Depilação: principais tipos, como fazer e cuidados

A depilação é um procedimento indicado para remover os pelos do corpo temporariamente ou definitivamente, incluindo técnicas como depilação a laser, com cera, linha, cremes e lâminas, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A depilação pode retirar os pelos completos da raiz ou somente cortá-los superficialmente na base da pele, podendo ser feita em regiões como sobrancelhas, buço, pernas, axilas, braços, virilhas e ânus.

Conforme a técnica, a depilação pode ser feita em casa ou em centros de tratamento estético, pelo dermatologista ou esteticista, sendo importante alguns cuidados após, como hidratar a pele e proteger a pele do sol.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de depilação

Os principais tipos de depilação são:

1. Depilação a laser

A depilação a laser é um tratamento que remove os pelos de forma definitiva, podendo ser feito por mulheres e homens nas axilas, pernas, virilha, região íntima e barba, por exemplo.

Existem diferentes tipos de depilação a laser, como diodo, luz intensa pulsada, laser ND:YAG, Alexandrite e Rubi, que variam conforme o tipo de pelo e pele. Conheça melhor sobre a depilação a laser.

Como é feita: este tipo de depilação pode ser feita pelo dermatologista ou esteticista, raspando os pelos da área a ser tratada, passando um anestésico local, ou usando equipamentos com ponteira que permite o resfriamento logo após os disparos do laser, e aplicando o laser na região.

Principais cuidados: após a depilação a laser, deve-se aplicar uma loção calmante na região, evitar a exposição ao sol ou fazer bronzeamento artificial entre as sessões e usar protetor solar diariamente.

2. Depilação com cera quente

A depilação com cera quente é geralmente indicada para as regiões pequenas do corpo ou com pelos mais grossos, como axilas, virilhas e ânus, porque ajuda a dilatar os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos.

Como é feita: para fazer depilação com cera quente, deve-se colocar a cera para aquecer e, quando estiver líquida, aplicar um pouco numa região pequena do corpo, como o braço, para testar textura e a temperatura da cera.

Em seguida, aplicar a cera com o roll-on ou espátula no sentido do crescimento dos pelos e aplicar uma folha sobre a cera. Puxar a folha, de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento do pelo.

Principais cuidados: após a pode-se ainda aplicar uma compressa fria ou creme calmante na região depilada, para reduzir a irritação e o desconforto. É importante também evitar a exposição ao sol durante 24 horas após a depilação.

Leia também: Cera caseira para depilação: como fazer e cuidados tuasaude.com/cera-caseira-para-depilacao

3. Depilação com cera fria

A depilação com cera fria é indicada principalmente para quem tem varizes ou sensibilidade ao calor, devendo ser usada quando os pelos já estão maiores e somente em regiões grandes, como braços e pernas.

Como é feita: limpar e secar bem a pele. Separar as folhas de cera e aplicá-las na direção do crescimento dos pelos, esfregando algumas vezes para garantir que a cera grude bem na pele. Em seguida, deve-se puxar a folha de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento do pelo, repetindo até remover todos os pelos.

Principais cuidados: é aconselhado aplicar um gel ou loção calmante após a depilação para acalmar a pele, além de evitar banhos quentes, saunas e luz solar direta por pelo menos 24 horas.

4. Depilação egípcia

A depilação egípcia, ou depilação com linha, é uma técnica para eliminar os pelos de qualquer região do corpo, como rosto e virilha, sem deixar a pele irritada, machucada ou vermelha, ou causar flacidez.

Como é feita: esticar a pele para facilitar a remoção do pele e diminuir a dor, colocar a parte da linha torcida sobre a parte do corpo que se deseja remover o pelo.

Em seguida, abrir e fechar os dedos de 1 das mãos, como se fosse uma tesoura, deixando o pelo dentro da parte maior da abertura da linha.

Principais cuidados: após a depilação com linha é aconselhado aplicar um creme hidratante e calmante no local.

5. Creme de depilação

O creme de depilação é uma forma prática, indolor e rápida de cortar os pelos, facilitando a sua retirada, podendo ser usado em várias partes do corpo, como pernas, braços, costas, axilas, barriga e peito, por exemplo.

Como é feita: aplicar uma camada do creme depilatório sobre a pele limpa e seca, com a ajuda de uma espátula, espalhando delicadamente na região desejada.

Aguardar entre 5 a 10 minutos e retirar o creme, usando a espátula. Em seguida, retirar o restante do creme, lavando a região com água e sabão.

Principais cuidados: após a depilação, é recomendado aplicar um creme calmante ou hidratante sobre a região depilada.

Leia também: Como usar o creme depilatório corretamente (passo a passo) tuasaude.com/creme-depilatorio

6. Depilação com depilador elétrico

A depilação com depilador elétrico é feita com um aparelho que contém pinças metálicas que puxam o pelo pela raiz, podendo ser usado nos braços, pernas, virilha, costas e barriga, por exemplo.

Como é feita: limpar e secar bem a pele. Em seguida, encostar o depilador na pele, sem pressionar e num ângulo de 90º, deslizando-o no sentido contrário ao nascimento dos pelos, de forma lenta.

Principais cuidados: Após a depilação, pode-se aplicar um creme calmante para ajudar a aliviar a irritação e diminuir o desconforto.

Leia também: Como usar o depilador elétrico tuasaude.com/depilador-eletrico

7. Depilação com pinça

A depilação com pinça remove os pelos, um a um, da raiz, sendo um pouco mais dolorido que os demais tipos e, por isso, geralmente é indicado somente para regiões do rosto, como buço, sobrancelha e queixo.

Como é feita: esticar bem a região da pele, com os dedos de uma das mãos. Em seguida, pegar o pelo, com a ponta da pinça, o mais próximo da raiz e arrancar rapidamente, no sentido do seu crescimento.

Principais cuidados: lavar o rosto com água fria ou aplicar compressas frias, após a depilação com pinça, ajuda a diminuir a vermelhidão, a irritação e a dor.

8. Depilação com lâmina

A depilação com lâmina é uma forma prática, rápida e econômica de cortar os pelos próximos da pele, sem arrancá-los da raiz. Esse tipo de depilação pode ser feita em grandes ou pequenas áreas, como barba, sobrancelhas, pernas, braços, axilas e virilha.

Como é feita: a depilação com lâmina deve ser feita com a pele úmida e ensaboada e os movimentos devem ser feitos sempre no sentido de crescimento do pelo.

Principais cuidados: é aconselhado aplicar um creme hidratante na pele após a depilação para hidratá-la, já que fica muito sensível e irritada.

Leia também: 7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita tuasaude.com/7-passos-para-a-depilacao-com-lamina-ficar-perfeita

Diferença entre epilação e depilação

A epilação é a retirada dos pelos pela raiz ou bulbo piloso, incluindo cera, pinça, depilador elétrico, depilação a laser e depilação com linha, por exemplo, fornecendo resultados mais duradouros.

Leia também: Epilação: o que é, como é feita e cuidados tuasaude.com/epilacao

Já apesar do termo depilação ser usado como qualquer método de remoção de pelos, esta é uma técnica que remove somente o pelo que está na superfície da pele, podendo incluir creme de depilação e lâminas.

Quem não deve fazer

A depilação a laser não é indicada para pessoas com herpes labial ou genital, epilepsia, problemas na pele, como feridas, psoríase e vitiligo, e mulheres grávidas, por exemplo.

Já as outras formas de depilação devem ser evitadas por pessoas com feridas, verrugas, queimaduras ou peles sensíveis.

Vídeos relacionados

DEPILAÇÃO A LASER: tudo o que precisa saber

08:01 | 367.859 visualizações