A dor que surge após a extração de um dente tende a melhorar ao fim de 3 dias, mas a sua duração varia bastante de pessoa para pessoa. Isso porque a dor depende de alguns fatores, sendo os principais:
- Dificuldade em extrair o dente;
- Quantidade de dentes extraídos;
- Motivo que levou à extração do dente.
Entretanto, há algumas situações em que a dor constante pode indicar problemas. Quando é acompanhada de inchaço que não diminui após 3 dias da extração, pode ser um sinal de infecção e é muito importante consultar o dentista o o médico que fez a extração.
Quem usa alguns tipos de medicamentos também precisa estar atento à dor duradoura ou intensa após a extração do dente. Alguns exemplos são os bisfosfonatos e alguns agentes anticâncer, como bevacizumabe ou sunitinibe. Esses medicamentos aumentam o risco de osteonecrose da mandíbula, que é uma complicação rara, mas séria que pode surgir após a extração do dente.
Se sentir dor após extrair o dente e achar que algo pode não estar bem, entre em contato com o seu dentista ou procure uma unidade básica de saúde. Confira também algumas formas caseiras de aliviar a dor de dente.