O que é:
O dente trincado pode acontecer quando se aperta demais os dentes, devido ao bruxismo, por exemplo, ou quando se morde um objeto muito duro, como balas, por exemplo.
O dente trincado ou rachado não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto pode causar dor e/ ou desconforto leve ao mastigar ou beber, podendo ser mais ou menos intensa de acordo com a região do dente afetada e extensão da rachadura.
Ao ser trincado, o dente não se regenera sozinho, sendo importante que o dentista seja consultado para que seja avaliada a extensão da trinca ou da rachadura e, assim, seja possível realizar o tratamento mais adequado, que pode envolver a realização de uma coroa, canal ou extração do dente, por exemplo.
Principais causas
A principal causa de dente trincado é a pressão causada no dente em casos de bruxismo, hábito de apertar os dentes ou ao se morder objetos duros, como gelo ou balas. Além disso, a pancada na boca, causada em acidentes, também é uma das causas de rachadura nos dentes, por isso deve ser lembrada sempre que surgir dor de dente persistente após este tipo de situação.
Em alguns casos, a pancada no dente pode fazê-lo partir-se por completo, sendo também necessário tratamentos específicos. Saiba o que fazer em caso de dente quebrado.
Como identificar
Os principais sinais de dente trincado são:
- Rachadura no dente;
- Maior sensibilidade no dente, em alguns casos;
- Dor de dente, quando atinge a dentina ou a polpa do dente.
A dor do dente trincado pode variar de leve, que surge de vez em quando, como também ser intensa e surgir sempre que se mastiga ou se bebe algo.
Nem sempre a rachadura ou trinca no dente é visível, por isso, na presença de sintomas que indiquem este problema, o dentista poderá fazer o exame clínico e, se necessário, exames de imagem como o raio-x, que podem visualizar algumas trincas maiores.
O que fazer
Para tratar o dente trincado, é necessário consultar o dentista, e existem algumas opções de tratamento, que incluem:
- Fazer acompanhamento regular como dentista, caso seja uma rachadura muito superficial e que não causa sintomas;
- Consertar o dente, com um tratamento de reparação que inclui o uso de um adesivo dental ou uma resina especial para restaurar o dente;
- Fazer um coroa dentária, para reforçar o dente enfraquecido;
- Fazer um tratamento de canal, para remover a polpa, caso ela seja atingida;
- Remover o dente, em último caso, quando a raiz está muito comprometida.
O tratamento pode ser indicado mesmo que seja um dente de leite, pois o dente rachado facilita a infecção por cáries ou formação placa bacteriana, devendo-se evitar manter este tipo de lesão por muito tempo, principalmente quando atingem partes profundas ao raiz do dente. Saiba quais sãos os perigos da cárie dentária e como tratar.