Daltonismo: o que é, sintomas, tipos e tratamento (com teste online)

O daltonismo é uma condição em que a pessoa tem dificuldade ou incapacidade de distinguir algumas cores. Além disso, a pessoa também pode apresentar sensibilidade à luz e dificuldade para identificar o brilho das cores.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Existem vários tipos de daltonismo, como tritanopia, daltonismo acromático, ou monocromacia, e deuteranopia, que variam conforme o conjunto de cores que não a pessoa não consegue identificar.

O diagnóstico do daltonismo é feito pelo oftalmologista, através de testes específicos, para avaliar a capacidade da pessoa em diferenciar as cores. O tratamento do daltonismo pode ser feito com o uso de óculos ou lentes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de daltonismo

Os principais sintomas do daltonismo são:

  • Dificuldade de distinguir cores;
  • Dificuldade em perceber a diferença entre tons de cores;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para identificar o brilho das cores.

Em crianças, o daltonismo pode ser percebido pelos familiares ou professores na escola, através de sinais como dificuldade, falta de atenção ou interesse ao ler páginas coloridas, ou ao desenhar ou colorir com cores erradas, por exemplo.

Os sintomas do daltonismo podem ser leves, muitas vezes passando despercebidos pela pessoa, ou graves, levando ao surgimento de movimentos incontrolados nos olhos de um lado para o outro, chamado nistagmo.

Teste de daltonismo

Se deseja saber as suas chances de ter daltonismo, por favor responda as questões no teste a seguir:

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, desta forma, não deve substituir a consulta ou diagnóstico feitos pelo oftalmologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do daltonismo é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde da pessoa e história familiar de daltonismo.

Marque uma consulta com o oftalmologista, se deseja confirmar a possibilidade de ter daltonismo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico aplica um teste de cores, como teste de Ishihara ou de Farnsworth, que consiste na identificação de números ou caminhos presentes em imagens com padrões de cores diferentes.

Tipos de daltonismo

Os possíveis tipos de daltonismo são:

  • Tritanopia, tritanomalia ou daltonismo azul-amarelo: a pessoa com esse tipo apresenta dificuldades para distinguir a cor azul do amarelo;
  • Daltonismo acromático ou monocromacia: é o tipo mais raro, onde a pessoa apresenta deficiência total de visão de cores, enxergando somente branco, cinza ou preto;
  • Deuteranopia, protanopia, protanomalia e deuteranopia: também conhecido como daltonismo vermelho-verde, onde a pessoa tem dificuldade em diferenciar a cor vermelha da verde.

Os tipos de daltonismo são classificados de acordo com a dificuldade para enxergar um determinado conjunto de cores, devendo ser sempre diagnosticado pelo oftalmologista.

Leia também: Tipos de daltonismo e como tratar (com teste online) tuasaude.com/tipos-de-daltonismo

O que causa o daltonismo

O daltonismo é causado por uma alteração genética no cromossomo X, sendo geralmente passado de mãe para filho. Essa alteração genética acontece devido à ausência de cones, estruturas na retina que ajudam a distinguir as cores vermelho, verde e azul.

Embora seja mais raro, o daltonismo também pode ocorrer devido a algumas situações, como:

  • Glaucoma;
  • Degeneração macular;
  • Diabetes;
  • Anemia falciforme;
  • Esclerose múltipla, Alzheimer ou Parkinson;
  • Descolamento de retina;
  • Tumores cerebrais.

Além disso, o daltonismo também pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos, como hidroxicloroquina e fenitoína, e exposição a produtos químicos, como o dissulfeto de carbono ou tolueno.

Como é feito o tratamento

O tratamento feito pelo oftalmologista para o daltonismo inclui:

1. Sistema ADD

O sistema ADD cataloga cada cor com um símbolo, ajudando o daltônico a perceber as cores de uma forma simples, melhorando a qualidade de vida e a autoestima da pessoa.

Pessoas que não têm acesso ao sistema ADD, podem pedir ajuda de outras pessoas para escrever o símbolo adequado nas etiquetas das roupas, sapatos, canetas e lápis de cor, por exemplo.

2. Óculos e lente para daltônicos

Uma boa forma de conviver com o daltonismo é usar óculos e lentes de contato especiais, que ajudam a aumentar o contraste entre as cores para que sejam mais fáceis de distinguir.

Daltonismo tem cura?

O daltonismo não tem cura, no entanto, o tratamento indicado pelo oftalmologista pode promover melhora da qualidade de vida da pessoa.