O dedo em martelo é uma deformidade que pode causar sintomas como incapacidade para esticar a ponta do dedo e dor, vermelhidão ou inchaço no local, devido ao rompimento do tendão responsável pelo seu movimento.
A deformidade do dedo em martelo normalmente acontece devido a pancadas durante a prática de esportes que utilizam muito as mãos, como basquete ou vôlei, ou ao dobrar excessivamente as pontas dos dedos ao realizar tarefas domésticas e trabalhos manuais.
Em caso de suspeita de dedo em martelo, é recomendado consultar um ortopedista ou clínico geral assim que possível. Na maioria dos casos, o tratamento envolve a colocação de uma tala e deve ser feito idealmente dentro da primeira semana após a lesão.
Principais sintomas
Os principais sintomas do dedo em martelo são:
- Dor, inchaço, vermelhidão e/ou aumento da sensibilidade no dedo;
- Incapacidade para esticar a ponta do dedo;
- Ponta do dedo em posição anormal, geralmente apontada para baixo.
Sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão são mais comuns caso exista uma fratura e, em alguns casos, o único sintoma presente pode ser a incapacidade para esticar a ponta do dedo.
Leia também: Fraturas: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-fraturaAlém disso, os sintomas do dedo em martelo tendem a surgir após uma pancada no dedo ou após realizar um movimento que tenha forçado a sua ponta a se dobrar excessivamente.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do dedo em martelo normalmente é feito pelo ortopedista ou clínico geral baseado nos sintomas, histórico recente de uma lesão do dedo afetado e testes realizados pelo médico para avaliar o movimento da articulação.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um ortopedista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Além disso, é comum o médico indicar a radiografia do dedo para verificar a presença de fraturas e ou luxações, que é quando os ossos da articulação não estão alinhados corretamente. Entenda melhor o que é luxação e os sintomas.
Possíveis causas
O dedo em martelo é causado pela lesão do tendão responsável por esticar a ponta do dedo, sendo o resultado de um movimento anormal desta articulação que faz com que a ponta do dedo se dobre além do seu limite.
Este tipo de lesão é mais frequente em caso de pancadas nos dedos, especialmente ao praticar esportes como basebol, basquete ou vôlei, ou ao se realizar tarefas com as mãos, como arrumar a cama ou calçar meias, devido ao movimento que é feito.
Como é feito o tratamento
Na maioria dos casos, o tratamento do dedo em martelo envolve apenas colocação de uma órtese ou tala apropriada na ponta do dedo para mantê-la na posição correta até que a lesão se cure naturalmente, o que pode demorar de 6 a 8 semanas.
No entanto, em caso de fratura, luxação ou impossibilidade de uso da órtese, a cirurgia pode ser necessária. Além disso, mesmo que se passe meses ou anos sem tratamento, a cirurgia também pode ser indicada, embora normalmente não seja capaz de recuperar o movimento da articulação.
Leia também: Primeiros socorros para fraturas tuasaude.com/primeiro-socorros-em-fraturasPor isso, o tratamento do dedo em martelo deve ser feito pelo médico idealmente dentro da primeira semana após o evento que o causou para evitar desenvolver deformidades e aumentar as chances de recuperar o movimento do dedo.