O dentista, ou cirurgião-dentista, é um profissional de saúde especializado em promover a higiene oral e por tratar problemas na boca e glândulas salivares, incluindo os ossos, os dentes, as gengivas, as bochechas, os lábios e a língua.
Algumas especialidades do dentista são a implantodontia, que é responsável pela reconstrução do dente através de implantes dentários, a odontopediatria, que é encarregada da prevenção e restauração da saúde oral da criança, e a ortodontia, que é responsável por prevenir e corrigir os dentes desalinhados.
O dentista pode atender em consultórios particulares, postos de saúde e hospitais, e alguns dos problemas tratados por esse profissional incluem cárie, dor de dente, gengivite, mordida cruzada e câncer de boca.
Que doenças o dentista trata
O dentista é responsável pela promoção da higiene oral, pela prevenção e tratamento de algumas situações, como:
- Cárie: uma infecção nos dentes causada por bactérias que se acumulam e formam placas, que perfuram o esmalte dos dentes, causando dor e desconforto;
- Gengivite: uma inflamação na gengiva que pode ser causada pela má higiene dentária;
- Tártaro: é a calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, podendo favorecer a formação de cáries, gengivite e mau hálito;
- Mordida cruzada: é o desalinhamento dos dentes, que pode facilitar o surgimento de situações, como cáries e doenças nas gengivas:
- Câncer de boca: um tipo de tumor que pode ser causado por situações, como fumo, consumo frequente de bebidas alcoólicas e má higiene bucal, por exemplo;
- Periodontite: uma infecção bacteriana que, se não for tratada adequadamente, pode levar à perda dos dentes;
- Aftas: pequenas lesões que podem surgir na boca, língua ou garganta, causando dor e desconforto ao falar e comer.
Além disso, o dentista também trata outros problemas, como mucocele, fraturas no dente e bruxismo, que é o ato de pressionar ou ranger os dentes e que pode causar dor de cabeça, desgaste e amolecimento dos dentes. Entenda melhor as causas e sintomas do bruxismo.
Os tratamentos indicados pelo dentista variam de acordo com o problema e podem incluir cirurgia, implante, canal, clareamento e restauração, além do uso de medicamentos, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.
Especialidades do dentista
Algumas das especialidades do dentista são implantodontia, odontopediatria, radiologia e odontogeriatria, que é a área da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal dos idosos.
Além disso, o dentista também pode atuar na ortodontia, a especialidade encarregada de prevenir e corrigir as más posições dos dentes e dos maxilares.
Quando marcar uma consulta
Assim que nascer o primeiro dente do bebê, é recomendado marcar uma consulta com um odontopediatra, que vai orientar os pais, ou responsáveis, sobre como fazer a higiene adequada dos dentes da criança.
Já para adultos, é recomendado marcar uma consulta com o dentista uma vez ao ano para prevenir o surgimento de problemas na boca. Além disso, deve-se ir ao dentista sempre que surgirem sinais e sintomas, como dor ou sensibilidade nos dentes, gengiva inchada, feridas ou aftas na boca, e ínguas no pescoço, por exemplo.
Durante a consulta, o dentista avalia o histórico de saúde, os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de também poder solicitar exames complementares que ajudam no diagnóstico dos problemas, como raio -X, exame de sangue e ressonância magnética.