Desenvolvimento do bebê - 6 semanas de gestação

6 semanas de gravidez
Faltam 35 semanas
semente de romã
O seu bebê é do tamanho de uma semente de romã.
Equivale ao mês:
2ª semana do 2º mês
Equivale aos dias:
36 a 42 dias de gestação

O desenvolvimento do bebê com 6 semanas de gestação é marcado pelo início do desenvolvimento dos pulmões, fígado, intestino e rins do embrião. Além disso, os braços e as pernas já estão mais desenvolvidos e também há início da formação dos olhos e de pequenas dobras de tecido que vão formar as bochechas, a mandíbula e o queixo do bebê.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, também existe uma grande protuberância na altura do coração e outra na extremidade final do tubo neural, que se tornará o cérebro e a cabeça do bebê. O embrião apresenta uma cauda, ​​parecendo um pequeno girino. Nesta fase, às vezes pode-se ver o coração batendo através da ultrassonografia.

Nesta fase da gestação, o crescimento do útero da mulher e o aumento constante dos níveis hormonais podem causar vontade de urinar frequentemente, aumentar o enjoo matinal e os sintomas de cansaço excessivo e sonolência.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

Na 6ª semana da gestação, o coração do embrião já bate em ritmo acelerado e as características que vão formar o rosto do bebê começam a se desenvolver. A pequena cabeça do embrião apresenta duas manchas escuras, que darão origem aos olhos, e covinhas que formarão as orelhas e as narinas. Além disso, pequenas dobras de tecido abaixo do cérebro em desenvolvimento, vão se tornar a língua, a mandíbula, o queixo e o pescoço do bebê.

O tecido muscular e ósseo estão se formando cobertos por uma camada fina e transparente de pele, os braços e as pernas estão se desenvolvendo, aparecendo como pequenos inchaços, e a coluna vertebral se estende dando um aspecto de uma pequena cauda que desaparecerá em algumas semanas.

Nesta fase, os pulmões, os rins, o fígado e outros órgãos do sistema digestivo, reprodutivo e urinário do bebê também começam a se formar. 

Caso a mulher faça uma ultrassonografia nesta fase da gestação, é possível visualizar o coração do embrião e escutar os batimentos cardíacos do bebê em ritmo acelerado.

Tamanho do bebê

O tamanho do bebê com 6 semanas de gestação é de 4 a 6 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de romã.

Mudanças no corpo da mulher

Na sexta semana de gravidez, as alterações hormonais podem aumentar os sintomas de cansaço, sono, enjoo matinal, dor, peso, sensibilidade e inchaço nas mamas, e formigamento e escurecimento nos mamilos. Além disso, a mulher também pode sentir dor de cabeça, nas costas ou nas pernas e uma sensação de peso na barriga devido ao crescimento do útero.

A mulher também pode sentir necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou levantar à noite para ir ao banheiro. Isso pode acontecer devido ao maior fluxo de sangue para a região pélvica; do crescimento do útero que pode pressionar a bexiga; ou porque os rins se tornam mais eficientes para eliminar as toxinas do corpo.

Nesta fase, algumas mulheres podem perceber que ganharam ou perderam peso, e também podem apresentar azia, queimação no estômago ou perda do apetite, devido ao relaxamento do músculo da parte superior do estômago, que leva ao acúmulo de suco gástrico.

Quando consultar o médico

É recomendado consultar o obstetra pelo menos 1 vez ao mês. Para mulheres que ainda não consultaram o médico após a confirmação da gravidez, é importante marcar a consulta pré-natal para avaliar a saúde da mulher e do bebê.

Marque uma consulta com o obstetra mais próximo para avaliar a sua saúde e o desenvolvimento do bebê:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Cuidados durante a 6ª semana

Alguns cuidados que ajudam a aliviar os desconfortos durante a 6ª semana da gestação são:

  • Enjoo matinal: Fazer pequenas refeições em intervalos de 2 a 3 horas ou usar remédios naturais como chá de gengibre. Veja as formas naturais para aliviar o enjoo na gravidez;
  • Cansaço ou sonolência excessivos: Criar uma rotina de dormir e acordar na mesma hora todos os dias ou dormir um pouco durante o dia;
  • Mamas doloridas ou pesadas: Usar um sutiã de sustentação. O sutiã também ser utilizado à noite para dar um suporte às mamas e aliviar o desconforto;
  • Vontade de urinar frequentemente: Tentar esvaziar totalmente a bexiga, para evitar o risco de infecção urinária. No entanto, não se deve diminuir a quantidade de ingestão de líquidos, pois a hidratação é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê;
  • Azia ou queimação: Evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas, evitar beber líquidos durante as refeições, comer em pequenas quantidades e não deitar logo após as refeições. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez.

Durante esta fase da gestação, também pode ocorrer prisão de ventre devido aos altos níveis do hormônio progesterona que pode deixar o intestino mais lento. Assim, é recomendado aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras como frutas , cereais integrais e vegetais, além de praticar atividades físicas liberadas pelo obstetra. Saiba outras dicas de como tratar a prisão de ventre na gravidez

Além disso, na 6ª semana de gestação é importante também somente usar os remédios e suplementos recomendados pelo médico, pois alguns medicamentos podem atravessar a placenta e causar problemas no desenvolvimento do bebê.

Principais exames

Nesta fase da gestação, se a mulher tiver suspeita de infecção urinária, com sintomas de ardor ou queimação quando faz xixi, deve consultar o médico, que poderá indicar exames como urina de rotina ou urocultura e iniciar o tratamento mais adequado. Confira os principais exames da consulta pré-natal.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro

Vídeos relacionados

Como aliviar os Sintomas de Gravidez

11:13 | 65.889 visualizações

INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ: O que comer para Curar e Evitar

04:39 | 345.738 visualizações

Como não engordar na gravidez

05:37 | 969.056 visualizações

Como aliviar a AZIA na gravidez

02:20 | 433.405 visualizações