A desintoxicação iônica, também conhecida como hidrodetox ou detox iônico, é um tratamento alternativo que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da eliminação de toxinas do corpo através dos pés.
No entanto, apesar de ser dito que a desintoxicação iônica é capaz de promover a eliminação de toxinas e tratar doenças, diminuir estresse e ansiedade, e promover melhora da circulação sanguínea, não possuem comprovação científica da sua eficácia. Isto porque a eliminação de toxinas do organismo acontece principalmente pela atividade dos rins e do fígado e, por tanto, não é possível haver eliminação de toxinas através da pele ou dos pés.
É importante ressaltar que o detox iônico é um tratamento alternativo, que pode ser feito para complementar o tratamento médico convencional, e não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
Benefícios do detox iônico
Alguns benefícios do detox iônico são:
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Diminuir os sintomas da menopausa;
- Reduzir o estresse e a ansiedade;
- Regenerar o corpo;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Aumentar a sensação de bem-estar.
Acredita-se que os benefícios da desintoxicação iônica estão relacionados com a eliminação de toxinas do corpo através dos pés.
No entanto, são necessários mais estudos para comprovar os efeitos da desintoxicação iônica, principalmente devido ao fato dos resultados dos estudos existentes serem contraditórios.
Como é feito o detox iônico
Para realizar o tratamento de desintoxicação iônica, é indicado que a pessoa coloque os pés por cerca de 15 a 30 minutos em um recipiente com água salgada, na qual se encontram eletrodos de cobre e de aço.
Os elétrodos de cobre e de aço presentes no aparelho de desintoxicação iônica seriam responsáveis por eliminar do corpo todo tipo de toxinas, produtos químicos, efeitos de radiações e materiais sintéticos.
Por que a água muda de cor?
Ainda não é muito claro o porque da água do detox iônico mudar de cor, mas acredita-se que a cor água muda de cor devido eletrólise da água com formação de íons que, supostamente, poderiam remover toxinas do corpo por difusão através da pele dos pés.
Assim, dependendo do órgão do corpo que libera as toxinas, a água pode ficar verde, marrom, alaranjada, esbranquiçada ou até alguns pontos pretos.
No entanto, ainda não existem estudos que confirmem que a cor da água mudar devido a liberação de toxinas pelo corpo, uma vez que também pode ocorrer uma reação química entre os sais e a água, o que pode acontecer mesmo antes colocar os pés na água ou durante o detox iônico, alterando a cor da água.
Possíveis efeitos colaterais
O detox iônico pode causar alguns efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou tontura.
Além disso, pessoas com diabetes descontrolada podem ter a sensibilidade dos pés diminuídas, o que pode aumentar o risco de queimaduras na pele devido ao uso da água quente.