A depilação a laser a pele negra pode ser realizada sem o risco de queimaduras, quando se utilizam equipamentos como o laser diodo e o laser Nd:YAG, pois eles mantém a direção da energia pontual, afetando somente o bulbo capilar, que é a porção inicial do pelo, e distribui pouco calor na superfície da pele, sem causar queimaduras.
Além disso, estes equipamentos de laser possuem um sistema mais moderno em que a superfície de contato com a pele é resfriada, diminuindo a dor e o desconforto após cada disparo.
A depilação a laser para pele negra é normalmente indicado para remoção estética definitiva de pelos, ou nos casos de foliculite frequente, pois a pele negra tem maior risco de ficar com manchas na pele. Esse tipo de tratamento elimina até 95% dos pelos durante o tratamento completo, necessitando geralmente de 1 sessão de manutenção a cada ano. Veja como funciona a depilação a laser.
Quando é indicada
A depilação a laser para pele negra é indicada para remoção definitiva de pelos, existindo aparelhos específicos que podem ser usados em peles negras.
Além disso, a depilação a laser é indicada para a prevenção da foliculite, uma vez que a pele negra têm um maior risco de sofrer com essa condição, e assim, o laser evita o surgimento de manchas escuras que podem ficar na pele causadas pela foliculite.
Se deseja agendar uma depilação a laser, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo à sua região:
Qual o laser mais indicado para pele negra?
Existem 2 tipos de laser mais indicados para pele negra, que são:
- Laser diodo: tem um comprimento de onda de 810 nm, que penetra profundamente na pele, causando menos danos na pele, sendo seguro para fototipos de pele morena clara, média e escura;
- Laser Nd:YAG: tem um comprimento de onda de 1064 nm, que também tem uma boa penetração na pele, sem afetar a melanina da pele, mas direcionada ao bulbo do pelo, indicada para peles morena clara, média e escura, e pele negra.
A profundidade de penetração do laser na pele é importante, pois quanto mais penetra na pele, menor a capacidade da melanina presente na pele absorver o calor e menor o risco de queimaduras em peles morenas e negras.
Porque é que o laser convencional não é indicado?
Durante a depilação com laser convencional, o laser é atraído pela melanina, que é o pigmento presente nos pelos e na pele, não conseguindo distinguir entre um e outro e, por essa razão, no caso de peles negras ou muito bronzeadas, que têm muita melanina, os lasers convencionais podem causar queimaduras, o que não acontece com o laser de Nd:YAG e o laser de diodo.
Como se preparar
Para realizar a depilação à laser, é importante:
- Não ter feito depilação com cera há menos de 20 dias, depilar somente com lâmina no momento da depilação à laser;
- Não usar tratamentos com ácidos na pele cerca de 10 dias antes do tratamento;
- Não se expor ao sol 1 mês antes do tratamento;
- Aplicar filtro solar diariamente na região depilada.
O tempo de intervalo entre cada sessão varia entre 30-45 dias.
Onde e quantas sessões fazer
Pode-se realizar a depilação à laser para pele negra em clínicas dermatológicas e de estética. O número de sessões a fazer pode variar de pessoa para pessoa, mas é indicado realizar cerca de 4-6 sessões por região.
Antes de realizar cada sessão, é importante certificar-se de que quem realiza o procedimento é um médico ou um profissional especializado em estética, pois são devidamente habilitados para este tipo de tratamento.
Assista o vídeo seguinte e esclareça as suas dúvidas sobre a depilação a laser:
DEPILAÇÃO A LASER: tudo o que precisa saber
08:01 | 370.763 visualizaçõesRiscos da depilação a laser
Atualmente, a depilação a laser para pele negra é considerada segura quando realizada pelo dermatologista ou um profissional especializado em estética, utilizando os aparelhos específicos para pele negra, o laser diodo ou Nd:YAG.
Esses aparelhos reduzem os riscos de queimaduras, queloides ou manchas na pele, como pode acontecer com os aparelhos de laser convencionais.