Dente quebrado: sintomas, causas e o que fazer

O dente quebrado ou rachado pode ser causado devido a traumas no dente por quedas, pancadas ou acidentes, ou por comer alimentos duros, bruxismo ou cáries, podendo afetar a coroa ou a raiz do dente.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Dependendo da sua causa, o dente quebrado pode estar acompanhado de outros sintomas, como sangramento na gengiva, dor de dente, alterações na mastigação, por exemplo, embora em alguns casos também possa não provocar outros sintomas.

O dente quebrado deve sempre ser avaliado por um dentista, mas pode-se ter alguns cuidados até a consulta, como colocar uma gaze molhada em água fria sobre o dente ou fazer bochecho com água e sal.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de dente quebrado

Os principais sintomas de dente quebrado ou rachado são:

  • Dor de dente ao mastigar ou ao comer alimentos muito quentes, frios ou doces;
  • Dor de dente que vai e volta;
  • Inchaço na gengiva em volta do dente;
  • Presença de uma linha vertical no dente afetado;
  • Descoloração do dente.

Em alguns casos, o dente quebrado ou rachado pode não causar sintomas, ou ainda pode-se perceber visualmente que a falta de um pedaço do dente ou uma linha no dente, principalmente quando acontece nos dentes da frente.

O dente quebrado ou rachado deve ser avaliado pelo dentista que pode indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

O dente quebrado, rachado ou lascado pode ser causado por cáries, pancadas, batidas ou acidentes no dente, ou por mastigar alimentos muito duros, como balas duras, gelo ou nozes, por exemplo.

Outras causas de dente quebrado são bruxismo ou obturações muito largas que podem causar enfraquecimento do dente, o que aumenta o risco de rachaduras e fraturas.

Dente quebrado por cárie

O dente cariado pode se tornar mais frágil, o que aumenta o risco de fraturas ou rachaduras no dente.

A cárie no dente pode ser causada pela má higiene bucal, o que pode resultar na formação de placa bacteriana que afeta o esmalte dos dentes, deixando-o mais enfraquecido. Entenda melhor o que é cárie e como identificar.

O que fazer no caso de dente quebrado

Ao ter um sangramento ao quebrar o dente, deve-se:

  • Colocar uma compressa gaze molhada em água fria sobre o dente afetado ou fazer um bochecho com água fria;
  • Colocar uma pedra de gelo sobre o local afetado ou chupar um picolé, após parar o sangramento, para evitar o inchaço da boca.
  • Aplicar compressas frias no rosto do lado do dente quebrado, de forma a reduzir ou prevenir o inchaço;
  • Não usar enxaguantes bucais porque podem agravar o sangramento;
  • Evitar passar a escova de dente no local do sangramento.

Além disso, caso a pessoa sinta dor de dente, pode-se tomar um anti-inflamatório ou analgésico, como paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo.

Em todos os casos, deve-se consultar o dentista assim que possível ou ir ao um serviço de atendimento odontológico de urgência.

É possível consertar dente quebrado em casa?

Não é possível consertar o dente quebrado em casa, devendo sempre ser consertado pelo dentista, pois pode causar complicações se não tratado, como infecções ou doenças bucais.

Por isso, ao quebrar o dente, deve-se consultar o dentista o mais rápido possível para fazer o tratamento do dente afetado.

Como guardar o pedaço de dente quebrado

Algumas formas de guardar o dente quebrado para levar ao dentista são:

  • Lavar o pedaço do dente ou o dente inteiro apenas com água morna;
  • Colocar o pedaço do dente dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da própria pessoa;
  • Deixar o dente inteiro dentro da boca, no caso de adultos, para deixá-lo viável para ser reimplantado, o que deve acontecer no máximo 1 hora após o acidente.

Em seguida, deve-se ir imediatamente ao dentista ou a um serviço de urgência odontológico, para que o tratamento seja realizado de forma rápida e se tenha condições de reimplantar o dente afetado. Veja como é feito o implante dentário.

Como é feito o tratamento

O tratamento do dente quebrado ou rachado é feito pelo dentista, e varia de acordo com a gravidade e extensão da fratura do dente.

1. Consultas regulares

No caso de pequenas rachaduras no dente, que formam uma pequena linha fina no dente, o dentista pode recomendar apenas consultas regulares.

Isso porque, esse tipo de lesão afeta o esmalte externo do dente, sendo uma rachadura superficial, podendo causar apenas desconforto estético e não causa dor.

2. Colar o fragmento

Em alguns casos, o dentista pode colar o fragmento do dente quebrado, após limpeza e preparar adequadamente o dente afetado.

3. Obturação

A obturação do dente geralmente é indicada quando existe cárie ou para tratar o dente quebrado ou trincado não cariado.

Esse tipo de tratamento é feito retirando a parte do dente que está danificada, limpando e preparando o dente e depois colocando uma resina para restaurar a função e a forma do dente. Essa resina tem a mesma cor do dente, conferindo um aspecto natural.

Nos casos de dentes com cáries profundas que afetam o nervo, o tratamento é feito através de endodontia, também conhecida como tratamento de canal, para reconstruir a resina ou colocar coroa. Veja como é feito o tratamento do canal.

4. Polimento do dente

O polimento do dente é um dos tratamentos para o dente com uma pequena fratura ou rachadura leve.

Esse tipo de tratamento é feito desgastando um pouco o dente afetado no local em que está quebrado ou rachado e depois é feito um polimento, para deixá-lo liso.

5. Colocação de coroa no dente

A colocação de uma coroa de porcelana ou cerâmica no dente serve para substituir a coroa dentária natural quebrada ou com rachadura.

Esse tipo de tratamento é feito através de um pequeno desgaste no esmalte dentário e, posteriormente, retirada de um molde do dente afetado para confecção da prótese da coroa dentária, o que pode levar algumas semanas.

Quando a coroa dentária está pronta, o dentista aplica um cimento dentário para encaixar a prótese no lugar.

6. Extração do dente

A extração do dente, conhecida como exodontia, é indicada nos casos em que o dente quebrado tem a raiz, nervos ou outras estruturas muito danificadas, não sendo possível recuperar o dente. Veja como é feita a extração do dente.

Dente de leite quebrado

No caso de um dente de leite ter quebrado e saído completamente, não é preciso colocar outro dente no local pois a perda de um dente primário não causa qualquer alteração na posição dos dentes ou dificuldades na fala. E na fase correta o dente definitivo irá nascer normalmente.

Mas se a criança perder o dente num acidente, muito antes dos 6 ou 7 anos é importante avaliar com o dentista se vale a pena usar um aparelho para manter o espaço aberto para o dente definitivo nascer com facilidade.

Como restaurar um dente quebrado

O tratamento para restaurar o dente quebrado vai depender de qual parte do dente quebrou.

Quando um dente definitivo quebra por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no seu lugar. Mas se o dente definitivo tiver quebrado acima da linha óssea, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova.

Já se o dente quebrado afetar apenas o esmalte do dente, o dente poderá ser reconstruído apenas com compósitos. Saiba o que fazer se o dente estiver torto, entrado na gengiva ou ficar mole.

O dente quebrado volta a nascer?

O dente quebrado não volta a nascer, sendo necessário consultar o dentista para que seja feito o tratamento mais adequado para restaurar o dente. Nos casos em que o dente quebrado foi o de leite, é normal que o dente permanente nasça, no entanto esse nascimento é um processo natural, não sendo devido à quebra.

Quando ir ao dentista

É recomendado consultar o dentista sempre que:

  • O dente se encontra rachado, partido ou fora do lugar;
  • Surgem outras alterações no dente, como dente escuro ou mole, até 7 dias após a queda ou acidente;
  • Existe dificuldade para mastigar ou falar;
  • Surgem sinais de infecção como inchaço na boca, dor intensa ou febre.

Nestes casos, o dentista irá avaliar o local do dente afetado e diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado.