Dermatite perioral: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em setembro 2023

A dermatite perioral é a inflamação da pele ao redor da boca causando sintomas como vermelhidão, descamação ou ressecamento da pele e bolinhas avermelhadas, que tendem a piorar especialmente após parar o uso de pomadas com corticoides.

Embora a dermatite perioral não tenha uma causa específica, é mais comum em mulheres entre 15 e 45 anos e em pessoas que fazem uso de corticoides inalatórios e na forma pomadas, especialmente quando usadas sem orientação médica.

Em caso de suspeita de dermatite perioral, é importante consultar um dermatologista. O tratamento da dermatite na boca pode envolver o uso de antibióticos na forma de pomadas ou comprimidos, além de ser também importante identificar o fator que estimula o aparecimento dos sintomas. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da dermatite perioral são:

  • Bolinhas avermelhadas ao redor da boca;
  • Ressecamento e descamação da pele do rosto;
  • Vermelhidão na pele;
  • Coceira em torno da boca;
  • Sensação de queimação na pele afetada.

Algumas vezes, as bolinhas também podem surgir próximo das narinas ou dos olhos e, ao se romper, liberar uma secreção clara ou com pus. 

Além disso, a vermelhidão tende a piorar após parar de usar pomadas com corticoides, exposição ao calor, luz solar ou vento, aplicação de cosméticos no rosto e, em mulheres, antes do período menstrual. 

Teste online de sintomas

A dermatite perioral é um tipo de dermatite, como a dermatite de contato e dermatite seborreica. Para saber a possibilidade de ter uma dermatite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Vermelhidão e/ou escurecimento da pele
  2. 2. Descamação da pele afetada
  3. 3. Espessamento da pele
  4. 4. Coceira e/ou desconforto no local
  5. 5. Bolinhas, pequenas bolhas e/ou crostas na pele
  6. 6. Pele seca
  7. 7. Inchaço na pele
  8. 8. Feridas no local afetado

Este teste serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um dermatologista ou clínico geral.

Possíveis causas

A dermatite perioral não tem uma causa específica, mas se acredita que aconteça devido a alterações na função protetora da pele e do sistema imunológico, além de também poder ser consequência do desequilíbrio dos microrganismos que vivem na superfície do corpo.

Além disso, a dermatite perioral é mais comum em mulheres entre 15 e 45 anos, especialmente, em caso de aplicação de pomadas com corticoides no rosto e uso de corticoides inalatórios, cosméticos ou protetores solares faciais. 

A dermatite na boca algumas vezes pode ser causada por dermatite seborreica ou dermatite de contato, por exemplo, sendo importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Veja outros tipos de dermatite.

Como é feito o tratamento

O tratamento da dermatite perioral é feito com pomadas indicadas pelo dermatologista, como metronidazol ou clindamicina, para diminuir a inflamação causada pela dermatite na boca. 

No entanto, caso a aplicação de pomadas não seja suficiente, também podem ser indicados antibióticos orais com propriedades anti-inflamatórias, como tetraciclina ou doxiciclina, por um período que varia de 2 a 3 meses.  

Pomada para dermatite perioral

As pomadas para dermatite perioral inicialmente indicadas no tratamento costumam ter metronidazol, clindamicina, eritromicina, enxofre ou ácido azelaico na sua composição, e o seu efeito pode demorar algumas semanas até começar a ser notado.

Por isso, algumas vezes o dermatologista também pode indicar o uso de antibióticos orais logo no início do tratamento, enquanto as pomadas não fazem efeito, para diminuir a inflamação da pele mais rapidamente.

Além disso, é importante evitar o uso de pomadas contendo corticoide para tratar a dermatite perioral, porque quando são usadas sem orientação médica podem piorar a dermatite na boca. 

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro da dermatite perioral envolve:

  • Não usar pomadas corticoides sem orientação médica;
  • Tentar identificar possíveis causadores para a dermatite, como calor, vento, luz solar, cremes hidratantes, produtos de limpeza da pele ou pastas de dente;
  • Evitar o uso de produtos que possam estar piorando a dermatite, especialmente até a descamação e vermelhidão da pele melhorarem, como cosméticos, sabonetes agressivos ou pastas de dente específicas;
  • Usar bonés e óculos de sol, por exemplo, para se proteger da exposição à luz solar;
  • Evitar ambientes quentes, mantendo a casa arejada e ventilada. 

Além disso, realizar compressas com água boricada, água termal ou chá de camomila gelado, que tem propriedades anti-inflamatórias, também pode ser indicado para complementar o tratamento indicado pelo dermatologista. Confira como usar chá de camomila na pele.