos e, por isso, ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar os benefícios da D-Ribose no tratamento dessa condição.
4. Aliviar as dores musculares
A D-Ribose pode aliviar as dores musculares após os exercícios, ajudando a melhorar a recuperação dos danos musculares e melhorando, assim, a performance física. Confira outras formas de aliviar a dor muscular.
Além disso, a D-Ribose também pode ser indicada para aliviar a dor em casos de problemas de saúde como fibromialgia e síndrome de fadiga crônica. No entanto, ainda são necessários mais pesquisas para comprovar a eficácia da D-Ribose no tratamento dessas condições.
5. Participar na formação do DNA e RNA
A D-Ribose é uma carboidrato que participa na produção do ATP, uma molécula importante para a formação do DNA e RNA, que são ácidos nucleicos responsáveis por armazenar e transmitir informação genética e pela produção de novas proteínas no corpo.
D-Ribose emagrece?
A D-Ribose não emagrece, pois esse suplemento não favorece a queima de gordura corporal ou a diminuição da fome, já que não possui propriedades termogênicas ou sacietogênicas.
A D-Ribose engorda?
Assim como os alimentos fonte de carboidratos, cada 1g do suplemento de D-Ribose contém 4 calorias. Por isso, o consumo excessivo de D-Ribose pode engordar.
No entanto, a ingestão de quantidades moderadas de D-Ribose, associada a uma alimentação saudável e práticas regulares de exercícios físicos não engorda.
Quando tomar a D-Ribose
Os suplementos de D-Ribose podem ser indicados para aumentar a energia, melhorar a performance física e diminuir a dor muscular.
No entanto, ainda são necessários mais estudos em seres humanos para se comprovar os possíveis benefícios dos suplementos de D-Ribose.
Como tomar
Os suplementos de D-Ribose são comercializados sozinhos ou associados com outros suplementos, como a creatina, por exemplo.
A dosagem geralmente indicada desse suplemento é de até 10g por dia, que deve ser dissolvido em 1 copo de água, podendo ser tomado 1 hora antes ou imediatamente após os exercícios físicos.
No entanto, é aconselhado tomar esse suplemento somente com a orientação de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
O consumo de doses maiores que 20 g do suplemento de D-Ribose pode causar efeitos colaterais ,como diarreia, náuseas, queimação e dor de cabeça.
Quem não deve usar
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como crianças não devem usar a D-Ribose, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse suplemento nessas fases.
Pessoas com diabetes só devem usar a D-Ribose sob a orientação e e acompanhamento de um médico, já que esse suplemento pode causar hipoglicemia, que é uma condição onde os níveis de açúcar no sangue estão mais baixos que o normal. Conheça melhor oque é a hipoglicemia.