Na 25ª semana de gestação, o cabelo e os pêlos do corpo do bebê já estão bem crescidos e com a cor já definida, mas que pode mudar após o nascimento. O bebê ganha peso a cada dia, pois a camada de gordura sobre a pele continua a se desenvolver.
Durante essa semana, a mulher pode continuar a ter sintomas de azia ou refluxo, e podem surgir prisão de ventre e aumento da formação de gases intestinais.
Além disso, algumas mulheres podem sentir o coração bater de forma mais acelerada devido ao aumento do volume de sangue no corpo, sendo uma condição normal na gravidez.
Desenvolvimento do bebê
Os principais marcos do desenvolvimento do bebê na 25ª semana de gestação são:
- O cabelo da cabeça e o lanugo, que é uma fina camada de pelos na pele do bebê, já estão bem crescidos e já começam a ter a cor definida, embora possa mudar depois do nascimento;
- A camada de gordura sobre a pele continua a se desenvolver e o bebê ganha peso a cada dia;
- As glândulas suprarrenais estão bem desenvolvidas e já liberam cortisol;
- A adrenalina e a noradrenalina também já começam a circular no organismo do bebê em situações de agitação e estresse;
- Os vasos sanguíneos dos pulmões do bebê já estão formados e as células pulmonares já estão produzindo o surfactante, uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões para auxiliar na troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.
Nesta semana da gestação, a medula óssea é o principal local de produção de células sanguíneas do bebê, que antes eram também produzidas pelo fígado.
Tamanho e peso do bebê
O tamanho do bebê com 25 semanas de gestação é de cerca de 33 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 22.4 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma couve flor.
O peso do bebê nessa semana é cerca de 700 a 800 gramas.
Mudanças no corpo da mulher
Na 25ª semana de gravidez, os sintomas de refluxo ou azia podem continuar, e a mulher pode ter prisão de ventre e aumento da formação de gases intestinais que ocorrem devido a à ação do hormônio progesterona que causa um relaxamento no intestino e diminuição do movimento das alças intestinais, além da compressão do intestino pelo útero.
Nesta fase da gestação, algumas mulheres podem sentir os batimentos do coração mais acelerados, que é normal durante a gravidez, pois devido ao aumento do volume sanguíneo, o coração trabalha mais e de forma mais rápida.
Leia também: 17 desconfortos na gravidez (e quando ir ao médico) tuasaude.com/desconfortos-na-gravidezCuidados durante a 25ª semana
Na 25ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:
- Refluxo ou azia: comer em pequenas quantidades, em intervalos menores de 2 a 3 horas e evitar comer comidas apimentadas ou frituras, podem ajudar a aliviar esse desconforto. Veja outras dicas de como aliviar o refluxo e a azia na gravidez;
- Prisão de ventre e gases: comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos, beber pelo menos 8 copos de água por dia para manter o corpo hidratado e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, podem ajudar a melhorar os movimentos do intestino e aliviar esses desconfortos;
- Coração acelerado: descansar sempre que possível, beber um pouco de água, fazer um pequeno lanche, evitar tomar café ou bebidas que contenham cafeína como chá preto ou chá verde, podem ajudar a reduzir o desconforto. No entanto se a sensação de coração acelerado durar muito tempo, for muito frequente ou acompanhada de outros sintomas como dificuldade de respirar, falta de ar ou dor no peito, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. Veja outras dicas de como controlar o coração acelerado na gravidez.
É importante realizar as consultas pré-natais durante a gravidez e seguir as orientações médicas, tomando os suplementos vitamínicos e o ácido fólico indicados pelo médico.
Além disso, deve-se fazer atividades físicas como natação, hidroginástica, caminhada ou ioga, desde que liberadas pelo médico, e fazer uma alimentação balanceada e nutritiva para garantir o bom funcionamento do intestino, controlar o aumento do peso e fornecer nutrientes para o desenvolvimento saudável do bebê. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.
Principais exames
Na 25ª semana da gestação, pode-se fazer os exames de sangue solicitados pelo médico, como hemograma e urina, para levar os resultados na próxima consulta pré-natal que deve ser realizada até o final da 27ª semana de gestação.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: