Dermatite atópica é a inflamação crônica da pele que causa sintomas como ressecamento, placas e bolhas com coceira, que pode levar à formação de feridas, podendo acontecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em bebês e crianças com até 5 anos.
A dermatite atópica, também chamada de eczema, pode ser desencadeada por uma combinação de fatores, e não é contagiosa. Os locais mais afetados variam de acordo com a idade, sendo mais comum nas dobras dos braços e joelhos, podendo, também, aparecer nas bochechas e junto às orelhas dos bebês, ou no pescoço, mãos e pés dos adultos.
Leia também: Eczema: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/eczemaApesar de não ter cura, a dermatite atópica pode ser tratada com remédios anti-inflamatórios em pomada ou comprimidos, de acordo com a orientação do dermatologista, e com a hidratação da pele, sendo também importante identificar o fator responsável por estimular os sintomas.
Sintomas de dermatite atópica
Os principais sintomas da dermatite atópica são:
- Ressecamento da pele;
- Coceira;
- Inchaço na pele;
- Vermelhidão;
- Descamação da pele, devido ao ressecamento;
- Aparecimento de pequenas bolinhas;
- Formação de feridas, devido ao ato de coçar constantemente;
- Mudança na cor de uma área da pele, que pode ficar mais clara ou mais escura que o normal.
Estas lesões podem surgir em qualquer idade e tendem a aparecer por períodos de "surto", desaparecendo após alguns dias. Saiba reconhecer os sintomas de dermatite atópica.
Devido ao ressecamento da pele, coceira e formação de feridas, há maior risco de desenvolver infecção na pele causada por bactérias, vírus ou fungos, o que pode agravar a inflamação, piorar os sintomas e dificultar o tratamento.
Teste online de sintomas
Para saber a possibilidade de ter dermatite atópica, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico nem substituir a consulta com o dermatologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dermatite atópica é feito pelo dermatologista principalmente por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Se deseja confirmar o risco de dermatite atópica, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
Além disso, o médico deve levar em consideração a história clínica da pessoa, ou seja, a frequência com que surgem os sintomas e em que situações aparecem, ou seja, se surge em momentos de estresse ou como consequência de rinite alérgica, por exemplo.
É importante que o diagnóstico da dermatite atópica seja feito assim que surgirem os primeiros sintomas para que o tratamento possa ser iniciado logo em seguida e sejam prevenidas complicações, principalmente as infecções na pele.
Causas de dermatite atópica
As causas da dermatite atópica ainda não estão muito bem esclarecidas, no entanto acredita-se que possa acontecer devido a alterações no funcionamento do sistema imunológico ou na pele.
Além disso, alguns fatores podem favorecer o aparecimento dos sintomas da dermatite atópica, como:
- Mudança no clima;
- Fumaça;
- Poluição;
- Detergentes;
- Produto muito concentrado para lavar roupa;
- Contato com tecidos sintéticos.
É importante observar se os sintoma surgem após a exposição a alguns desses fatores, pois assim é possível evitá-lo e prevenir o aparecimento dos sintomas.
A dermatite atópica é transmissível?
A dermatite atópica não é transmissível, já que não é causada por microrganismos, mas sim por uma combinação de fatores que levam à inflamação da pele e aparecimento dos sintomas.
Como é feito o tratamento
O tratamento para dermatite atópica pode ser feito com o uso de cremes ou pomadas corticoides prescritos pelo dermatologista, como Dexclorfeniramina ou Dexametasona, 2 vezes ao dia. Veja quais são as principais pomadas indicadas na dermatite atópica.
É importante adotar alguns hábitos para diminuir a inflamação e tratar as crises, como:
- Usar hidratantes à base de ureia, evitando-se produtos como cor e cheiro;
- Não tomar banho com água quente;
- Evitar tomar mais de um banho por dia;
- Evitar alimentos com maior possibilidade de causar alergias, como camarão, amendoim ou leite.
Além disso, podem ser necessários medicamentos em comprimido, como antialérgicos ou corticoides, prescritos pelo dermatologista, para diminuir as crises de coceira e inflamações graves. Entenda mais sobre o tratamento para dermatite atópica.
Conheça um pouco mais sobre a dermatite atópica e como pode ser feito o tratamento: