A dermatite alérgica é causada pelo contato da pele com uma substância irritativa, como sabonetes, produtos cosméticos, bijuteria ou, até, picadas de pulga, provocando o aparecimento de manchas vermelhas e coceira no local que esteve em contato com a substância.
A dermatite alérgica, também chamada de dermatite de contato alérgica não provoca problemas de saúde, nem coloca a vida em risco, no entanto, pode ser muito desconfortável ou provocar infecções na pele, caso não seja tratada adequadamente.
O tratamento da dermatite alérgica deve ser feito com orientação do dermatologista, que pode indicar o uso de pomadas corticoides ou antialérgicos orais, além de evitar o contato com a substância a que se é alérgico e, por isso, pode ser necessário fazer um teste de alergia, de forma a identificar a substância que está causando a dermatite.
Sintomas da dermatite alérgica
Os sintomas da dermatite alérgica são:
- Bolhas vermelhas ou brancas, com líquido, na pele;
- Coceira intensa;
- Vermelhidão e inchaço local;
- Manchas escuras na pele;
- Sensação de queimação ou ardor;
- Pele seca ou descamando;
- Aumento da sensibilidade no local;
- Formação de pequenas crostas na pele.
Esses sintomas podem surgir logo após o contato com a substância ou demorar de 24 a 72 horas para aparecer, dependendo da intensidade da alergia, do sistema imune e do tempo de contato com a substância.
A dermatite atópica pode atingir qualquer parte do corpo que teve contato com a substância irritante, como couro cabeludo, rosto, pálpebras, pescoço, axilas, tronco, mãos e pés, por exemplo, e ocorrer de forma isolada ou frequente, especialmente em pessoas que têm tendência a ter alergias.
Geralmente, esses sintomas melhoram em 2 a 4 semanas, no entanto, caso não melhore em cerca de 3 semanas, ou afete olhos, órgãos genitais, boca ou lábios, é recomendado consultar o dermatologista, para que seja feito o tratamento mais adequado.
Teste online de sintomas
Se deseja saber se tem dermatite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um dermatologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dermatite alérgica é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e do contato com substâncias, além do exame físico da pele e exames de sangue.
Para confirmar o risco de dermatite atópica, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
Para identificar o tipo de substância que possa ter causado a alergia, o médico deve solicitar um teste alérgico, que é realizado no consultório médico aplicando diferentes substâncias na pele, para verificar o surgimento dos sintomas. Veja como é feito o teste de alergia.
Possíveis causas
As causas mais comuns da dermatite alérgica é o contato com:
- Níquel, presente em bijuterias ou fivelas de cinto;
- Tintas de cabelo, contendo parafenilenodiamina (PPD);
- Produtos cosméticos ou protetor solar;
- Perfumes, cremes dentais ou enxaguantes bucais que contenham bálsamo do peru;
- Formol;
- Sabonetes líquidos;
- Látex, em luvas ou preservativos;
- Pólen de ambrosia;
- Picada de pulga;
- Uso de cremes antibióticos contendo neomicina ou bacitracina;
- Uso de pomada de benzocaína, para o tratamento do líquen escleroso.
Além disso, outra causa comum da dermatite alérgica é o contato com a planta hera venenosa, que possui urushiol na sua composição, uma substância altamente irritante e alergênica.
Como é o tratamento
O tratamento para dermatite alérgica deve ser orientado por um dermatologista, sendo normalmente recomendado evitar o contato com a substância que está provocando alergia, de forma a aliviar os sintomas e impedir que a dermatite volte a surgir.
Além disso, o médico pode indicar o uso cremes hidratantes, para hidratar e manter a umidade da pele, aliviar o ressecamento, a sensação de pele áspera, a coceira ou irritação da pele, ou o uso de pomadas corticoides, como o propionato de clobetasol ou triancinolona, para reduzir a inflamação da pele e aliviar os sintomas.
Nos casos mais graves, o médico pode ainda indicar o uso de antialérgicos orais, como a hidroxizina, ou corticoides orais, como a prednisona ou prednisolona.
O tempo de tratamento com remédios ou pomadas deve sempre ser orientado pelo médico.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados são importantes durante o tratamento da dermatite alérgica, como:
- Evitar o contato com a substância ou objeto que causou a alergia na pele;
- Aplicar compressas frias de 2 a 4 vezes por dia, por cerca de 15 a 30 minutos de cada vez;
- Evitar coçar o local da pele afetada;
- Utilizar sabonete neutro para evitar irritação da pele;
- Evitar passar perfume ou loções perfumadas na pele;
- Aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios, como as sementes de chia, por exemplo, podem ajudar a desinflamar a pele. Veja uma lista completa dos alimentos para dermatite;
- Aplicar hidratantes indicados pelo médico.
Além disso, existem algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas da dermatite alérgica ou complementar o tratamento indicado pelo médico, como cremes ou loções com ação calmante para a pele, como camomila ou alfazema, por exemplo. Veja outras opções de remédios caseiros para dermatite.