O desenvolvimento do bebê com 5 semanas de gestação, é caracterizado pela formação do coração do embrião que bate e bombeia o sangue em um ritmo acelerado. Além disso, os braços e as pernas do bebê começam a se desenvolver e também começa a formação de uma pequena protuberância que será a cabeça, mas que ainda é menor que a cabeça de um alfinete.
Nesta fase da gestação, o colo do útero da mulher produz o tampão mucoso, uma secreção que protege o útero contra a entrada de bactérias e outros microrganismos que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Leia também: Tampão mucoso: o que é, como identificar e o que fazer quando sai tuasaude.com/como-identificar-o-tampao-mucosoAlém disso, devido às alterações hormonais, a mulher também pode sentir muitos enjoos, principalmente pela manhã, e os sintomas de cansaço, sensibilidade nos seios e irritabilidade podem estar mais intensos.
Desenvolvimento do bebê
Na quinta semana da gestação, o embrião adquire um aspecto semelhante ao de um cavalo marinho e a cabeça, os braços, as pernas e o esqueleto do bebê começam a se desenvolver. Todas as estruturas que darão origem aos órgãos vitais do bebê já estão formadas e pequenos vasos sanguíneos começam a se formar, permitindo a circulação do sangue entre o bebê e a mãe.
A placenta primitiva e o cordão umbilical, que fornecem nutrientes e oxigênio para bebê, já estão funcionando e o saco amniótico está formado.
Durante essa fase, as pequenas câmaras do coração já se formaram e o coração do bebê já bate em um ritmo acelerado, podendo ser visto e escutado através da ultrassonografia geralmente, no final da 5ª semana.
Tamanho do bebê
O tamanho do bebê com 5 semanas de gestação é de cerca de 2 milímetros, sendo menor que o tamanho de uma semente de maçã.
Mudanças no corpo da mulher
Na quinta semana de gravidez, as alterações hormonais podem deixar as mamas da mulher mais doloridas, pesadas e com uma leve sensação de formigamento nos mamilos. Além disso, também podem surgir sonolência, cansaço excessivo e enjoos frequentes, que podem acontecer a qualquer hora do dia, sendo mais comum de manhã ao acordar.
O metabolismo do corpo, o ritmo cardíaco e a respiração da mulher aumentam devido ao trabalho que o corpo precisa fazer para enviar oxigênio e nutrientes para o desenvolvimento do bebê.
Além disso, as alterações emocionais durante a quinta semana de gravidez podem ficar mais evidentes como sensibilidade, nervosismo e ansiedade.
Cuidados durante a 5ª semana
Na 5ª semana da gestação, algumas mulheres podem sentir mais fome que o habitual, sendo importante manter uma alimentação equilibrada e saudável, para evitar o ganho excessivo de peso e garantir o crescimento saudável do bebê.
Por isso, é aconselhado consumir frutas, legumes, peixe, cereais integrais, água, por exemplo.Além disso, deve-se evitar doces, bolos, alimentos industrializados e muito condimentados, e bebidas alcoólicas ou com açúcar.
Leia também: Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-na-gravidezDurante essa fase, algumas gestantes podem sentir náuseas ou vômitos. Algumas dicas para evitar esse desconforto, é comer em intervalos de 2 a 3 horas e em pequenas quantidades ou tratar com medidas simples como mascar pedacinhos de gengibre. Veja outras formas naturais de aliviar o enjoo na gravidez.
Além disso, é recomendado também que a mulher faça 150 minutos de exercícios físicos por semana, como caminhada ao ar livre, pilates, bicicleta ergométrica e musculação leve.
Principais exames
Durante o pré-natal, os exames que podem ser solicitados pelo obstetra para avaliar o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher incluem ultrassonografia, hemograma completo e tipagem sanguínea, por exemplo.
Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados: