A dermatite em bebês, conhecida popularmente como assadura, acontece quando a pele do bebê fica muito tempo em contato com substâncias irritantes, como urina, saliva ou alguns tipos de cremes, resultando em uma inflamação que deixa a pele vermelha, escamando, coçando e dolorida.
Embora a dermatite não seja uma condição grave e tenha cura quando tratada adequadamente, deve ser evitada, pois a irritação da pele pode provocar o surgimento de feridas que podem infectar, especialmente em locais como o bumbum.
Em caso de suspeita de dermatite no bebê, é recomendado consultar um pediatra ou dermatologista pediátrico. O tratamento pode envolver medidas como evitar o contato da pele do bebê com os possíveis causadores e a aplicação de pomadas para dermatite, por exemplo.
Principais sintomas
Os sinais e sintomas característicos de uma dermatite são:
- Manchas vermelhas na pele que descamam;
- Pequenas bolinhas ou bolhas vermelhas na pele que coçam;
- Choro e irritação mais frequentes.
Normalmente, as alterações na pele surgem em regiões com dobras de pele ou que estão em contato frequente com roupa, como o pescoço, a região íntima ou os punhos.
Teste online de sintomas
Para saber a possibilidade de ter dermatite, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um dermatologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de dermatite em bebês é feito pelo pediatra ou dermatologista pediátrico baseado nos sintomas apresentados, características das lesões e histórico de contato repetitivo ou prolongado da pele com urina, fezes, saliva ou outras substâncias irritantes, por exemplo.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um pediatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Possíveis causas
As dermatite no bebê pode ser causado por:
- Contato frequente com urina ou fezes;
- Uso de pomadas e cremes;
- Perfumes;
- Sabonetes;
- Tecidos;
- Bijuterias;
- Contato frequente com a saliva.
Quando existe suspeita de dermatite é importante consultar o pediatra, especialmente quando não se conhece a causa.
Como é feito o tratamento
A principal forma de tratamento da dermatite no bebê é evitar o contato da sua pele com os possíveis causadores da irritação. Na maioria dos casos, a dermatite desaparece naturalmente após cerca de 2 a 4 semanas.
O médico também pode indicar medidas, como fazer compressas frias com chá de camomila ou água, e a aplicação de cremes hidratantes ou pomadas para assaduras para aliviar os sintomas e proteger a pele do bebê. É importante mantê-la sempre limpa e seca.
Normalmente, o uso de outros tipos de pomadas varia de acordo com a causa da dermatite e a sua gravidade, devendo ser feito somente com a orientação do médico.
Pomadas para dermatite em bebês
As pomadas mais indicadas para dermatite em bebês são as pomadas para assaduras, como as que contém óxido de zinco, que agem criando uma barreira que protege a pele do contato com substâncias irritantes como urina ou fezes.
Algumas pomadas com antifúngicos ou corticoides também podem ser indicadas pelo médico para a tratar a inflamação em alguns casos, especialmente quando os sintomas são mais intensos.
Leia também: 10 pomadas para assadura (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-assaduraO que fazer para evitar a dermatite
Para evitar a dermatite no bebê, são recomendadas medidas como:
- Limpar o excesso de baba e trocar roupas molhadas;
- Trocar fraldas sujas com urina ou fezes;
- Dar preferência para roupas de algodão e evitar materiais sintéticos;
- Trocar acessórios de metal ou plástico por borracha;
- Passar cremes com zinco na região íntima, para evitar a umidade;
- Evitar utilizar cremes e outros produtos que não são próprios para a pele do bebê.
Caso já seja conhecido que o bebê tem alergia a algum tipo de substância, é importante mantê-lo afastado dessa substância e, por isso, pode ser importante ler a etiqueta de roupas e brinquedos para garantir que esse tipo de material não está na sua composição.
Estes cuidados também podem ser realizados mesmo que o bebê tenha uma dermatite, pois facilitam a cicatrização da pele, acelerando a recuperação. Veja outros cuidados importantes para evitar o surgimento de dermatite da fralda.