Dermatofitose é a infecção por fungos na pele ou unhas, causando sintomas como vermelhidão, coceira ou descamação da pele ou descolamento da unha, por exemplo, o que varia com a região do corpo afetada e tipo de fungo.
Os fungos que causam a dermatofitose, conhecidos como dermatófitos, podem ser transmitidos por meio do contato com animais, pessoas, objetos ou solo contaminados, atingindo locais do corpo em que há maior concentração dessa proteína, como pele, pelos, cabelos e unhas.
Leia também: Micose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/micoseO tratamento da dermatofitose, também conhecida como micose superficial, é feito pelo dermatologista e varia de acordo com seu tipo, podendo ser indicado o uso de remédios antifúngicos, além de cuidados com a pele e/ou unhas.
Sintomas de dermatofitose
Os principais sintomas de dermatofitose são:
- Vermelhidão, coceira ou descamação da pele;
- Manchas ou placas arredondadas, vermelhas ou esbranquiçadas na pele;
- Descolamento da unha;
- Unha para amarelada, cinzenta ou esbranquiçada;
- Queda de cabelo ou com fios quebrados;
- Crostas amarelas ou caspa no couro cabeludo.
Os sintomas de dermatofitose variam de acordo com o tipo de micose e dermatófito, devendo sempre ser avaliado pelo dermatologista, para indicar o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dermatofitose é feito dermatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico observando as características das lesões na pele ou unhas.
Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode fazer o exame da lâmpada de Wood, pois de acordo com o padrão de fluorescência observado, é possível identificar o tipo de dermatofitose. Veja como é feito o exame da Lâmpada de Wood.
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode realizar a raspagem da lesão na pele ou da unha, para analisar no microscópio e identificar o tipo de fungo e, assim, indicar o tratamento mais adequado.
Possíveis causas
As principais causas da dermatofitose são:
- Pisar no chão molhado de vestiários e áreas de piscina;
- Não enxugar o pé corretamente;
- Passar muito tempo de meias ou sapatos abafados;
- Contato direto com o cabelo ou pele de uma pessoa infectada;
- Contato frequente com água e sabão;
- Compartilhar objetos pessoais, como escovas de cabelo, pentes, toalhas, chapéus, meias, sapatos ou fronhas.
Além disso, as dermatofitoses são mais comuns em pessoas que têm diabetes não controlada, sistema imunológico enfraquecido, má circulação sanguínea ou usam antibióticos por tempo prolongado, por exemplo.
A dermatofitose é causada por infecções por fungos, chamados dermatófitos, principalmente das espécies Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton atingindo locais do corpo em que há maior concentração de queratina, como pele, pelos, cabelos e unhas.
Leia também: Como se pega micose na pele, unhas ou couro cabeludo tuasaude.com/como-se-pega-micoseComo acontece a transmissão
A transmissão das dermatofitoses acontece por meio do contato com animais, pessoas ou objetos contaminados, contato com o solo em que há crescimento fúngico e por meio da inalação de fragmentos de queratina contendo o fungo que estão suspensas no ar.
Principais tipos de dermatofitose
Dependendo do local afetado, do tipo de fungo e dos sintomas apresentados, as dermatofitoses podem ser divididas em diferentes tipos:
1. Tinea pedis
A tinea pedis é um tipo de dermatofitose que afeta os pés e que pode ser causada pelos fungos Thichophyton rubrum e Trichophyton mentagophytes interdigitale.
Essa micose, conhecida popularmente como frieira ou pé de atleta, é mais comum de acontecer em praticantes de esportes que usam frequentemente sapatos fechados com meias e que frequentam locais públicos úmidos, como banheiros e piscinas, uma vez que os fungos desenvolve-se mais facilmente nesse tipo de ambiente.
O principal sintoma indicativo de tinea pedis é a coceira entre os dedos dos pés, descamação e esbranquiçamento do local, além de mau cheiro. Saiba identificar todos os sintomas de frieira.
2. Tinea capitis
A tinea capitis é um tipo de dermatofitose que afeta o couro cabeludo e que pode ser provocada pelos fungos Trichophyton tonsurans, Microsporum audouinii ou Trichophyton schoenleinii.
A infecção por Trichophyton tonsurans ou Microsporum audouinii geralmente causa sintomas como aparecimento de regiões do couro cabeludo sem cabelo.
Já a infecção por Trichophyton schoenleinii é caracterizada pela formação de grandes placas esbranquiçadas no couro cabeludo, semelhante a crostas.
Leia também: Micose no couro cabeludo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/micose-no-couro-cabeludo3. Tinea cruris
A tinea cruris é o tipo de dermatofitose que surge na região da virilha, parte interna das coxas e nádegas, sendo causada principalmente pelo fungo Trichophyton rubrum.
Normalmente, este tipo de dermatofitose afeta regiões em que não há pêlos e que ficam cobertas e abafadas muito tempo durante o dia.
Os principais sintomas desse tipo de dermatofitose são intensa coceira na região, vermelhidão local e irritação.
Leia também: Micose na virilha: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/micose-na-virilha4. Tinea corporis
A tinea corporis é uma das dermatofitoses mais comuns e afeta a região mais superficial da pele, sendo geralmente causada pelos fungos do tipo Trichophyton rubrum, Microsporum canis, Trichophyton verrucosum ou Microsporum gypseum.
Os sintomas da tinea corporis variam de acordo com o fungo, mas os sinais mais característicos incluem o surgimento de manchas com contorno vermelho na pele, com ou sem relevo, coceira na região, podendo ou não haver descamação.
Leia também: Micose de pele: sintomas, 7 tipos e como tratar (com fotos) tuasaude.com/micose-de-pele5. Tinea barbae
A tinea barbae é um tipo raro de dermatofitose que afeta a barba em homens, sendo causada principalmente por fungos como Trichophyton verrucosum, Trichophyton mentagrophytes e Trichophyton rubrum.
Esse tipo de dermatofitose pode causar sintomas como coceira, placas vermelhas descamativas, bolinhas vermelhas na pele ou em volta do pelo, e pelo sem brilho, quebradiço e é facilmente arrancado, por exemplo.
Leia também: Sintomas de micose de pele, pé e unha tuasaude.com/sintomas-da-micose6. Onicomicose
A onicomicose é a dermatofitose que aprece nas unhas, também conhecida como micose de unha, e normalmente é causada pelo fungo Trichophyton rubrum.
Os sintomas mais comuns da onicomicose são alteração na coloração, formato e espessura das unhas afetadas, e descolamento da unha.
Leia também: Micose de unha: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/micose-de-unhaComo é feito o tratamento
O tratamento da dermatofitose deve ser feito com orientação do dermatologista e normalmente inclui o uso de remédios antifúngicos com o objetivo de eliminar o fungo causador da infecção na pele ou unhas.
Os principais medicamentos para dermatofitose são:
- Cremes, pomadas ou loções antifúngicas, como cetoconazol, miconazol ou nistatina;
- Comprimidos antifúngicos, como terbinafina ou itraconazol;
- Shampoos antifúngicos, como cetoconazol ou ciclopirox olamina;
- Esmaltes medicamentosos, como amorolfina ou ciclopirox olamina.
Geralmente, uso de antifúngicos orais em comprimido é feito no caso de lesões mais extensas ou no caso de micose na unha ou no couro cabeludo, por exemplo.
Leia também: Remédio para micose: pomadas, loções e comprimidos tuasaude.com/remedio-para-micoseO tipo de antifúngico, assim como o tempo de tratamento, devem sempre ser indicados pelo dermatologista de acordo com o tipo de dermatofitose e fungo causador da infecção.
Opções de tratamento caseiro
Algumas plantas podem auxiliar no tratamento da dermatofitose e a aliviar a coceira, porque contêm propriedades antifúngicas e cicatrizantes.
As plantas que podem ser usadas para preparar remédios caseiros para a micose de pele são a sálvia, aipim, babosa e melaleuca, por exemplo. Veja como preparar estes remédios caseiros.
É importante ressaltar que as plantas podem ser usadas para complementar o tratamento da dermatofitose e não substituem o tratamento indicado pelo médico.
Leia também: 6 remédios caseiros para unheiro (micose de unha) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-micose-de-unhaAutocuidados para dermatofitose
Durante o tratamento, alguns autocuidados para dermatofitose são importante, como:
- Usar o remédio indicado pelo médico corretamente;
- Não interromper o tratamento por conta própria e sem orientação médica, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente;
- Manter a região afetada sempre limpa e seca;
- Não compartilhar objetos de higiene pessoal;
- Lavar as mãos imediatamente com água e sabão após tocar na região com dermatofitose;
- Trocar as roupas, meias, sapatos e roupas íntimas diariamente.
Além disso, deve-se evitar andar descalço em vestiários, beira da piscina, sauna ou academias, tomar banho e secar bem a pele e entre os dedos dos pés após praticar exercícios físicos.