O Daflon é um remédio indicado para tratamento dos sintomas de insuficiência venosa leve ou hemorroidas, pois possui propriedades tônicas e protetoras dos vasos sanguíneos, que ajudam a diminuir a dilatação das veias, aumentando o tônus e a resistência dos pequenos vasos sanguíneos. Além disso, ajuda a normalizar a permeabilidade dos vasos sanguíneos e atua no sistema linfático, facilitando a eliminação de líquidos acumulados nas pernas.
Essas propriedades se devem aos seus compostos ativos, que são a diosmina e a hesperidina, que exercem sua ação sobre o fluxo sanguíneo que retorna das veias para o coração.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, como Daflon 500 ou Daflon 1000, e embora não precise de apresentação de receita médica, seu uso deve ser feito com orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.
Para que serve
O Daflon é indicado para o tratamento da insuficiência venosa leve e crônica dos membros inferiores, que causam sintomas como dor, sensação de peso nas pernas, tensão, formigamento, retenção de líquidos, inchaço, coceira ou varizes.
Além disso, o Daflon pode ser indicado para o tratamento de hemorroidas, pois tem ação anti-inflamatória, e protetora vascular, que atuam sobre as veias da hemorroida, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus do vaso sanguíneo.
O Daflon também pode ser indicado para o alívio de sintomas pré e pós-operatórios, de cirurgia de safena ou de hemorroida, e para aliviar a dor pélvica crônica associada à síndrome de congestão pélvica.
Como tomar
O Daflon deve ser tomado por via oral, sendo que as doses dependem da condição a ser tratada e da apresentação do remédio, e incluem:
Os comprimidos de Daflon podem ser tomados com água ou diluídos em um pouco de água antes de tomar, caso a pessoa tenha dificuldade em engolir.
É importante seguir as recomendações médicas quanto as doses e o tempo de tratamento dom Daflon, de acordo com a condição a ser tratada.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com Daflon são diarreia, azia, náusea ou vômitos.
Embora sejam raros, outros efeitos colaterais que podem surgir são dor de cabeça, mal-estar, erupção cutânea, coceira, urticária, tontura e inchaço da face, lábios ou pálpebras.
Quem não deve usar
O Daflon não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes, assim como crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.